06 jul - 2024 • 15:00 > 06 jul - 2024 • 17:00
06 jul - 2024 • 15:00 > 06 jul - 2024 • 17:00
Atividade realizada em parceria com Mulheres Negras Decidem, Instituto Marielle Franco, Editora Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras da Bahia, Fundação Rosa Luxemburgo e Juristas Negras
La Radical Imaginación Política de las mujeres negras brasileñas
Em primeira mão, será lançada a versão em espanhol da obra homônima, empreendimento de Ana Carolina, Anielle Franco, Vilma Reis e Chris Gomes, idealizadoras da Rede Nacional de Mulheres Negras na Política, que traz as contribuições no processo de visibilização das respostas e soluções empreendidas pelas mulheres negras brasileiras frente ao atual contexto de crise social, política e econômica. A versão hispânica também conta com dois novos textos de Ochy Curiel, antropóloga dominicana radicada no Chile, e Juanita Bone, ativista feminista negra do Equador.
Estamos Prontas: Lições de Lideranças Negras Coletivas nas Eleições Brasileiras
O livro foi publicado pela Editora Diálogos Insubmissos e reúne artigos com apontamentos dos aprendizados de formação, comunicação, articulação e mobilização política, extraídas do projeto “Estamos Prontas”, parceria entre o Movimento Mulheres Negras Decidem (MND) e o Instituto Marielle Franco (IMF), realizado em 2022, com objetivo fortalecer 27 lideranças negras pré-candidatas de todo o país que naquele ano concorriam a uma cadeira no Legislativo em seus territórios.
Organizado por Fabiana Pinto, então Coordenadora de Incidência do IMF, e Tainah Pereira, Coordenadora Política do MND, o prefácio do livro é assinado pela Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o posfácio pela Deputada Federal Benedita da Silva (PT-RJ). De acordo com Fabiana Pinto, o lançamento acontece em um momento oportuno para mulheres negras que atuam no ecossistema da política institucional.
A justiça é uma mulher negra
O primeiro livro da Coleção Juristas Negras, A justiça é uma mulher negra já traz em seu próprio título um caráter disruptivo. Confrontar a branquitude e a epistemologia ocidental estabelecida no universo jurídico é um ato que, por si só, confere identidade singular à criação das autoras, Lívia Sant'Anna Vaz e Chiara Ramos. Trata-se de uma obra multidisciplinar que coloca em diálogo o Direito, a história e uma visão afrodiaspórica interseccional na construção de uma justiça pluriversal. O resultado é uma experiência teórico-vivencial multipotente, regada a expressões artísticas como músicas, poemas, ilustrações e muito afeto. Assim como o resgate de saberes ancestrais que permeia toda a produção, a inovação é revelada através de QR-Codes dispostos no decorrer dos escritos, remetendo o público para outras dimensões do saber. Este é um livro para ser lido e sentido, essencial para quem quer enxergar o mundo sem as lentes impostas pelo colonialismo, racismo e sexismo.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesLargo do Pelourinho, 19 Pelourinho
Salvador, BA
Instituto Afrolatinas
O Instituto Afrolatinas é uma organização de mulheres negras que desenvolve ações transversais a partir da educação, das artes, da cultura e da comunicação. Atuamos para articular e fortalecer diferentes saberes: nas artes, na academia, na rua, em casa, na escola, no chão de fábrica, na comunicação, nos movimentos sociais. Acreditamos no papel cidadão, político, econômico, inclusivo e inventivo da educação, das artes e da cultura, diante das transformações que o mundo necessita.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.