Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

16ª Mostra Brasileira de Dança - Conceição em Nós - Grupo Experimental (PE)

Eventos para você

16ª Mostra Brasileira de Dança - Conceição em Nós - Grupo Experimental (PE)

15 dez - 2021 • 19:00 > 15 dez - 2021 • 19:50

Evento presencial em Teatro do Parque , Recife - PE
Evento encerrado

16ª Mostra Brasileira de Dança - Conceição em Nós - Grupo Experimental (PE)

15 dez - 2021 • 19:00 > 15 dez - 2021 • 19:50

Evento presencial em Teatro do Parque , Recife - PE
Evento encerrado

Descrição do evento

Espetáculo: CONCEIÇÃO EM NÓS com Grupo Experimental (PE)

Baseado no documentário longa metragem Conceição em nós (que estreou em novembro de 2021), o Grupo Experimental apresenta o espetáculo de dança Conceição (originalmente criado em 2007), agora em um formato que reflete os tempos que vivemos, neste cenário de desmonte da cultura, de desgoverno no país. É um mergulho no tempo em várias direções: nasce calcado no presente deste ano de pandemia de Covid 19, quando nos vimos impedidos de conviver presencialmente e, mais ainda, a classe artística, cujo modo de produção sempre fora presencial e em coletividade, foi afetada drasticamente, e ficou sem poder trabalhar. Com a retomada das atividades, Conceição em Nós, se apresenta incorporando em seu cenário, nos adereços, no desenho de luz e nos corpos de um elenco totalmente feminino a força da arte combatendo os tempos sombrios, em desmonte e, ao mesmo tempo, em renascimento sempre.

Sob a direção de Mônica Lira, com dramaturgia de Monica Lira e Renata Pimentel, Conceição é uma criação calcada na festa do Morro, em celebração a Nossa Senhora da Conceição. É uma festa da fé, mas também do sincretismo, do profano e do sagrado, encontro que revela as camadas da política de segregação e exclusões sociais e econômicas marcantes no Brasil: miséria, indigência, lixo, cores, burburinho, barulho, música, velas, bebidas e devoção.

Ficha Técnica do espetáculo:

Concepção e direção: Mônica Lira

Dramaturgia: Mônica Lira e Renata Pimentel

Intérpretes criadoras:
Anne Costa
Gardênia Coleto
Jennyfer Caldas
Lilli Rocha
Maria Agrelli
Mônica Lira
Rafaella Trindade

Trilha sonora: Thomas Alves Souza

Iluminação: Beto Trindade

Concepção: Marcondes Lima

Execução: Renata gamelo, Josivan Rodrigues, Flavia Lira (coletivo pardieiro)

Figurino: Marcondes Lima e Maria Agrelli

Confecção: Maria Lima

Concepção saia original: Henrique Celibi

Cenário: Renata Gamelo

Concepção da saia - Silvio Barreto e Carlos Moura

Confecção saia - Silvio Barreto e Maria Glória

Design gráfico - Carlos Moura

Fotografia: Rogério Alves

Assessoria de comunicação/mídias sociais: Marta Guimarães


Grupo Experimental (PE)

Grupo Experimental nos 27 anos de sua trajetória traz no seu currículo mais de 20 obras de dança. Circulando por todas as regiões do Brasil, além dos países: Peru, Equador, Argentina, Chile, Paraguai, Portugal, Itália e Espanha. Entre os anos de 2004 a 2014 realizou o projeto social Núcleo de Formação em Dança atendendo mais de 600 jovens. Ainda na área de formação, desenvolve o projeto de capacitação Reciclarte com 5 edições realizadas.

Atualmente o Grupo vem trabalhando a obra Pontilhados – intervenções humanas em ambientes urbanos, com a primeira criação em 2016, o projeto foi comtemplado através do edital Rumos do Itaú Cultural, com a pesquisa e intervenção nas cidades de Porto Alegre e São Paulo, ainda no Recife em 2019 a obra é realizada no Pátio de São Pedro. Como desdobramento da experiência de Pontilhados, o grupo apresenta a intervenção urbana Experiencidade, que utiliza a metodologia de Pontilhados para experimentar o universo da rua com artistas vivenciando uma experiência sensorial. No final de 2019 estreia a obra "Antes que desapareça" na reinauguração do Teatro Fernando Santa Cruz; Agora nesse momento de pandemia (2020/2021) desenvolveu junto a sua diretora Mônica Lira a residência artística virtual Experienciaemcasa - Sobre o dia que a minha casa virou o mundo, realizada através do Sesc PE e Sesc de Araraquara; a vídeodança "Dança em Silêncio aos Mortos"; com incentivo da Lei Aldir Blanc produz "Os Ratos não Estão no Porão", uma vídeodança que trata da realidade do país e dos seus artistas; lançamento do filme documentário "Conceição em Nós", com financiamento do Funcultura e temporada pelo Itaú Cultural durante todo mês de novembro; a última ação foi a participação na Jornada de Dança da Bahia com a residência artística Pontilhados, apresentando uma intervenção no Pelourinho como resultado com o título "Pontilhados- possíveis pistas para uma dramaturgia"; em 2022 o grupo inicia o ano com a realização do projeto Reciclarte em sua 6a edição confirmada para fevereiro de 2022, que será realizado na Usina Santa Terezinha em Água Preta (PE).


16ª MOSTRA BRASILEIRA DE DANÇA – EDIÇÃO PRESENCIAL

A Mostra Brasileira de Dança (MBD) acontece, de forma presencial, seguindo todos os protocolos sanitários da Covid, de 11 a 19 de dezembro de 2021, nos: Teatro do Parque, de Santa Isabel e Luiz Mendonça. Na estreia, no dia 11, a Mostra apresenta o icônico e aplaudido espetáculo “As canções que você dançou pra mim”, da Focus Cia de Dança, do Rio de Janeiro, inspirado na beleza e no encanto das canções de Roberto Carlos. Em seguida, no dia 12, tem “Bichos Dançantes”, um espetáculo infantil também produzido pela Focus. No dia 15, o Grupo Experimental, do Recife, apresenta “Conceição em Nós”. No dia 16, é a vez do grupo Destramelar exibir “DNA do Frevo”, e no dia 17, Marcus Katu Buiati e Edson Beserra, de Brasília, apresentam “Velejando Desertos Remotos”.

Finalizando a Mostra, no dia 19, acontece uma novidade: a Noite de Gala. O evento é uma forma de apoiar e incentivar a presença das academias de dança da cidade durante a Mostra. O Ballet Cláudia São Bento abre a noite com a “Suíte do Ballet Coppélia”, acompanhado, em seguida, da apresentação do grupo Endança, que exibe a “Suíte ao Ar” e, finalizando a noite, a Companhia de Dança Fátima Freitas apresenta “O Quebra Nozes II Ato”. 

A Mostra Brasileira de Dança é uma realização da Fervo Projetos Culturais e da Paulo de Castro Produções, através do incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura – SIC, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura, Prefeitura do Recife e, na esfera governamental, do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA -, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco, com apoio da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco – APACEPE. 


POLÍTICA DE CONVIVÊNCIA DENTRO DO TEATRO:

  •  É proibido o consumo de alimentos ou bebidas;

  •  É proibido filmar ou fotografar sem autorização.


PROTOCOLO DE SEGURANÇA:

  • Comprovantes das duas doses da vacina contra o COVID19;

  • Em caso de apenas uma dose, apresentar comprovante de PCR negativo, com teste feito 48h antes da apresentação;

  • Ou conforme protocolo vigente do Governo do Estado de Pernambuco;

  • Uso obrigatório de máscara durante o evento.


SOBRE MEIA ENTRADA:


  • Crianças de 2 a 7 anos, sem carteira de estudante;

  • Estudantes (crianças a partir dos 8 anos);

  • Professores;

  • Pessoas com deficiência e seu acompanhante;

  • Idosos;

  • Doadores de sangue ou medula, mediante apresentação de comprovante obtido no Hemope;

  • Jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos (até 2 salários mínimos);

  • Artistas e técnicos com registro profissional regulamentado (DRT);

  • Artistas, técnicos e profissionais das artes filiados ao SATED.

 É obrigatória a apresentação no teatro, no momento da entrada, a documentação que comprove o direito ao benefício de acordo com a legislação em vigor. 


POLÍTICA SOBRE INGRESSOS:


●       Não nos responsabilizamos por ingressos adquiridos em pontos de venda não autorizados;

●       O ingresso é pessoal (nominal). É indispensável a apresentação de um documento de identificação original com foto, juntamente com o ingresso impresso ou no aplicativo da Sympla para validação de titularidade;

●        A troca de titularidade poderá ser realizada no aplicativo da SYMPLA; 

●       Em caso de arrependimento da compra, o reembolso do valor do ingresso somente será efetuado caso a solicitação seja feita no prazo de até 7 (sete) dias a contar da data da compra, e desde que realizado o pedido de devolução com, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do horário de início do evento. Essa solicitação deve ser feita pelo titular da compra através do e-mail: participante@sympla.com.br;

●       Caso não tenha recebido o ingresso (ou inscrição) em seu e-mail, você pode acessá-lo a qualquer momento através do aplicativo da Sympla, no site da Sympla (menu “Meus pedidos”) ou entrando em conato através do e-mail participante@sympla.com.br

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Teatro do Parque

Rua do Hospício, 81 Boa Vista

Recife, PE

Termos e políticas

Sobre o produtor

Fervo Projetos Culturais

A Fervo Projetos atua no segmento cultural de 2011. É especialista na produção executiva de eventos, projetos artísticos e festivais de artes cênicas. Desde 2017 atua no desenvolvimento conteúdos voltados para primeira e segunda infância. Realizou temporada na cidade do Recife e no Distrito Federal, onde envolveu a participação de renomadas companhias brasileiras. O nosso propósito é contribuir com o desenvolvimento das pessoas através da arte e da cultura. Saiba mais em www.fervoprojetos.com

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.