A partir de 16/01, durante quatro aulas, serão expostos alguns dos conceitos mais importantes sobre a GENEALOGIA DA MORAL EM NIETZSCHE: a diferença entre o "bom e ruim" e o "bom e mau"; o ressentimento como memória das marcas e como modo de ser vingativo; a má consciência como interiorização dos impulsos ativos e como sentimento de culpa; a organização sacerdotal e o ideal ascético.
Duração: 4 aulas, às terças, de 16/01 a 06/02
Horário: das 20h às 22h
Endereço: Lab Mundo Pensante - Rua Treze de Maio, 825, Bela Vista, São Paulo (próx. ao metrô Brigadeiro e São Joaquim)
Valor do curso: R$ 200,00. O pagamento é feito no local do curso, na primeira aula. Opções de pagamento: cartão de crédito/débito, cheque ou dinheiro. Há também opção de parcelamento em até 10x no cartão (com juros) apenas pela seção "ingressos disponíveis" deste evento.
INSCRIÇÕES: entre em contato com filosofia@amauriferreira.com, ou se preferir, pelo link http://fb.me/msg/filosofiamundopensante, e informe o nome completo e e-mail. Vagas limitadas
* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Haverá certificado de participação.
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas.
Em "Genealogia da moral", Friedrich Nietzsche sublinha a importância do conhecimento das condições e circunstâncias em que os valores morais vigentes surgiram, ou seja, é necessário investigar sob quais condições o homem inventou o “bom” e o “mau”. Essa investigação implica necessariamente alguns conceitos essenciais da filosofia nietzschiana: a relação entre vontade de potência e fisiologia, os valores morais como sintomas de um modo de existir ressentido e a expansão do sentimento de culpa a partir da interpretação sacerdotal do sofrimento. Portanto, culpa e ressentimento são inseparáveis de uma moral que reprime continuamente as forças ativas do homem, impedindo-o de criar novos valores.
Aula 1: A exigência nietzschiana por uma crítica dos valores morais, ou seja, de colocar em questão o valor dos valores morais vigentes. A relação entre fisiologia e valor moral.
Aula 2: O ressentimento como memória das marcas e como espírito de vingança. A inversão dos valores a partir do ressentimento. A diferença entre o "bom e ruim" e o "bom e mau".
Aula 3: A má consciência como interiorização das forças ativas e a reprodução do sentimento de culpa pela moral.
Aula 4: As medicações do sacerdote-pastor, o homem-rebanho e o ideal ascético.
AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor do livro "Singularidades Criadoras". É também autor de livros e artigos sobre a filosofia de Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com
--
Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 825 - Bela Vista - São Paulo - SP
Tel:. 5082-2657
www.mundopensante.com.br
--
Curta nossa fanpage de cursos e encontros filosóficos e receba atualizações: https://www.facebook.com/filosofiamundopensante