"É um evento sem hierarquias, artista e público nivelados, sem insígnias. Apenas a coragem de ser: Cantautores."
Cátia de França
"Não havia uma Mostra como essa. Há uma mágica que acontece no encontro do autor com sua criação, nesse modo mais cru, e isso é algo riquíssimo para o público e para os artistas. É um formato que imprime marcas na nossa alma."
Chico César
"Onde houver um ser humano, um sentimento, um pensamento, a cantautoria vai existir sempre."
Joyce Moreno
"Perceber a canção na sua essencialidade é algo provocador e fundamental."
Vitor Ramil
“O violão e a voz são o corpo e a alma dos cantautores. Um festival como esse, que focaliza a composição, é muito importante pra manter a vivacidade da música feita hoje.”
Nelson Angelo
“O cantautor tem uma missão muito importante: é ele quem revela a alma de um povo.”
Ceumar
O cantautor é aquele que entoa suas próprias obras. Na história das civilizações, sempre houve um espaço privilegiado para estes personagens. Artistas solitários da palavra cantada, que carregam em sua música uma infinidade de narrativas, atualizando as mitologias urbanas e os valores de uma sociedade. Feito “antenas da raça”, artesãos da sensibilidade, captam no ar as vibrações do afeto humano e as materializam em melodias e versos. O cantautor é o mago que modela o som na palavra, a palavra no tempo, a alquimia dos ritmos e das alturas. Transporta afetos indispensáveis à nossa atmosfera simbólica, sendo um espécie de rústico guardião de uma tecnologia musical avançadíssima e ancestral: o duo que tem consigo mesmo, cantando e tocando ao som de um único instrumento. A voz do cantautor nunca está só: ela é o espelho de toda uma comunidade.
A Mostra Cantautores Belo Horizonte é um encontro intimista de criadores da canção contemporânea e tem por conceito-base a realização de apresentações solo, em que cantores-compositores tocam suas canções em formato bruto, acompanhados apenas de si próprios.
A 8ª edição do projeto se realiza através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH com patrocínio da UniBH e com o apoio cultural do Centro Cultural Sesiminas e Galpão Cine Horto.
Nesse ano, apresentamos 8 artistas de diversas gerações e diferentes partes do país, que com suas múltiplas expressões sintetizam caminhos que nos parecem indispensáveis ao que há de mais interessante nas transformações da linguagem da música popular brasileira hoje. No âmbito do pensamento crítico, a Mostra também realiza uma programação diurna de debates e conversas mediadas.
Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, a Mostra Cantautores transforma BH na capital nacional da canção. Venha conosco!