O Luto do Homem é o primeiro projeto de acolhimento ao luto masculino do Brasil. Vem sendo gestado desde o início de 2018 e já acolheu, em todas as suas ações, principalmente os encontros de acolhimento, algumas centenas de homens enlutados. Homens em toda a sua diversidade de identidade de gênero, sexualidades, raça, idade, região etc. e com todo e qualquer tipo e tempo de luto. É um espaço de acolhimento, mas também de reflexão, de aprendizagem, de pesquisa e de produção de conhecimento sobre um tema ainda negligenciado. Neste sentido, o LH é um lugar privilegiado, na medida em que acumula, de forma pioneira, saberes e escutas que talvez não estariam presentes em outros lugares.
O curso LUTO E MASCULINIDADES: caminhos de cuidados para lutos invisibilizados busca levar este conhecimento ao público interessado nessa temática. Queremos levar e ao mesmo tempo trazer as questões que os inúmeros atravessamentos sociais podem colocar para o acolhimento a pessoas enlutadas, na atenção terapêutica e clínica, e na abordagem multiprofissional. Queremos colocar especificamente a questão das masculinidades como uma urgência a ser pensada na atenção a homens enlutados, em todas as suas singularidades e seus pontos em comum.
O curso não é restrito para homens, ou seja, pessoas de todos os gêneros podem se inscrever. Através dele propomos uma trajetória reflexiva, trazendo a experiência do projeto e as pesquisas que passam a ser desenvolvidas em seus entremeios. Também possibilita uma aproximação entre as ciências da saúde e as humanidades, na busca de um caminho dialético de compreensão e de síntese sobre o tema.
Entendemos que seja uma temática fundamental para profissionais de saúde, terapeutas, educadores e profissionais do cuidado de uma maneira geral. E acreditamos que através dele as pessoas possam sair com olhos mais atentos para as especificidades do homem que enfrenta a perda e que, em sociedade, quase nunca encontra espaços para ser quem ele é, sendo impelido, por uma masculinidade que muitos chamam de tóxica a ser quem ela dita que deve ser.
***
O curso não será síncrono e não terá nenhuma gravação disponibilizada.
Vagas limitadas; o PRIMERO LOTE de inscrições está com a quantidade de vagas ainda mais restrita. Então corra pra garantir a sua.
Bolsas
Parceria com a LACUP-ES para bolsas para estudantes de graduação filiados. Informações no perfil do Instagram @lacup.es.
Daremos duas bolsas integrais para pessoas trans. As bolsas serão oferecidas por autodeclaração. As avaliações são interpretativas e feitas pela Coordenação de Direitos Humanos e Voluntariado da Fundação Elisabeth Kübler-Ross Brasil, resguardando-se as subjetividades inerentes a este tipo de seleção.
Os e-mails devem conter:
- Dados: Nome, idade, gênero, profissão, cidade, estado
- relato, no corpo do e-mail, explicando quais as motivações para fazer este curso e como ele impactará em sua vida (máximo 15 linhas);
- situação sócio-econômica (5 linhas);
Colocar EXATAMENTE no Assunto do e-mail: Bolsa para o curso LUTO E MASCULINIDADES. E-mails que não contemplem todas as exigências não serão considerados. E-mail para envio: lutodohomem@gmail.com. Somente após esta análise as inscrições com as bolsas integrais serão liberadas dentro da plataforma.
Programa
Aula 1: Uma breve introdução sobre luto
Aula 2: Luto e normatividade social
Aula 3: Atravessamentos sociais no luto: questões de gênero e masculinidades
Aula 4: O luto do homem
Aula 5: Intervenções no acolhimento ao luto masculino (proposta de oficina)
Aula 6: Autocuidado no cuidado com o outro
Aula 7: Aspectos metodológicos na atenção ao luto masculino
Público-alvo
Desde profissionais da saúde e do cuidado a profissionais da educação, pessoas interessadas na temática de gênero e mesmo pessoas que toquem projetos ou grupos reflexivos que discutam as masculinidades.
O curso é aberto para todos os gêneros. Ou seja, não é exclusivo para homens.
Mais informações
Coordenação: Daniel Carvalho (Fundação Elisabeth Kübler-Ross Brasil)