Jornalismo Especializado:
O que melhorar com as Tecnologias Digitais
2º Fórum de Jornalismo Especializado na era digital
A divisão de uma publicação em setores ou editorias tomou forma com a revista Life nos Estados Unidos. Embora sempre presente na cobertura de revistas e sobretudo dos jornais, foi a partir dos anos 1940 que se cristalizou essa orientação. No Brasil dos anos 1970, com o relevo imposto pelas medidas econômicas e a importância do mundo financeiro, o Jornalismo Econômico se impôs pela necessidade de traduzir para o leitor o “economês”. A especialização foi a resposta a essas demandas do leitor. Sempre o foco no leitor. A adoção da Inteligência Artificial (com o uso de autômatos e machine learning) e os novos panoramas trazidos pela neurociência e a biotecnologia mudam muitas das práticas da medicina e dos tratamentos preventivos, a exigência do cuidado com o meio-ambiente, devastado por incêndios, vazamento de petróleo, colocando em risco a reprodução de tartarugas e da fauna marinha, como somos informados todos os dias.
Para discutir esses temas com editores e diretores de publicações da capital e do interior de São Paulo, cidades litorâneas e editores de publicações comunitárias, o 2º Fórum de Jornalismo Especializado apresentará dois painéis, com a participação de premiados, diretores de publicações e autoridades em cada setor. Entre os dois painéis, um diálogo/debate com gestores de duas das plataformas que mais trabalham com a informação. Eles mostrarão os melhores usos da comunicação na era digital na Unibes Cultural, dia 25 de novembro.
A entrada é gratuita, condicionada a doação de um quilo de alimento não-perecível ou um pacote de fraldas descartáveis, que serão destinados à Casa Hope.
2º Fórum de Jornalismo Especializado
Data: 25 de novembro de 2019, das 14h00 às 18h00.
Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2.500 – ao lado da Estação Sumaré do Metrô – São Paulo
Programação
13h30 | Credenciamento
14h00 - 15h30 | Painel 1
Jornalismo especializado e dispositivos Digitais
Foco em pequenos grupos: seu jornal não irá competir com o Google ou Facebook, ensina Jeff Jarvis
Participantes
Antonio Nóbrega, da TVTem, especializado em cobertura rural e agronegócio
Carlos Aros, Panflix, Rádio Jovem Pan, de São Paulo
Victor Bolzan, diretor dos jornais A Voz da Terra (Assis) e Diário do Vale (Cândido Mota)
Mediador: Kaluan Bernardo, do TAB UOL
15h30 - 16h15 | Conversa
Gestores das duas plataformas mais voltadas para a prática do jornalismo online. O que eles têm a oferecer?
Participantes
Luiz Henrique Matos, gerente do Google News Initiative
16h15 - 17h45 | Painel 2
Como abordar temas relacionados com saúde e meio ambiente? O que você conhece sobre os interesses e necessidades do seu leitor?
Participantes
Deborah Oliveira, do ITMídia
Diogo Sponchiato, diretor da revista Saúde, da Editora Abril
Natália Cuminale, especializada em comunicação de saúde
Mediador: Filipe Vilicic, especialista em plataformas digitais e editor da revista Veja
18h00 | Encerramento
Ficou alguma dúvida? Só entrar em contato com nossa equipe - (11) 9.4028-4156 / (11) 9.4753-3057