Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

14º ENAF - Palestras Temáticas

Eventos para você

14º ENAF - Palestras Temáticas

18 ago - 2017 • 08:30 > 18 ago - 2017 • 13:15

Evento presencial em MINASCENTRO, Belo Horizonte - MG
Evento encerrado

14º ENAF - Palestras Temáticas

18 ago - 2017 • 08:30 > 18 ago - 2017 • 13:15

Evento presencial em MINASCENTRO, Belo Horizonte - MG
Evento encerrado

Descrição do evento

Modalidade: Futebol Americano

Horário: 8h30 às 9h15

Tema: O Cenário do Futebol Americano no Brasil

Palestrante: Abraão Coelho


Resumo:            

                                                                                             

O futebol americano é um dos esportes que mais cresce atualmente no Brasil. A ESPN Brasil registrou que no último Super Bowl — final da NFL (National Football League) — houve um aumento de 35% na sua audiência comparado ao ano anterior, impactando mais de 754 mil brasileiros. No Brasil são mais de 200 equipes totalmente equipadas e grandes Arenas abrem seus portões para partidas da modalidade. Além dos campeonatos estaduais e regionais, temos também o campeonato nacional com duas divisões e uma Seleção Brasileira que disputou seu primeiro mundial em 2015.

 

Mini currículo:

                                                                                             

Formado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Abraão é atleta de futebol americano desde 2006. Participou dos primeiros campeonatos interestaduais no país, sendo convocado para a segunda formação da Seleção Brasileira de Futebol Americano em 2008.         

                                                                                                             

Em 2016, é eleito presidente da Federação Mineira de Futebol Americano (FEMFA) com a missão de difundir a modalidade no estado, integrar as equipes em formação e promover eventos que introduzam o futebol americano ao grande público. Nesse mesmo ano, em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais, coordenou a 3ª Edição do Campeonato Mineiro de Futebol Americano que contou com mais de 5.000 pessoas na sua abertura, na Arena Independência, e teve sua grande final — o Minas Bowl — no Mineirão, com público de 8.790 pessoas.

 

Abraão é também Diretor da Regional Sudeste do Departamento de Scouting do Brasil Onças, seleção brasileira de futebol americano.


Modalidade: Rugby

Horário: 9h30 às 10h15

Tema:  O Rugby em Minas Gerais

 

Palestrante: Amanda de Mello Paula

 

  • ·         Educadora física
  • ·         Sete campeonatos mineiros pelo Uni/BHRugby
  • ·         Diretora da Federação Mineira de Rugby
  • ·         Treinadora do Uni/BHRugby feminino
  • ·         Educadora de treinadores World Rugby

 

Conteúdo da palestra:

 

  • ·         Curiosidades sobre o esporte;
  • ·         História do Rugby no Estado;
  • ·         Dificuldades do amadorismo.


Modalidade: Beisebol & Softbol

Horário: 10h30 às 11h15

Tema: Beisebol no Brasil - MLB Caminhos para o Sucesso

Palestrante: Emi Kyouho 

 

Mini currículo :

 

Convidada para representar a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol , a ex-atleta da seleção brasileira de Softbol, atua na causa do esporte BEISEBOL e SOFTBOL há 15 anos em Belo Horizonte. Fundou dois times na capital e atualmente coordena o time BH Capitals, pois é diretora de esportes da Associação Mineira de Cultura Nipo brasileira(AMCNB). Também é técnica de um time de crianças carentes, o Capitals kids no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima .

 

Resumo do conteúdo da Palestra:


  •          Beisebol e seus valores
  • ·        Beisebol no Mundo
  • ·        Beisebol no Brasil
  • ·        Os valores sociais e econômicos
  • ·        Atualidades
  • ·        Beisebol em MG

 

O beisebol é um esporte coletivo, onde há alguns jogadores com perfis diferenciados de atuação. Uns sendo arremessadores, outros bons corredores, ou rebatedores, tornando assim um esporte muito democrático em seu perfil físico e muito estratégico, o que torna os conhecedores deste esporte apaixonados por ele. A apresentação desta palestra: breve colocação das regras, demonstração dos equipamentos utilizados e diferenciação do Beisebol e do Softbol. Estes dois esportes estarão novamente nas olimpíadas de Tóquio em 2020 e com isso ele está se fortalecendo em diversos países, sendo economicamente muito forte nos Estados Unidos e no Japão, e muito populares e praticados também na América Central. No Brasil era mais praticado em comunidades nipônicas, mas atualmente há uma importante difusão entre muitos brasileiros. Devido ao aumento de interessados no beisebol, a cada ano há mais e mais brasileiros ingressando em importantes times no exterior. Necessitamos, portanto, mais e mais profissionais da educação física experientes nesta modalidade crescente.


Modalidade: Esgrima em cadeira de rodas

Horário: 11h30 às 12h15

Tema: Da Socialização à Competição - Desafios de Armas

Palestrante: Kleber Silveira de Castro

 

Mini currículo:

                                                                                                             

Graduado em Educação Física . Em 2010 participei, como atleta, de um Campeonato Brasileiro de Esgrima (convencional) e vi pela primeira vez  a Esgrima em Cadeira de Rodas. Perguntei aos meus colegas professores de esgrima em BH porque não havia a modalidade na capital mineira e disseram que não tinha professor. Então, montei um projeto, me capacitei e captei interessados que, com muito trabalho, tornaram-se atletas de um esporte apaixonante, rápido, preciso e sagaz. Nessa palestra vou contar como foi o começo do projeto – de uma ideia que era “oferecer a Esgrima em Cadeira de Rodas” e que se transformou, além da atual e sempre socialização, num grupo de competição do mais alto nível, com campeões nacionais ostentando em seus peitos medalhas de ouro. Mas para isso houve superação, desafio, trabalho e dedicação e mais. Claro, não tem segredos, tem fatos: venha assistir e conhecer.

 

Técnico de Esgrima em Cadeira de Rodas desde 2011, já treinou mais de 20 paratletas em Belo Horizonte, sendo que 5 já ganharam medalhas em competições nacionais, com conquistas de Campeonatos Brasileiros e Copas Brasil, vários 2º e 3º lugares. É técnico assistente da Seleção Brasileira de Esgrima em Cadeira de Rodas. Foi condutor da Tocha Olímpica selecionado pelo trabalho voluntário que faz há 7 anos. É Capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sendo professor de Educação Física, Treinamento Físico Militar e Natação na Corporação. Atualmente trabalha como piloto de helicóptero no Batalhão de Operações Aéreas.

 

Horário: 12h30 às 13h15

Tema: Minas Esportiva Incentivo ao Esporte

Palestrante: Thiago Souza Santana

                                                              

Mini currículo:

 

Graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, especialista em ‘Gerenciamento de Projetos’ e ‘Gestão de Equipes e Viabilidade de Projetos’ e mestrando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente atua como Diretor de Gestão de Lei de Incentivo ao Esporte na Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais.

 

Resumo da palestra:

 Apresentação do Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, do fluxo do mecanismo e de cada uma de suas etapas, desde a apresentação do Projeto Esportivo até a execução e a prestação de contas.                                                                                       




 

Local

MINASCENTRO

Avenida Augusto de Lima, 785 Centro

Belo Horizonte , MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.