3º Seminário seLecT de Arte e Educação - Apresentação de ARTISTAS finalistas
Dos quase 700 artistas e formadores de todo o Brasil inscritos na 3ª edição do Prêmio seLecT de Arte e Educação, cinco artistas finalistas foram escolhidos para participar do Seminário de Arte e Educação, a última fase de seleção do prêmio. O Seminário tem início na terça-feira, 15/9, às 16h, com palestras de Luis Camnitzer e Dora Longo Bahia, transmitidas ao vivo pelo canal no Youtube e Facebook da revista seLecT, com tradução simultânea e interpretação em libras.
Na quarta-feira, 16/9, das 16h às 18h, os seguintes artistas apresentam seus projetos ao Júri de Premiação e ao público:
Anápuáka Muniz Tupinambá Hã hã hãe (Rio de Janeiro, RJ) inscreveu o "YBY Festival de Música Indígena Contemporânea", um projeto que promoveu mais de 30 apresentações musicais indígenas, realizado em novembro de 2019 por um grupo de comunicadores, produtores, músicos e ativistas da causa indígena, que reuniu mais de 3 mil pessoas de mais de 50 etnias.
Anne Magalhães (São Paulo, SP) inscreveu o "Arte na Janela", um projeto que pretende forçar os limites e encontrar os alinhamentos possíveis entre as artes do corpo e a língua dos sinais, por meio do registro e publicação de interpretação de músicas e poesias.
Antonio Tarsis de Jesus Miranda (Salvador, BA) inscreveu "Genocídio Simbólico", uma série de objetos e bordados que tratam sobre o apagamento do aspecto bélico e da simbologia de extermínio presente em brasões militares em oposição à imagem da
segurança pública.
Gustavo Caboco (Curitiba, PR) inscreveu "Baaraz Kawau – Campo após o fogo", uma publicação de fundo autobiográfico feita em resposta à atualização da memória dos povos Wapichana como uma proposta de diálogo com as atualidades indígenas.
Renata Aparecida Felinto dos Santos (Crato, CE) inscreveu "AMOR-Tecimento", um trabalho de oficina com culminância em uma performance que busca resgatar o olhar amoroso e empático sobre os corpos de pessoas negras.
Na quinta-feira, 17/9, das 16h às 18h, é a vez dos formadores finalistas. (Acesse aqui)
O Júri de Premiação é composto por Diane Lima, Heloisa Buarque de Hollanda, Paula Alzugaray eValéria Toloi e presidido por Giselle Beiguelman. O Júri de Seleção foi composto por Luana Fortes, Moacir dos Anjos e Renata Bittencourt.
As gravações de todas as apresentações serão disponibilizadas nas redes da revista seLecT e do prêmio seLecT na sexta-feira 18/9.
O anúncio dos premiados será feito na terça-feira, 22/9, logo após a palestra de encerramento do Seminário com a curadora e educadora Sepake Angiama, mediada por Cayo Honorato e transmitida ao vivo pelo canal no Youtube e Facebook da revista seLecT, com tradução simultânea e interpretação em libras. Os premiados do 3º Prêmio seLecT de Arte e Educação, das categorias Artista e Formador, ganham R$20.000,00 cada um. O artista e o formador premiado na categoria Arapuru ganham R$6.000,00 para um formador finalista, que serão distribuídos periodicamente pela Arapuru London Dry Gin.
3o Seminário seLecT Arte e Educação
15, 16, 17 e 22 de setembro, das 16h às 18h, online
- Palestras de abertura com Luis Camnitzer e Dora Longo Bahia - 15/9 (terça-feira), das 16h às 18h, via plataformas digitais da revista seLecT
- Apresentações de finalistas - 16/9 (quarta-feira) e 17/9 (quinta-feira), das 16h às 18h, via Zoom, com inscrições pelo Sympla
- Palestra de encerramento com Sepake Angiama - 22/9 (terça- feira), das 16h às 18h, via plataformas digitais da revista seLecT
- Anúncio de vencedores - 22/9 (terça-feira), das 18h às 18h30, via plataformas digitais da revista seLecT
SOBRE o Prêmio seLecT
O Prêmio seLecT é uma iniciativa organizada pela revista seLecT desde 2016, criada para valorizar e incentivar escolas, instituições de arte, espaços de ensino, grupos de estudo, projetos artísticos colaborativos e iniciativas inovadoras e experimentais que favoreçam os diálogos e os vínculos entre arte e educação.
O 3º Prêmio seLecT de Arte e Educação conta com co-realização do Itaú Cultural, apoio da Galeria Almeida e Dale, parceria da galeria A Gentil Carioca e da Arapuru London Dry Gin.
MAIS INFORMAÇÕES