O Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), criado pela Lei Estadual nº 2.377, de 28 de junho de 1974, apresenta uma superfície de 12.393,84 hectares, abrangendo todas as áreas situadas acima da cota de 100 metros do Maciço da Pedra Branca. Nele encontra-se o ponto culminante do município do Rio de Janeiro, o Pico da Pedra Branca, com 1.024 metros de altitude.
Está integralmente localizado na cidade do Rio de Janeiro, ocupando cerca de 10% do seu território, o que lhe garante o título de maior UC do município (SMA, 2009). O parque situa-se na zona oeste da cidade e faz limite com 17 bairros: Jacarepaguá, Taquara, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Jardim Sulacap, Realengo, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Guaratiba e Barra de Guaratiba.
Com trilhas e atrativos diversos, o PEPB recebe visitantes durante todo o ano, inserido na Região Turística Metropolitana do Rio, tendo bem próximas outras unidades de conservação como o Parque Natural Municipal de Grumari, Parque Nacional da Tijuca e o Parque Natural Municipal da Prainha.