13 ago - 2021 • 19:00 > 15 ago - 2021 • 18:00
13 ago - 2021 • 19:00 > 15 ago - 2021 • 18:00
O 1º Hackathon Social de Blumenau
consiste em uma maratona de desenvolvimento a partir de um processo de inovação
aberta conectando o ecossistema de inovação para a transformação dos serviços
presenciais e semipresenciais do Desenvolvimento Econômico, Inovação e
Empreendedorimso do Município de Blumenau para serviços digitais
Os participantes devem apresentar soluções digitais dos serviços prestados diretamente ao cidadão nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorimso.
Poderão ser usados como referência os serviços cadastrados na carta de serviços ao cidadão, disponibilizada no portal https://www.blumenau.sc.gov.br/governo/estrutura-administrativa/pagina/sedec, bem como dos demais órgãos da Prefeitura Municipal de Blumenau.
Serão disponibilizados desafios das áreas específicas conforme listado abaixo. O 1º Hackathon Social de Blumenau visa promover um ambiente de inovação e colaboração entre o governo e a comunidade universitária, mesclando conhecimentos acadêmicos com práticas do mercado profissional, estimulando a criação de solução tecnológica na área do Desenvolvimento Econômico, da Inovação e Empreendedorimo, visando a transferência dessas tecnologias para a sociedade, melhorando a eficiência e agilidade nos serviços à comunidade.
As inscrições estarão abertas, a
partir das 12 horas do dia 01/07/2021, exclusivamente pela plataforma Sympla.
As inscrições não terão custo para o Participante.
As inscrições deverão ser realizadas individualmente, podendo o participante indicar a equipe específica a qual pertence, indicando o nome da equipe no momento da inscrição.
As equipes deverão ter no mínimo 4
e no máximo 6 membros, desde que contenha todos os perfis necessários.
Cada equipe deve apresentar no
mínimo dois perfis de tecnologia, um de design e um de negócio.
Serão disponibilizadas 100 vagas,
por ordem de inscrição, com direito à lista de espera, sendo que as vagas serão
distribuídas entre as áreas de design, tecnologia e negócios, conforme as
equipes forem sendo formadas e esse quantitativo for preenchido.
As vagas
serão ofertadas em conformidade com o perfil dos participantes:
Perfil |
Descrição |
Vagas |
Profissional de negócios |
Participante que possui habilidade para criar algo com valor.
Normalmente determina como seus produtos ou serviços serão desenvolvidos a
partir de um modelo de negócio eficiente. Possui capacidade de planejamento
por meio do estabelecimento de metas para o controle dos resultados e busca
do sucesso de seu empreendimento. É um indivíduo que toma a iniciativa de
empreender, analisa os riscos para viabilidade do projeto e mobiliza os
recursos necessários. Tem a capacidade de demonstrar com clareza os valores e
resultados que uma solução pode trazer. |
25 |
Tecnologia da informação
e comunicação |
Participante com habilidade em programação e
desenvolvimento de sistemas e soluções tecnológicas, seja por meio da
implementação de novos códigos ou pela estruturação e composição de soluções
que atendam aos desafios propostos. Normalmente busca o desenvolvimento de
uma solução que atenda de forma eficiente as demandas do cliente. |
50 |
Designer |
Participante com habilidades para o uso de
ferramentas de design para a comunicação visual. Se preocupa com a
usabilidade da solução desenvolvida. Normalmente é dinâmico e criativo e
possui a habilidade de representar as ideias da equipe com as ferramentas
certas para os momentos certos. |
25 |
Na existência de participantes não
inseridos em equipes, estes serão direcionados pela organização do evento para
integrar equipes que não estejam fechadas, conforme programação do evento.
Todos os participantes devem estar inseridos em alguma equipe.
As equipes que não atingirem o
número máximo de membros deverão aceitar a entrada de novos membros indicados
pela Comissão Organizadora, sob pena de desclassificação.
Não serão aceitas alterações de
equipes a partir do credenciamento no evento, exceto as que forem indicadas
pela Comissão Organizadora para o balanceamento de número de membros de equipes.
Os interessados em participar do evento que não conseguirem realizar sua inscrição em função de eventual esgotamento das vagas, poderão solicitar a sua inscrição em lista de espera.
DESAFIOS DO 1º HACKATHON SOCIAL DE BLUMENAU
DESAFIO GIS - GERÊNCIA DE INCLUSÃO SOCIAL
Ausência
de mecanismo de comunicação ágil e rápida entre a gerência de inclusão social,
os equipamentos de atendimento nos territórios e a comunidade em geral, com
foco prioritário nas comunidades mais carentes, que possibilite acesso a
informações sobre oportunidades no município referente cursos gratuitos, vagas
de aprendizagem e de emprego e serviços existentes nos equipamentos
desentralizados de atendimento (CRAS e CREAS).
O primeiro desafio a ser vencido é criar mecanismos de divulgação/socialização permanentes e constante, de operacionalização mais ágil e que tenha maior alcance na comunidade em geral (promover integração entre as políticas de atendimento a população, assistência social, saúde, cultura, educação e OSC´s).
O segundo desafio a ser vencido é promover ampla divulgação de ações intersetoriais: vagas de cursos, palestras, oficinas e demais atividades, que possibilitem a autonomia e possível superação dos usuários em relação ao Mundo do Trabalho.
DESAFIO BANCO DE ALIMENTOS
O objetivo geral do Plano é propor um conjunto de programas, ações e projetos prioritários de apoio e inovação tecnológica que contribua para a solução dos desafios facilitando o gerenciamento das atividades executados pelo Banco de Alimentos, através de processo informatizado. Este desafio visa buscar soluções que abrange todo o processo, desde o contato do doador, recebimento, distribuição, relatórios, contato recebedor, divulgação e transparência.
O
desafio a ser vencido é implantação de um sistema tecnológico que vai permitir
agilidade e transparência em todo o processo do Banco de Alimentos desde contato
do doador até o destino final da doação.
1 - Criar ferramentas que facilite o acesso de quem pode e quer doar para quem precisa utilizando o Banco de Alimentos como ponte.
2 - Dar transparecia e agilidade nas ações;
3 - Diminuir a impressão de papel realizando o processo através da ferramenta tecnológica tendo como foco sustentabilidade.
SOBRE AS SOLUÇÕES
A solução final deve conter as APIs públicas e descrições de ferramentas, plug-ins e dependências usados no aplicativo, bem como arquivos contendo as imagens e áudios utilizados. A solução deverá ser entregue com a totalidade do código e com documentação completa.
Ao final do evento cada equipe
deverá apresentar um MVP funcional, demonstrado por meio do uso do produto/serviço.
Todos os direitos de propriedade
intelectual de soluções, incluindo projetos e códigos desenvolvidos durante o Hackathon
Social de Blumenau, serão da equipe participante. A versão integralmente
implementada da proposta premiada deverá ser licenciada gratuitamente pelo
proponente à Prefeitura Municipal de Blumenau, Secretaria de Desenvolvimento
Econômico, Inovação e Empreendedorismo, se for de interesse de qualquer destes
entes, sendo que, estes estarão obrigados a respeitar a autoria intelectual,
divulgado o nome dos autores do projeto. Em qualquer caso, o proponente e o
eventual licenciado tem permissão para produzir novas versões e extensões do
produto, livres de monetização.
Os participantes deverão fornecer
todas as informações necessárias para a avaliação da solução, incluindo senhas,
usuários e quaisquer outros recursos necessários à sua execução, devendo ser
informados todos os procedimentos para sua instalação.
AVALIAÇÃO DA SOLUÇÃO
As soluções desenvolvidas durante o evento deverão ser apresentadas pelas equipes para análise e julgamento da Comissão Julgadora em duas vertentes: 1) de negócios avaliadas por meio da apresentação do pitch e 2) tecnológica avaliada por meio do código fonte e sua documentação, conforme cronograma do evento.
A Comissão Julgadora na vertente
de negócios será composta por profissionais de diferentes áreas do ecossistema
de inovação das áreas de tecnologia, design e negócio e/ou áreas correlatas aos
temas do evento, escolhidos pela organização, cujos nomes serão divulgados no
site do evento.
A Comissão Julgadora na vertente
tecnológica será composta por profissionais da área de tecnologia e/ou áreas
correlatas aos temas do evento, escolhidos pela organização, cujos nomes serão
divulgados no site do evento.
Os critérios de avaliação da
solução para a premiação são definidos em duas vertentes:
Vertente de negócio - analisada a partir do pitch das soluções:
Resolução efetiva dos problemas apresentados;
Impactos gerados para a
secretaria;
Impactos gerados para o cidadão
catarinense;
Viabilidade do uso considerando a
implantação da solução; Inovação da proposta de solução;
Facilidade de uso da solução por
parte do poder público e/ou do cidadão; Relação custo-benefício para a
implantação da solução;
Organização da apresentação em
termos de clareza da explicação da solução.
Vertente tecnológica - analisada a
partir da entrega da documentação da solução e do código fonte:
Usabilidade da solução;
Uso de tecnologias inovadoras;
Facilidade de implantação da solução;
Organização do código e facilidade de manutenção da solução;
Organização da documentação da solução.
Após a análise pelas Comissões
Julgadoras, as três equipes com maiores pontuações serão consideradas vencedoras.
CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO
As equipes poderão ser desclassificadas, a critério da Comissão Organizadora, caso as soluções:
a) não estejam de acordo com as
linhas apresentadas como desafios;
b) não atendam às normas deste
regulamento;
c) sejam identificados como plágio
(total ou parcial);
d) não sejam apresentados nos dias e
horas estabelecidos na programação do evento.
e) condutas antiéticas, não
cumprimento das normas internas dos espaços do evento ou desrespeito ao
regulamento ou a outros participantes, bem como à Comissão Organizadora,
mentores e Comissão Julgadora, também podem resultar na desclassificação do
respectivo participante ou da equipe envolvida.
COMISSÃO ORGANIZADORA
A organização do evento é
constituía por uma Comissão Organizadora composta por integrantes da Fábrica Incubadora
Social, Prefeitura Municipal de Blumenau. Secretaria de Desenvolviimento
Economico, Inovação e Empreendedorismo e Centro Universitário SOCIESC de
Blumenau, com as seguintes atribuições:
Proceder à organização e
realização do Hackathon Social de Blumenau em conformidade com o presente
regulamento, praticando todos os atos legais e administrativos necessários;
Coordenar a organização do local
do evento, infraestrutura necessária, recepção e orientação dos participantes;
Acompanhar todas as atividades do
evento e dirimir as dúvidas dos participantes;
Coordenar os horários de início e
de encerramento das atividades;
Avaliar e resolver os casos omissos;
Decidir sobre adiamento de
quaisquer etapas, bem como seu cancelamento definitivo, em caso de
impossibilidade técnica, número insuficiente de participantes ou por outro
problema que inviabilize;
Definir mentores, palestrantes e
comissão julgadora;
Definir os critérios de pontuação
para a avaliação das propostas;
Homologar as deliberações da
comissão julgadora.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Os participantes estão cientes, no
momento da inscrição no Hackathon Social de Blumenau, do conteúdo deste
Regulamento e suas alterações até a data do evento.
A Comissão Organizadora não se
responsabilizará pelos pertences dos participantes, constituindo dever de cada
participante zelar pelos seus pertences e equipamentos.
A Comissão Organizadora não se responsabiliza por
despesas ligadas a transporte e hospedagem para o evento, materiais de consumo
que não os fornecidos e quaisquer outras despesas necessárias para a
participação no evento, sendo estas de responsabilidade dos participantes.
A Comissão Organizadora se compromete
a manter sigilo das informações pessoais dos participantes que forem obtidas
para realização do evento e utilizá-las apenas para este fim.
No ato da inscrição, todos os participantes aderem às disposições, declarando que leram e aceitam todas as disposições constantes deste Regulamento, sem exceção.
É de responsabilidade do
participante verificar a versão mais recente deste Regulamento e documentos
anexos, que podem sofrer alterações a qualquer momento até um dia antes do
início do evento.
A Comissão reserva-se o direito de
modificar o edital a qualquer momento, informando em seu sítio eletrônico as
alterações realizadas com o intuito de dar publicidade aos termos propostos.
Cabe ao participante acompanhar as
publicações acerca do edital, para novas informações.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
UNISOCIESC BLUMENAU | FÁBRICA INCUBADORA SOCIAL | PMB SEDEC
O 1º Hackathon Social de Blumenau será promovido pela Fábrica Incubadora Social, Prefeitura Municipal de Blumenau, Secretaria de de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (SEDEC), Centro Universitário SOCIESC de Blumenau.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.