Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Domitila - Fábrica de Óperas UNESP

Eventos para você

Domitila - Fábrica de Óperas UNESP

13 out - 2022 • 19:00 > 13 out - 2022 • 20:10

Evento encerrado

Domitila - Fábrica de Óperas UNESP

13 out - 2022 • 19:00 > 13 out - 2022 • 20:10

Evento encerrado

Descrição do evento

Fábrica de Óperas – IA Unesp

Apresenta

Domitila

Ópera em um ato de João Guilherme Ripper.

 

 

A ópera Domitila foi composta em 2000 por encomenda do Centro Cultural Banco do Brasil. É baseada em cartas que Dom Pedro I escreveu para Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, e retrata essa conflituosa relação amorosa, tendo como pano de fundo as relações políticas do Brasil imperial.

É uma obra lírica e dramática, cuja ação se passa no dia de partida da Domitila, após o fim do romance. O enredo apresenta, de forma poética, as etapas dessa história de amor, desde 1822, quando se iniciou o romance, até 1829, quando D. Pedro I lhe deu a ordem de sair do Rio de Janeiro, pois a razão de Estado exigia que se casasse de novo, desta vez com a princesa D. Amélia, após a morte de Leopoldina em 1826.

 

Nessa nossa adaptação de Domitila para a Fábrica de Óperassete cantoras, que se revezam no papel da Marquesa, sobem ao palco externando as diversas nuances de sentimentos de Domitila, suas reações às correspondências de Pedro I, seus momentos de paixão e de dor. Nossas Domitilas demonstram suas emoções correlacionando-se com o palco e surpreendendo o público.


 

Elenco:

Domitila: Aline Mosielly; Amanda Godoi; Karina Koren ; Laura Pompeo; Thainá Biasi; Yara Cabral-Seixas; Yohana Granatta

Dom Pedro: Paulo Lanine; Diogo Feitosa.

Regência: Bruno Costa; Johnny Martins

Piano: Ana Laura Gentile, Henry Tesser; Clarinete: Rafael Schmidt; Violoncelo: Richard Gonçalves.

 

Direção Musical: Bruno Costa

Direção Cênica: Iça Simeão

Direção de Arte e Figurinos: Maria Alice Piassi.

Maquiagem: Arte Lima

 

Local: 

Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 Botucatú - SP, 18600-000

Dia 13 de outubro de 2022, Quinta-feira

19h00

Entrada Franca.

 

Quem foi Domitila:

Domitila de Castro Canto e Melo (1797-1867), também conhecida como Marquesa de Santos, título dado a ela pelo imperador Dom Pedro I mesmo não sendo natural dessa cidade, como forma de provocação aos irmãos Andradas, esses sim, nascidos em Santos. Ela foi amante do imperador após seu casamento com Felício Pinto Coelho de Mendonça, que pelos seus maus hábitos com bebidas e jogos de azar, a maltratava, espancava e chegando até a esfaqueá-la em 1819, quando foi preso, deixando-a por dois meses entre a vida e a morte.

O relacionamento extraoficial da Marquesa de Santos com o Imperador durou desde 1822, pouco antes da Proclamação da Independência, quando se conheceram, até 1829, quando ela foi banida por causa do segundo casamento do Imperador. Desse relacionamento nasceram 5 filhos, porém, dois tiveram morte prematura. Domitila posteriormente se casou com Rafael Tobias de Aguiar, com quem ficou casada de 1833 até a morte dele em 1857, sendo esse seu relacionamento amoroso mais duradouro.

 

 

Serviço

Fábrica de Óperas IA Unesp

Direção Artística: Abel Rocha

Supervisão vocal: Rosana Lamosa

 

Elenco Fábrica de Óperas 2022: Aline MosiellyAmanda Godoi; Anita Prado; Ariel Benardi; Arte Lima; Diogo Feitosa; Emilly Alves; Karina Koren; Laura PompeoPaulo Lanine; Silvio EduardoThainá BiasiYara Cabral-SeixasYohana Granatta;

Pianistas ensaiadores: Ana Laura Gentile, Henry Tesser, Fernando Bergamini Jr.

Cenários, figurinos, adereços, pintura, transporte, visagismo e tudo o que precisar: Arte Lima, Bruno CostaIan Wagner, Iça Simeão,  Johnny Martins,  Luccas Zaghis, Maria Alice Piassi,  Maria Clara Perrut, Rica Yuri, Samira Haiashi, Silvana Rodrigues.

Jogos Cênicos: Iça Simeão

Estagiário Lafiti: Giovanni Matarazzo.

 

Coordenação Geral: profs Abel Rocha e Rosana Lamosa.

 

Realização:

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Teatro Municipal de Botucatú

Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 Centro

Botucatu, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Fábrica de Óperas

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.