24 jan - 2023 • 20:00 > 24 jan - 2023 • 21:30
24 jan - 2023 • 20:00 > 24 jan - 2023 • 21:30
Lançamento do novo site do Fragmento Urbano que contém a disponibilização de acervo do grupo.
Inspirados por Leda Maria Martins, discutimos o corpo (preto, indígena, periférico) como lugar da memória, como o espaço em que historicamente foi possível inscrever nossas narrativas, nossas marcas, cicatrizes, sotaques, gestos e signos. Mas a quem é garantido o direito a memória? A quem é garantido o direito ao corpo? A humanidade? A quem é garantida a versão “verdadeira”?
A memória é um campo em disputa, sobretudo por ser um conceito de representação que demarca identidade e diferença, e ainda que aos poucos estejamos ocupando mais e mais diferentes instâncias sociais, é preciso apenas um pequeno passo além da sua própria rede para perceber que a engrenagem do racismo, continua a atuar fortemente
O grupo Fragmento Urbano chega a um ponto da sua própria encruzilhada, em um estágio da pesquisa no qual sentimos a necessidade de engajar e dar conformidade, densidade, ao que foi e tem sido esse processo de 13 anos em pesquisa na cidade de São Paulo. Trata-se de uma necessidade, mas também de um compromisso, com uma organização que venha por meio da memória, do arquivamento dos materiais de documentação e do desenvolvimento de um segundo passo metodológico, dar uma forma ao que é efêmero, ao trabalho de pesquisa, criação coreográfica e corpórea do grupo. A partir deste movimento buscar, encontrar, cavar outros caminhos para dar um próximo passo em nossa pesquisa: o que já temos, o que nos falta e onde podemos chegar?
Neste sentido, desejamos organizar esse repertório, dentro de um processo de arquivamento, não um arquivo morto, mas um arquivo que possa circular, possa servir como alimento a outros grupos, aos nossos contextos pretos, periféricos, como possibilidade de enxergar uma historicidade da dança produzida e buscada pelo grupo Fragmento Urbano. Revisitar, rever, fazer o revés da trajetória, é um ponto crucial para uma pesquisa continuada, a gente volta de onde partiu para que possamos entender metodologicamente qual foi o caminho e construirmos agora, a partir dele, uma metodologia de ensino e criação cênica de dança que nasce do pensamento encruzilhada.
Este Site integra o projeto “Próximos Passos: pesquisa, montagem e difusão de um acervo dançarino” e foi contemplado pelo 30º Edital de Fomento à Dança da cidade de São Paulo.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Fragmento Urbano
O grupo Fragmento Urbano nasceu em 2009 na periferia Leste da cidade de São Paulo. Criando espetáculos para intervenções urbanas a partir do Hip Hop e das danças brasileiras, desenvolvendo uma pesquisa de linguagem própria. Tem como campo de pesquisa e investigação as corporeidades periféricas, afro-diaspóricas, indígenas, plurais e potentes.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.