A partir de 08/08, durante 8 aulas, serão expostos alguns dos conceitos mais importantes sobre o ANTI-ÉDIPO DE DELEUZE & GUATTARI: a relação entre o capitalismo e a esquizofrenia; a edipianização capitalista e psicanalítica; as tarefas da esquizoanálise e a produção do inconsciente.
Duração: 8 aulas, às terças, de 08/08 a 26/09
Horário: das 20h às 22h
Endereço: Lab Mundo Pensante - Rua Treze de Maio, 825, Bela Vista, São Paulo (próx. ao metrô Brigadeiro e São Joaquim)
Valor do curso: 2x de R$ 200,00. O pagamento da primeira parcela é feito no local do curso, na primeira aula. O pagamento da segunda parcela é feito na quinta aula, em 05/09. Opções de pagamento: cartão de crédito/débito, cheque ou dinheiro. Há também opção de parcelamento em até 10x no cartão (com juros) apenas pela seção "Ingressos disponíveis" deste evento.
*** Desconto de 5% apenas para pagamento do valor total no local do curso, na primeira aula ***
INSCRIÇÕES: entre em contato com filosofia@amauriferreira.com, ou se preferir, pelo link http://fb.me/msg/filosofiamundopensante, e informe o nome completo e e-mail. Vagas limitadas.
* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Haverá certificado de participação.
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas.
A primeira obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, "O Anti-Édipo", é marcada por uma nova teoria do desejo e do inconsciente. Como alternativa à representação psicanalítica do inconsciente (Édipo como dogma), Deleuze & Guattari não dissociam o desejo da produção do inconsciente, ou seja, de um processo esquizofrênico de descodificação e de desterritorialização que funciona independentemente de qualquer interpretação. Para se conservar, o capitalismo precisa separar o desejo desse processo ao edipianizar e culpabilizar o inconsciente. Portanto, o problema prático da esquizoanálise é desedipianizar o inconsciente e, ao mesmo tempo, devolver ao desejo a produção de intensidades.
Aula 1: A interrupção do processo do desejo no capitalismo (axiomatização).
Aula 2: A relação entre o capitalismo e a esquizofrenia.
Aula 3: A edipianização no capitalismo.
Aula 4: O complexo de Édipo e os cinco paralogismos da psicanálise.
Aula 5: As máquinas desejantes e o funcionamento molecular do inconsciente.
Aula 6: A desedipianização do inconsciente e a primeira tarefa positiva da esquizoanálise (retomada do processo de produção do inconsciente).
Aula 7: As duas primeiras teses da segunda tarefa positiva da esquizoanálise.
Aula 8: As duas últimas teses da segunda tarefa positiva da esquizoanálise.
AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor do livro "Singularidades Criadoras". É também autor de livros e artigos sobre a filosofia de Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com
--
Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 825 - Bela Vista - São Paulo - SP
Tel:. 5082-2657
www.mundopensante.com.br
--
Curta nossa fanpage de cursos e encontros filosóficos e receba atualizações: https://www.facebook.com/filosofiamundopensante