O Farmale é um blog criado por mim, Alessandra de Souza, Farmacêutica, Mestre em Biociências Nucleares, Especialista em Manipulação Magistral, Colunista do blog Artrite Reumatoide e Farmacêutica Voluntária na ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais. Nasceu da necessidade de encontrar informações atualizadas sobre as doenças inflamatórias intestinais, desde a definição, passando pelo diagnóstico e tratamento até assuntos sobre políticas de saúde e direitos dos pacientes. O meu objetivo é o empoderamento do paciente na promoção da saúde, tornando-o apto a se envolver no processo de tomada de decisão e gestão de sua condição de acordo com a sua preferência, aumentando a consciência sobre os seus direitos e responsabilidades. O paciente empoderado passa a ter uma visão crítica da sua condição como doente crônico agindo com autonomia, o que resulta na melhoria da sua qualidade de vida, na promoção da adesão ao tratamento e na otimização do seu relacionamento com os profissionais de saúde.
I Seminário Farmale de DII
No mundo todo, dados estatísticos demonstram um aumento acentuado da incidência das DII, afetando sobretudo indivíduos jovens. Dependendo do curso da doença, pode ser altamente debilitante e com risco associado de evoluir para o câncer colorretal. Sua história natural é marcada por agudizações e remissões sendo a abordagem multiprofissional uma grande aliada para a otimização do tratamento. Assim, o tema do I Seminário Farmale, pretende conscientizar sobre a importância do controle da inflamação prevenindo a progressão da doença, diminuindo os agravos, evitando prejuízos na qualidade de vida dos pacientes.
"Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade" Raul Seixas
Esse sonho virou realidade porque encontrei pessoas pelo caminho do ativismo que me empoderaram e me inspiraram para que eu sonhasse com os pés no chão. Pessoas que não brincam de compartilhar hashtags, pessoas que fazem o #JuntosSomosMaisFortes ser uma realidade. Gratidão por cada conselhos, cada conversa cheia de informações valiosas sobre políticas de saúde, sobre tratamentos, direitos dos pacientes, sobre o trabalho voluntário. Gratidão ao meu marido com uma paciência fora do normal e à minha filha que é o motivo maior para que eu seja uma pessoas que ela se orgulhe. Impossível não chorar escrevendo esse texto... quem acompanhou de perto sabe bem o quanto quis que esse sonho virasse realidade. Graditão aos palestrantes, profissionais que são uma referência para mim e para muitos, é uma honra contar com todos vocês no I Seminário Farmale de Doenças Inflamatórias Intestinais.
PROGRAMAÇÃO
8 h – Credenciamento
8:30 h – Abertura
9 h – Judicialização da Saúde – Advogado Dr Caio Silva de Sousa
9:30 h – O prazer de comer nas DIIs – Nutricionista Dra Letícia Tavares
10:00 h - Doenças Inflamatórias Intestinais: controlando a inflamação para prevenir a progressão da doença e diminuir os agravos – Gastropediatra Dr Silvio da Rocha Carvalho
10:30h – Doença Inflamatória Intestinal no Contexto da Previdência Social: o que o paciente precisa saber - Gastroenterologista Dra Renata Froes
11:00h – Vivência de Uma Paciente com DII – Enfermeira Alessandra Vitoriano de Castro
11:30 - Prêmio Farmale de Empoderamento do Paciente
12:00 h – Encerramento com sessão de Autógrafos do Livro “Registros de Uma Crohnista” de Alessandra Vitoriano de Castro