17 dez - 2023 • 09:30 > 17 dez - 2023 • 11:30
17 dez - 2023 • 09:30 > 17 dez - 2023 • 11:30
Lançamento de “Diálogos do Ócio” abre comemorações aniversário de Manoel de Barros
“O que dá eternidade ao poeta é a palavra”
A obra do escritor Bosco Martins, que inicia a semana, retrata a amizade entre os dois e revela detalhes interessantes da rotina daquele que foi um dos mais importantes poeta contemporâneos brasileiro. O inventário é resultado de diversas anotações ao longo de anos de encontros na casa que hoje abriga a Casa onde é possível conhecer como ele vivia.
Mas, segundo Bosco Martins e o livro mostra, sua vida era muito simples e o poeta estava sempre pronto com um sorriso para quem chegasse. As anotações começaram pela sensibilidade jornalística, mas pelo encantamento com Manoel ou MB como é chamado no livro. A sigla, ao contrário BM é de Bosco e assim a dupla é revelada. Uma sintonia que os anos deram a ponto de BM mostrar no livro seu olhar sobre Bernardo, personagem do poeta, livre como vento. Quem acompanha a obra de Manoel, o MB, sabe que no fundo ele queria viver como Bernardo da poesia.
Nota de Bosco Martins no livro:
“Como amigo, admirador, discípulo, busquei interpretar a singularidade da obra de Manoel de Barros, que valoriza como matéria de poesia as pequenas coisas da vida, as pessoas simples e humildes, os bêbados, os loucos de água e estandarte. Longe da pretensão de trazer uma biografia oficial de Manoel de Barros, este inventário poético reúne fatos que cercaram a vida deste poeta que renovou os modos de ver o mundo.”
Manoel já sabia quando Bosco chegava e tem registro, inclusive, em vídeo. Atento e incansável, agora compartilha o que viveu com o poeta.
A leitura é um convite para estar ao lado dos dois, na presença deles.
Diálogos do Ócio é uma obra referendada por edital da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e impresso pela editora Los Bugres tem prefácio de outro grande jornalista e escritor, José Hamilton Ribeiro que resumiu a obra como:“Uma usina de ideias da cabeça de Bosco Martins e traz uma celebração de MB.” Zé Hamilton que é autor, entre outros, dos livros Gosto da guerra, sobre sua participação na Guerra do Vietnã, Pantanal, Amor-baguá, com mais de 40 edições, e música caipira, as 270 maiores modas, fala sobre a importância e referência de Manoel de Barros para nosso deleite, mas também como o poeta se deleitava e também dessa sintonia com Bosco e que agora podemos conhecer através dos “Diálogos do Ócio.”
Prender o jornalista e escritor em uma wikipédia é pouco porque ele sempre estará fazendo mais. É natural de Fernandópolis (SP) mas foi criado em Jaboticabal (SP). Seu pai, Waldemar Martins, escritor regionalista, foi quem lhe transmitiu o amor pela literatura e artes em geral. Transferiu-se para Campo Grande (MS) na década de 80, onde atuou em movimentos culturais e na imprensa de repórter a diretor de jornalismo. Presidiu o Fórum Nacional de Emissoras Públicas de Rádio e TV e tem forte participação na fundação da TV Educativa e na renovação e digitalização da sua produção regional. Atualmente mora entre Bonito e Campo Grande (MS) onde atua como ambientalista, articulista e colunista nas plataformas digitais.
Semana do aniversário de
Manoel de Barros
A manhã de autógrafos abre a
programação na Casa Quintal Manoel de Barros. Como anfitrião, o neto mais jovem
do poeta, Silvério de Barros. Além do lançamento do livro, a organizadora da
casa, Lizandra Moraes preparou um receptivo especial, será um momento
comparticipações de artistas como Geraldo Espíndola, os meninos avoados do
Dr. Nequinho, declamando poesias com a presença performática de Ramona Rodrigues.
Toda verba arrecadada com a venda dos livros será revertida ao Museu Casa-Quintal Manoel de Barros.
O livro pode ser adquirido no Museu Casa-quintal Manoel de Barros, por R$ 59,90.
Confira toda a programação e agende-se para estar conosco nos demais dias. Para mais informações:
Lizandra Moraes
Produtora MCQMB
67 98167-8375
Resumo do Serviço:
Lançamento Diálogos do Ócio
@casaquintalmanoeldebarros
Data:17 de dezembro - domingo
Local: Casa Quintal Manoel de Barros
Rua Piratininga, 363
Jardim dos Estados
Horário: 9h30
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Piratininga, 363 Jardim dos Estados
Campo Grande, MS
Casa - Quintal Manoel de Barros
A residência onde o poeta Manoel de Barros (1916-2014) viveu com a esposa Stella Barros e família nas últimas décadas de sua vida e criou parte significativa de sua obra em Campo Grande está sendo transformada em Polo Cultural com o nome Casa-Quintal Manoel de Barros.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.