Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Festival ¼ de cena - Festival de Cenas Curtas do DF

Carregando recomendações...

Festival ¼ de cena - Festival de Cenas Curtas do DF

02 nov - 2023 • 19:00 > 05 nov - 2023 • 22:00

Evento encerrado

Festival ¼ de cena - Festival de Cenas Curtas do DF

02 nov - 2023 • 19:00 > 05 nov - 2023 • 22:00

Evento encerrado

Descrição do evento

O Festival de Cenas Curtas ¼ de Cena, idealizado pela atriz e produtora Janaina Mello, nasceu em 2015 com o intuito de promover a produção de artistas independentes, grupos e companhias de todo o Distrito Federal. 

4a edição do Festival de Cenas Curtas ¼ apresenta a sua programação da MOSTRA ¼ DE CENA para o público geral e a MOSTRA 1/Quartinho de Cena dedicada ao público infantil e infantojuvenil, entre os dias 2 a 5 de novembro de 2023, no Teatro Garagem SESC 913 sul.

O tema deste ano é "DEUS EX MACHINA," que nos diz sobre resoluções inesperadas e sobrenaturais. Essa expressão, enraizada no teatro grego antigo, simboliza intervenções súbitas, irônicas e críticas. Em contraste, o festival celebra a tecnologia do corpo e as artes vivas, desafiando convenções e expectativas. Abraçamos a era virtual, mas convidamos todos vocês a redescobrirem a tecnologia presencial.

Junte-se a nós e redefina as possibilidades.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

PROGRAMAÇÃO:

Instalação Interativa e Performance Musical

No foyer do Teatro SESC durante a MOSTRA ¼ DE CENA (mostra adulta) estará aberta a Instalação Audiovisual Interativa para fruição do público, nos dias 2, 3 e 4 de novembro, a partir das 19hs e a Performance Musical  “euFraktus_X”, a partir das 19:30 hs.

No dia 5 de novembro, durante a MOSTRA 1/QUARTINHO DE CENA (mostra infantil), a Instalação Audiovisual Interativa e a Performance Musical começam a partir das 15hs.

Release: Instalação interativa de projeção mapeada pelo VJ Nibêra sobre obras de Hermusche e música holofractal com euFraktus_X improvisando ao piano utilizando a inteligência artificialmente aumentada de Marceline.Markov.

Primeiro dia, 2 de novembro de 2023 -  Quinta Feira – 20hs

Breve Costura Ancestral - Likidah, Diadorim Silva, Mylena Edna 

Uma costura de histórias, movimentos e corpos fragmentados pela colonização. No encontro com a cena e com o público, externalizamos feridas abertas pela violência racial ao mesmo tempo que propomos um movimento de cuidado para cada uma delas. Entre a dramaturgia autobiográfica e a dança imagética de novas possibilidades de vida, Breve Costura Ancestral enuncia construções de amores contra coloniais. 

Criação e performance: Likidah, Diadorim Silva, Mylena Edna/ Direção e Produção: Likidah /Design de cabelos/trancista: Diadorim Silva /Duração: 15 min/Classificação: Livre.

Coisamente - André Kainan

Obra de dança-improvisação baseada em poemas do livro Corpo de Carlos Drummond de Andrade, que aborda questões sobre a identidade e individualidade.

Criação: André Kainan/ Intérprete (s): Janaína bizinoto, Isadora Oliveira, Thais Campos, Marcos Davi, Higor Neves, Samantha Rosa, Ana Carolina, André Kainan/ Duração: 10 min/ Classificação: 16 anos

Último Dia - Raiz de 3 

Se você soubesse o dia exato da sua morte, como você viveria? Durante a ansiogênica espera, uma pessoa devaneia acerca de seus medos e desejos. O fim já tem dia marcado. E agora?

Criação: Raiz de 3/ Intérprete: Tauã Franco/ Consultoria: Jonathan Andrade/Duração: 10 minutos/Classificação: Acima de 16 anos

Manifesto para Viver mais - Janaína Valente 

Através de atos cênicos, propõe reflexões a respeito dos relacionamentos abusivos, infelizmente tão comuns em uma sociedade patriarcal. Quase uma contação de história onde se desenrola um recorte deste relacionamento abusivo. 

Criação: Janaina Valente / Intérprete (s): Janaina Valente/ Direção: Ana Monteiro/ Produção: Josias Silva / Duração: 15 min / Classificação: Acima de 16 anos

Segundo dia, 3 de novembro de 2023 – Sexta feira – 20hs

Filme - Grupo Caras - Teatro Multifácico

Carlos Eduardo clama por mais atenção de sua amada e um simples café é o ponto de partida para discussões sobre o filme não assistido na noite passada.

Criação: Grupo Caras - Teatro Multifácico/ Intérprete (s): Letícia Lins e Jefferson Leão/ Direção: Jefferson Leão/ Dramaturgia: Elmo Férrer/ Concepção de Cenário, Confecção de Cenário, Figurino e Maquiagem: O Grupo Concepção/ Operação de Iluminação: Tauana Barros/ Duração: 10 min/ Classificação: Acima de 16 anos

Coaching de Memória - Circo Travessia 

Coaching de Memória é a cena mais autobiográfica de Lelê Marins. Criada a partir do resgate de lembranças da infância e sua ancestralidade, a artista conta de forma cômica, histórias a partir dos esquecimentos. Linha de trabalho na comicidade feminina e palhaçaria. 

Criação: Circo Travessia/Intérprete (s): Lelê Marins/ Orientação de cena: Karla Concá / Duração: 12 minutos/ Classificação: Livre

Pai Nosso - Coletivo ARAR - Arte Resistência e Afeto 

Uma vendedora ambulante de produtos de limpeza, depois de ser retirada do seu ponto de venda, se depara com as incertezas da vida. Essa personagem efêmera evidencia a necessidade de falar sobre humanidade.

Criação: Coletivo ARAR - Arte Resistência e Afeto/ Intérprete (s): Geise Prazeres. Direção e Dramaturgia: Vinicius Ávlis/ Atriz: Geise Prazeres/ Iluminação e Sonoplastia: Josias Silva/ Cenografia: Coletivo ARAR/ Figurino: Geise Prazeres./ Duração: 15 minutos/ Classificação: Acima de 16 anos

Nascida do Chifre do Boi

O que acontece antes do mito virar mito? "Nascida do chifre do boi" é esse momento, uma apnéia no tempo-espaço, um flash descolado de uma longa história da relação profunda entre a menina, o cavalo e o boi. Inspirada pelo mito autoral criado por Elisa Carneiro, esse fragmento ressalta a beleza, a selvageria e o assombro que habitam o cotidiano de uma relação bicho/gente e o universo místico que ela carrega dentro de si.


Concepção e atuação: Elisa Carneiro/ Dramaturgia: Ana Flávia Garcia/ Direção e direção musical: Fernanda Jacob/ Composição sonora: Ramiro Galas/ Iluminação: Rodrigo Lelis /Duração: 13 min /Classificação: Acima de 16 anos


Terceiro dia, 4 de novembro de 2023 – Sábado – 20hs

Rasga Cara, mas nem tanto - Teatro Pândego  

Umas composição de música com negócio de teatro, não mas num é muito bem isso, sabe tem dois lá que fazem uns barulho esquisito, vão para lá e pra cá num negócio de coisa movimentado de treco cheio de barulho mas não tão cheio assim também sempre. Tem música eletrohits com umas dança, tem poesia com deformação da palavra e também música cantada com muita dualidade do ser e num sei quê. Mas lá na hora você vê o que é Zé do Perequeté que tira o bixo do pé. Boa tarde, eu lambo chulé. É, pois é, não tem muito o que okté qui ontrivé dzionpterié.

Intérpretes Criadores: Alê Arautas e Mattoso Ribeiro/ Provocações Cênicas: Simone Reis/ Composição Musical: Mattoso Ribeiro/Grupo: Teatro Pândego/Duração: 15 min/ Classificação: 12 anos.

Mosca Varejeira e Beija-flor - Coletivo de Teatro Enleio e Sutil Ato 

A cena faz parte do espetáculo Manifesta dirigido por Jonathan Andrade e realizado por Ava Scherdien. A cena consiste em 15 minutos onde a personificação da mosca varejeira entra em cena e questiona diversas filosofias de vida e faz comparativos estéticos e ficcionais reais com um humor bufônico e performativo.

Criação: Coletivo de Teatro Enleio e Sutil Ato/Intérprete (s): Ava Scherdien/ Dramaturgia: Jonathan Andrade/ Iluminação: Ana Quintas/ Operação de Iluminação: Jullya Graciela/Sonoplastia: Léo Maré/Produção: Miranda Almeida/Duração: 15 min/Classificação: Acima de 16 anos

Vazio - ChamaDOS Lúdicos 

Padre Fábio é líder religioso de uma pequena cidade do interior em que boa parte da população está emigrando. Ele questiona o sentido da existência humana e de que formas é possível experienciar a vida e a morte.

Criação: ChamaDOS Lúdicos/Intérprete (s): Matheus Bem-Te-Vi/ Diretor: Matheus Maknae/ Preparador de elenco: Matheus Maknae/ Figurino e Maquiagem: Silvia Casagrande/ Cenógrafa: Cássia Olivier/ Contrarregra: Beatriz Campos/Duração: 14 minutos/ Classificação: Acima de 16 anos

Se os Tubarões Fossem Homens - La Casita Amarilla/AUGE Produtora 

Uma professora de Biologia, dividida para três atrizes, explicam sobre a vida aquática, fazendo uma analogia entre os tubarões e os homens, numa livre adaptação do poema de Bertold Brecht, "Se os tubarões fossem homens".

Criação: La Casita Amarilla/AUGE Produtora/ Adaptação e Direção: Áurea Liz/ Atuação: Gelly Saigg, Genice Barego, Sissy Faveri/ Sonoplastia: Áurea Liz/ Iluminação: Tauana Barros/ Cenário: Áurea Liz/ Figurino: O Grupo/ Maquiagem: Genice Barego/Duração: 15/Classificação: 14 anos

MOSTRA 1/QUARTINHO DE CENA - Quarto dia, 05 de novembro de 2023 -  Domingo – 16hs

Posso Cair? - Telma Braga 

A narradora inicia uma conversa com o público trazendo algumas memórias e cantigas. Em seguida narra o conto popular em que um homem, ao se abrigar em uma casa abandonada, encontra um fantasma muito estranho que vai caindo aos poucos e aos pedaços do telhado e a todo momento pergunta: "posso cair?"

Criação: Telma Braga /Intérprete (s): Telma Braga/Duração: 15 min/Classificação: 04 a 12 anos

O Mago da Sorte - Trevo 

Esse número trabalha com técnicas do palhaço e da mágica! Trabalha a comicidade com a participação de um menino e todo o jogo cênico é feito com ele, número tem uma crescente que envolve o participante do começo ao fim, tem muito espaço para o improviso e a técnica é super simples.

Criação: Trevo/Intérprete: Trevo/ Direção: Artes do Trevo/ Figurino : Julia Toro/ Duração: 15 min/ Classificação: 04 a 12 anos.

Metaverso - ODois

Dois corpos nascem dentro de um game, de um espaço virtual ainda inédito para o ser humano. Carregados de personalidades distintas, ao verem o mundo de dentro da tela vão tramando maneiras de passar as fases do game para assim conquistarem a saída desse espaço apertado e sem movimento. Durante a aventura esses dois corpos vão deixando o brincar envolvê-los e ao saírem da tela descansam numa sombra no chão de grama.

Criação: Odois/ Intérprete (s): Hugo e Mari Paz/ Figurino: Thiago Cotta/ Trilha Sonora: Coletivo Sonoro Pagusom/ Auxílio Luxuoso: Veronique Tendas/ Duração: 10 min/ Classificação: 04 a 12 anos

Vassoura sobre Humano - João Aguiar 

Um humano, uma vassoura, um saxofone, uma escada, uns equilíbrios, alguma tensão, uns movimentos, uns suspiros e umas brincadeiras. Criado a partir da pesquisa em equilíbrio de objetos, "Vassoura sobre Humano" é um número que traz uma mescla de técnicas com o objetivo de explorar a relação com objetos cotidianos de uma forma diferente. Trazendo o público pra brincar e (porque não) questionar e ressignificar as relações com os objetos.

Criação: João Aguiar/ Intérprete (s): João Aguiar. Música: Ely Janoville/ Duração: 12 minutos/ Classificação: 04 a 12 anos.

I Juca Pirama - Grupo Ímpeto de Teatro 

A livre adaptação da obra de Gonçalves Dias narra a história controversa do guerreiro indígena I-Juca-Pirama pelos movimentos, sons e graça de uma trupe estabanada e cheia de energia.

Criação: Grupo Ímpeto de Teatro/ Intérprete (s): Bruna Mariz, Duda Busche, Gabriel Santana, Gui Alves, Ingrid Silva, Isadora Teles, Mafê Rezende, Nayara Lima/ Iluminação: Caio Maciel/ Figurino e Maquiagem: Processo colaborativo - Grupo Ímpeto de Teatro/ Dramaturgia: Ítalo Leão/ Equipe de Produção: Clara Kaneko, Lizandra Christine, Mari Paz, Yuri Costa/ Direção: Jéssica Ranny/ Duração: 12min/ Classificação: Livre.

Felicidade - Trupipapas

Dois palhaços entram em cena, um deles feliz e o outro triste. Um palhaço pergunta pro outro porque ele está triste, o outro responde que está triste, pois não fez ninguém rir hoje. Então o amigo palhaço tenta animá-lo realizando números de palhaçaria.

Criação: Trupipapas/ Intérprete (s): Gabriel Martins e Lilian Dantas/ Produção: Gabriel Martins e Lilian Dantas /Consultoria da cena: Denis Camargo e Rafael Pops/ Duração: 15 min/ Classificação: 04 a 12 anos.


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Teatro Sesc Garagem

Via W4 Sul, 0 Asa Sul

Brasília, DF

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Janaína Mello

Atriz, produtora, gestora cultural. Idealizadora do 1/4 de cena e realizadora junto ao coletivo Ninja Loka Produção, que desde 2016 concebe e realiza projetos independentes de mostras e festivais voltados a criação, produção, difusão e sustentabilidade das artes cênicas no Distrito Federal.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.