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Moda, Filosofia e Arte: diálogos contemporâneos com Brunno Almeida Maia

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Moda, Filosofia e Arte: diálogos contemporâneos com Brunno Almeida Maia

10 mai - 2018 • 19:30 > 21 jun - 2018 • 22:00

Evento presencial em Adelina Galeria, São Paulo - SP
Evento encerrado

Moda, Filosofia e Arte: diálogos contemporâneos com Brunno Almeida Maia

10 mai - 2018 • 19:30 > 21 jun - 2018 • 22:00

Evento presencial em Adelina Galeria, São Paulo - SP
Evento encerrado

Descrição do evento

O que a coleção de Inverno 2007 da Balenciaga por Nicolas Ghesquière, tem a ver com revolução política? Qual o diálogo entre o pensador alemão Walter Benjamin, e a coleção Mondrian de 1965 de Yves Saint Laurent? Como é possível relacionar a estreia da Comme des Garçons na Paris da década de 80 com a Queda do Muro de Berlim?

A atual tendência da moda sem gêneros encontra consonâncias nas ideias de Judith Butler, Friedrich Nietzsche e do poeta francês Charles Baudelaire? Com Elsa Schiaparelli, Salvador Dali e Giacomo Balla, moda pode ser arte?

Neste curso da Adelina Galeria, as conexões entre Moda, Arte e Filosofia são investigadas pelo pesquisador Brunno Almeida Maia por meio de uma leitura interdisciplinar do espírito do nosso tempo. Partindo dos escritos do filósofo, ensaísta e crítico alemão Walter Benjamin (1892-1940), sobre a Moda e as roupas, no contexto do capitalismo cultural do século XIX, o curso propõe uma leitura do momento atual.

Por meio da filosofia, da história, da história da arte, da fotografia, do cinema e da literatura, o objetivo do encontro é transformar o olhar – muitas vezes intuitivo e sem apuro metodológico – para a relação entre a Moda e a História, entendendo o passado como uma potência para a prospecção – futuro – na criação.

PROGRAMA

10/5 — Moda e História: Os primeiros estudos sobre Moda; Breves conceituações; O que é o contemporâneo?; Moda e capitalismo cultural em Walter Benjamin; Duas metodologias – a arqueologia e a cartografia (YSL, Balenciaga e Alexandre Herchcovitch).

17/5 — Moda e Memória: “O casaco de Marx” – roupas e memória; A moda e o processo revolucionário; Primo Levi e Christian Boltanski – roupa e testemunho a partir de Auschwitz; As roupas sob o ponto de vista da crítica literária feminista da década de 80/90; Narrar e Tecer – De Marina Colasanti a Penélope da “Odisséia” de Homero.

24/5 — Moda e Imagem: O estatuto ontológico da imagem no ocidente; Breve história da percepção no ocidente; A fotografia no século XIX; Conceituações sobre fotografia de moda; Imagem e Imaginário na fotografia de Moda; Alguns mestres da fotografia de moda: Virginia Oldoini, a Condessa Castiglione, De Meyer, Steichen, Hoyningen-Huene, Horts, Man Ray, Blumenfeld, Cecil Beaton, Munkasci, Penn e Avedon, David Bailey, Hiro, William Klein, Bob Richardson, Diane Arbus, Helmut Newton, Bruce Weber, Herb Ritts, Oliviero Toscani, LaChapelle, Steven Meisel, Juergen Teller, entre outros.

07/6 — Moda e Narrativa: O que é narração?; Moda e Linguagem; Relação entre Literatura e Moda; Um passeio por autores como Virginia Woolf, Marcel Proust, Honoré de Balzac, Émile Zola, Gustave Flaubert, Machado de Assis e José de Alencar; O trabalho da artista plástica belga Isabelle de Borchgrave e um diálogo com a coleção “A Costura do Invisível” de Jum Nakao.

14/6 — Moda e Arte: Aproximações e distanciamentos entre Moda e Arte; Diálogos entre a Moda e Arte – Do Impressionismo do séc. XIX às vanguardas artísticas do séc. XX; Moda e Surrealismo; Moda e Futurismo; A Moda como estética da existência (Gilda de Mello e Souza, Gilles Lipovetsky e Michel Foucault); Passeio pelas obras de Hélio Oiticica, Issey Miyake e Arthur Bispo do Rosário.

21/6 — Moda e Corpo: A moda e o corpo como linguagens; Introdução à História do Belo no Ocidente – Três fases: Antiguidade Clássica Greco-romana (Madeleine Vionnet); Idade Média (Christian Lacroix); Idade Moderna (Christian Dior); Modernidade (Japonismo e Belgas); Reinvenção das formas do corpo nos artistas modernistas, e o diálogo com o trabalho da Escola da Antuérpia e dos estilistas japoneses; 1990 – A década de Opostos; Sobre o Agender – Nietzsche, Charles Baudelaire, Simone de Beauvoir, Judith Butler; Estilistas e marcas contemporâneas que abordam o Agender (Moda sem gêneros).

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Brunno Almeida Maia — Pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), pesquisador residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som), docente da cadeira “Expressões Artísticas Contemporâneas”, no Técnico de Produção de Moda do SENAC Lapa, professor convidado do Departamento de Pós-Graduação, Extensão e Cursos Livres da FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado e do Centro Universitário Belas Artes, ministrou aulas sobre a relação entre a literatura e a moda ao lado do estilista brasileiro Walter Rodrigues e do chapeleiro Eduardo Laurino, em espaços como Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Sesc Consolação, Sesc Pompéia, Sesc Ipiranga, CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Sesc Jundiaí, Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP), Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP), Galera AMDO, em Belo Horizonte (MG), Biblioteca Mário de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Pública Pedro Nava, Escola São Paulo. É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014), assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017). Foi facilitador pedagógico do módulo I de formação em Cidadania e Direitos Humanos do Programa “Transcidadania”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP.

PARA QUEM É ESTE CURSO:
Interessados, estudantes e profissionais de moda, artes plásticas, fotografia, cinema, teatro, literatura, filosofia, sociologia, dança e performances.

AO REALIZAR ESTE CURSO, VOCÊ SERÁ CAPAZ DE:
- Aproximar-se de textos da literatura ficcional, filosófica, histórica, sociológica e da historiografia da arte, como fonte de inspiração para o ato da criação e da pesquisa;

- Aguçar sua capacidade e habilidade de leitura dos acontecimentos históricos frente ao seu processo de criação;

- Criar um repertório cultural que não se limita ao provável – somente a sua área – mas que transite pela interdisciplinaridade.

INFORMAÇÕES
Início: 10 de maio de 2018 — quinta-feira

Duração do curso: 6 encontros — 15 horas/aula

Horário: quintas-feiras, das 19h30 às 22h

Local: Adelina Galeria — Rua Cardoso de Almeida 1285, Perdizes — São Paulo SP

Investimento: Curso completo: R$ 560,00 (06 aulas)
Aula avulsa: R$ 130,00

Formas de pagamento: boleto à vista ou em até 3x sem juros no cartão de crédito

Materiais: todos os materiais estão inclusos no curso

Importante: inscrições até 09/05/18. Inscrição em grupo ou corporativa (a partir de 5 pessoas) com desconto. Fale conosco.

Ficou com alguma dúvida? Será um prazer conversar com você! Envie um e-mail para oi@adelinagaleria.com.br ou ligue para (11) 3868-0050.

Crédito da imagem: Eugêne Atget

Local

Adelina Galeria

Rua Cardoso de Almeida, 1285 Perdizes

São Paulo, SP

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Sobre o produtor

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Adelina Galeria

Um espaço de acontecimentos. De novos diálogos e de pertencimento, para que mais e mais pessoas possam ter a vida permeada pelo poder da arte. Esse é nosso objetivo com a Adelina Galeria, que surge não como um templo somente para iniciados, e sim para ser um lugar de construção de sensibilidades e de mobilização de sentimentos. E essa experiência é para todos.

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