Inscrições abertas para uma nova travessia! Nosso curso de jornalismo alternativo tem duração de 3 meses, com aulas todos os sábados a partir do dia 13 de maio, das 15h às 18h30 na Escola de Cidadania (praça Parobé, 130, 9 andar). Não é preciso ser estudante ou ter formação em Jornalismo para se inscrever, já que um dos objetivo do curso é difundir o midialivrismo e o pensamento crítico sobre a mídia.
O curso tem como objetivos incentivar o desenvolvimento do jornalismo crítico e a criação de novos veículos independentes. Nos três meses de aula, serão abordados tópicos como a história do jornalismo alternativo, o exercício da empatia na profissão, políticas públicas, diferentes narrativas do jornalismo e sustentabilidade dos veículos independentes. Um ebook ou site ligado ao Nonada será lançado como trabalho final da turma ao fim do curso.
A iniciativa faz parte da campanha de financiamento coletivo contínuo do Nonada, que também conta com contribuições espontâneas a partir de R$ 5,00. Além disso, 5% do total arrecadado com a campanha será destinado ao Fundo de Jornalismo Alternativo lançado pelo Nonada, que é voltado a incentivar o cenário da mídia livre no Rio Grande do Sul.
Mais informações: cursos@nonada.com.br
MÓDULOS
13/05 e 20/05: Pra que(m) serve o jornalismo alternativo?
As diferenças entre jornalismo alternativo e comunitário. Iniciativas históricas e contemporâneas. Midialivrismo.
Participação - Confirmados até agora: Alexandre Haubrich, do Jornalismo B, e Márcio Figueira, da TV Restinga.
27/05 e 03/06: Sensibilidade e voz no jornalismo
Representatividade nas questões étnicas, de gênero e de orientação sexual. Lugar de fala e lugar do mediador. Empatia no exercício do jornalismo.
Participação - Em breve, mais informações.
10/06 e 17/06: Deriva jornalística
Discussão sobre a teoria da deriva e o jornalismo. Caminhada pelo centro da cidade, diferentes visões sobre uma pauta. Acessibilidade, ocupação do espaço público e luta pela moradia.
Participação - Confirmados até agora: Theo Lima (Teoria da Deriva).
24/06 e 01/07: Narrativas no Jornalismo
Exposição dos diferentes tipos de narrativas jornalísticas impressas, na web, em imagens. A diferença entre reportagens, críticas e textos opinativos. Introdução ao fotojornalismo.
Participação - Em breve, mais informações.
08/07 e 15/07: Políticas públicas e Jornalismo de dados
Como acessar os portais de transparência? Aulas de orientação nesse sentido e também de como entender a a função das principais instituições públicas brasileiras. Jornalismo de dados e sua importância na era pós industrial.
Participação - Confirmados até agora Francisco Santos.
22/07 e 29/07: Sustentabilidade jornalística e fechamento do curso
Apresentação de diferentes formas de sustentabilidade para o jornalismo. Como se manteve a mídia até o começo da internet? Discussão sobre modelos alternativos de sobrevivência jornalística.
Participação - Em breve, mais informações.