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VFXRio Live 2020

4 dez - 2020 • 08:00 > 5 dez - 2020 • 22:00

Evento Online

Descrição

VFXRio, o maior evento de tecnologias visuais da America Latina, volta em sua segunda edição digital com Unesco, Google e Globo


No ano em que uma pandemia colocou o mundo de pernas para o ar e a demanda por novas tecnologias aumentou em diversas áreas, das mais elementares às mais complexas, é preciso discutir a importância da inovação e falar sobre o papel da tecnologia visual. Dias 4 e 5 de dezembro, o VFXRio Live realiza a sua segunda edição do ano em versão virtual e reúne os maiores nomes da tecnologia visual no mundo.

Nos dois dias de evento, gratuito e online, o público poderá ouvir e interagir com feras como o futurista Roberto Poli, catedrático da Unesco e professor da Universidad de Trento, na Itália, especializado em Sistemas de Antecipação do Futuro, e Larry Cutler, fundador do estúdio de animação Baobab, vencedor de seis Prêmios Emmy.  Também estarão nesta edição Everett Burrel, criador da série Umbrella Academy, da Netflix, Ricardo Laganaro, fundador do estúdio VR Arvore, vencedor do Emmy e do Venice VR, e Paul Devebec, da Google Research.   Narrativas Interativas, Games, Cinema, Deep Fakes, Realidade Virtual, Realidade Estendida, entre outros assuntos, estarão em pauta nas oito apresentações que acontecem sexta e sábado e no painel de encerramento.






Agenda de apresentações e mini bio dos participantes:
https://vfxrio.com.br/programa-vfxriolive2020-dec


Sexta-feira, 4 de dezembro:
Às 10h30
Abertura com Matteo Moriconi, idealizador do VFXRio e presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Visual.

Das 11h às 12h

Tema: Projete o Futuro para moldar o presente
Apresentação de Roberto Poli, com mediação de Gabriel Pinto


Roberto Poli, (PhD Utrecht) – Foi nomeado o primeiro Presidente da cátedra de Sistemas de Antecipação (Anticipatory Systems) da Unesco. É membro do departamento de Sociologia e Pesquisa Social  da Universidade de Trento, na Itália, onde dá aulas de Filosofia da Ciência. Dirige o programa de Mestrado em Perspectiva Social, é presidente da AFI – Associação Italiana de Futuristas e fundador da Start-up Skopia, criada no final de 2015.  É editor-chefe da revista Axiomathes e editor da série Anticipation Science. É autor de sete livros, co-autor de mais de 20 livros e jornais especiais e autor de mais de 300 artigos científicos. Algumas de suas publicações recentes: Working with the future (Bocconi University Press, 2019),e  Handbook of Anticipation (editor, Springer, 2019).


Das 14h às 15h
Tema: Narrativas interativas – o processo criativo de Monument Valley
Apresentação de David Fernandez Huerta, com mediação de Liana Brazil, cofundadora do estúdio SuperUber


David Fernandez Huerta  - criador do jogo Monument Valley, da Ustwo Games . É diretor de arte do estúdio, e atualmente trabalha como diretor criativo do jogo ALBA: uma Aventura Selvagem.


Das 15h30 às 16h30
Tema: Light Fields, Light Stages, e o Futuro da Produção Virtual
Apresentação de Paul Debevec, com mediação de Pablo Bioni, da Tv Globo


Paul Debevec é Cientista Sênior no Google Research, onde comanda o grupo de pesquisa em Realidade Virtual. É professor adjunto de pesquisa no Instituto de Tecnologias Criativas da USC (University of Southern California). Criou a tecnologia de Deepfakes e é considerado um dos 100 maiores inovadores do mundo. É responsável pelos avanços em lightfield e reality capture e criou o conceito de captura de luz usando esferas espelhadas reproduzindo matematicamente a luz que existe em um ambiente.  As técnicas de efeitos visuais criadas por Debevec foram usadas em sequências importantes de filmes como Matrix, Homem Aranha 2, Benjamin Button, Avatar, Blade Runner: 2049, O Irlandês, Furious 7, e na criação de um retrato em 3D do presidente Barack Obama. 


Sua pesquisa voltada para fotogrametria,  modelagem , iluminação baseada em imagem e digitalização facial ganhou uma série de prêmios, como Academy Award for Best Technical Achievement, Academy Scientific and Engineering Award. É autor dos livros High Dynamic Range Imaging: Acquisition, Display, and Image-Based Lighting.


 Das 17h às 18h
Apresentação de  Larry Cutler, com mediação de Lucia Modesto, da TV Globo


Larry Cutler  - Há 20 anos atuando na área de criação e desenvolvimento de animação, Larry é diretor técnico e cofundador do estúdio de animação Baobab, vencedor de seis Emmy. Atualmente trabalha no Subcomitê para premiações técnicas do Oscar. Foi vice-presidente da Metanautix, startup adquirida recentemente pela Microsoft. Trabalhou durante 10 anos na área de animação da Dreamworks, onde foi chefe de desenvolvimento de personagens.  Começou a carreira no estúdio Pixar, onde assinou a direção técnica de filmes como Monstros SA, Toy Story e Vida de Inseto.  Tem mestrado em ciência da computação pela Stanford University.


The Legend, curta-metragem de animação linear e experiência interativa, desenvolvido pelo estúdio Baobab, foi o mais premiado na história do Emmy, em 2019.  Invasion! , o primeiro filme interativo feito pelo Baobab está sendo adaptado por Hollywood para um longa-metragem tradicional. Outras produções do estúdio estão sendo adaptadas para livros pela Penguin, e para uma série de Histórias em Quadrinhos pela MacMillan. Outros  filmes de animação produzidos pelo Baobab e  aclamados pelo público e pela crítica são Asteroids! e Bonfire.  O mais recente filme em realidade virtual do estúdio, Baba Yaga, fez sua estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza de 2020.

 Das 18h30 às 19h30
Apresentação de Larry Bafia, diretor de VR do Siggraph, Centre for Digital Media, em Vancouver, Canadá.




Sábado, 5 de dezembro:
Das 11h às 12h
Tema: Como o framework da ARVORE Experiências Imersivas funciona de maneira não-convencional, abraçando as incertezas da elaboração de projetos em uma nova mídia em uma indústria que está sendo construída dentro um mercado em ainda formação.

Apresentação de Ricardo Laganaro e Rodrigo Terra, do estúdio Árvore

Ricardo Laganaro e Rodrigo Terra são cofundadores do estúdio Árvore, especializado em produções em Realidade Virtual. Nesta sessão, a dupla conta de maneira detalhada como foi o processo de concepção artística e técnica, produção e lançamento do "A Linha", projeto premiado no Festival de Veneza em 2019 e vencedor do Primetime Emmy® de Inovação 2020.


 Das 14h às 15h

Tema: Digital Humans
Apresentação de Lucio Moser, do Digital Domain´s Digital Humans Group

Lucio Moser é engenheiro de software, especializado em pesquisa e desenvolvimento.  Tem mais de uma década de experiência em efeitos visuais. Formou-se em Inteligência Artificial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde que se juntou ao Digital Domain's Digital Human Group, em 2015, Lucio focou suas pesquisas em captura de movimentos faciais, retargeting workflows, machine learning, geometry processing, e computer vision. Dedicado a compartilhar seus desenvolvimentos na área, Lucio se apresenta com frequência na SIGGRAPH e continua explorando métodos para movimento de captura facial com ajuda de machine learning.


 Das 15h30 às 16h30
Tema: os bastidores da série da Netflix Umbrella Academy
Apresentação de Everett Burell, com mediação de Lucia Modesto, da TV Globo

Everett Burell  dirigiu, produziu e foi supervisor de VFX da aclamada série Umbrella Academy, da Netflix, e trabalhou com nomes como Guillermo Del Toro, em O Labirinto do Fauno, e com Ridely Scott em Prometheus. Tem 35 anos de experiência na indústria do cinema.


 Das 17h às 18h
Painel Novo Normal: reúne Ricardo Laganaro, do estúdio Árvore, Kane Lee, do Baobab, e Liana Brazil, da SuperUber


Kane Lee é chefe de conteúdo do estúdio Baobab e ganhador de diversos Emmy.  Assina a primeira adaptação do VR Invasion! para um longa-metragem tradicional. Trabalhou em filmes como A Era do Gelo 2: O Degelo e Robôs e produziu um longa-metragem indicado ao Oscar.  Foi Vice Presidente de Produção e Desenvolvimento das Produções Jane Startz. É orientador da área de mídia interativa da Academia Nacional e Artes e Ciências da Televisão.


Liana Brazil é arquiteta e cofundadora do estúdio experimental SuperUber, com sedes no Rio de Janeiro e São Francisco [EUA]. A SuperUber cria experiências que vão desde instalações individuais até exposições, performances e festivais ao redor do mundo, em locais e eventos como o The Creators Project (EUA, Espanha, China e Brasil), Spot Festival (Dinamarca), Victoria & Albert Museum (Inglaterra) e SxSW Festival [EUA]. Em seus 18 anos, a empresa já criou mais de 260 projetos multidisciplinares pelo mundo, como o vídeo-cenário do clipe "I Was Here", de Beyoncé, gravado na sede das Nações Unidas, em 2012, e a exposição Feathers to the Stars, do Frost Science Museum, em Miami, em 2017.  No Brasil, participou de projetos como o Museu do Amanhã e Casa Firjan (Rio de Janeiro), Museu da Língua Portuguesa e lnstituto Moreira Salles (lMS), em São Paulo, Memorial de Minas Gerais e Museu das Minas e do Metal (Belo Horizonte).


 


 Das 18h30 às 19h30
Apresentação de Philip Rosedale, com mediação de Liana Brazil.

Philip Rosedale é CEO e cofundador do High Fidelity, plataforma que cria ambientes imersivos em 3D. No final dos anos 90, criou o jogo Second Life, uma espécie de civilização virtual, que virou febre no mundo todo.  É graduado em física, pela Universidade da Califórnia.




 


Mediadores:

- Matteo Moriconi

- Liana Brazil

- Gabriel Pinto - Autor e Pesquisador em Criatividade, Futuro do Trabalho e Inovação - Pesquisador, Autor de Passaporte para o Futuro – um mapa para você acessar qualquer futuro do trabalho – https://qualquerfuturo.com/passaporte-para-o-futuro.Líder de Projetos de Inovação. Graduado em economia pela PUC-RIO, e Mestre em Administração de Empresas pela UFRJ, é empreendedor da área digital, diretor da Associação Brasileira de Propaganda e lidera a plataforma qualquerfuturo.com – uma calculadora de profissões. Coordenou alguns dos mais importantes estudos sobre o mercado de trabalho no Brasil.


- Pablo Bioni - Diretor técnico de VFX na Rede Globo


- Lucia Modesto - Supervisora de Produção de Efeitos Visuais na TV Globo. Foi Gerente de Projetos e Diretora Técnica em duas empresas de cinema de animação, PDI e DreamWorks Animation (Califórnia, USA) onde trabalhou em 13 filmes e 3 curtas de animação. Conduziu uma equipe altamente técnica e artística em múltiplos projetos, incluindo o filme premiado pela Academy of Motion Pictures, Shrek. Anteriormente, como Gerente de Produção e Animadora Senior na GLOBOGRAPH e TV GLOBO (Rio de Janeiro, Brasil), trabalhou em todas as especialidades de Computação Gráfica, criando story boards, modelagem, "rigging", animação, iluminação, efeitos especiais, composição e edição; trabalhou também em gravações ao vivo para produção e pós-produção de efeitos para comerciais.


 
Mais informações e inscrições em: www.vfxrio.com.br


Informações para a imprensa:

Projeto Paralelo Comunicação: 21 2540 6960

Marcelle Braga: 21 98842 4820

[email protected]



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