17 jun - 2019 • 16:00 > 12 jul - 2019 • 18:00
17 jun - 2019 • 16:00 > 12 jul - 2019 • 18:00
Sobre o programa
O programa SPEED Lab tem o objetivo de criar startups, trabalhando desde a fase de ideação ou operação inicial até o ingresso no mercado.
O desenvolvimento proposto às startups, acontecerá por meio de metodologias e ferramentas para a capacitação, mentorias e avaliação diante da execução das tarefas por parte das equipes participantes.
Quem pode participar?
Empreendedores que possuem uma ideia de negócio e equipe formada. Poderão se inscrever no programa no mínimo 2 e no máximo 4 integrantes por equipe.
Não serão aceitas inscrições individuais.
Como participar?
1º Passo: As equipes interessadas poderão se inscrever nesta página a partir do dia 20 de maio de 2019 até o dia 13 de junho de 2019. No formulário de inscrição, é importante que todos os integrantes da equipe padronizarem a descrição do campo “Nome da ideia de negócio”.
ATENÇÃO! A inscrição no Sympla NÃO GARANTE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA! Fique atento aos próximos passos!
2º Passo: Grave um vídeo de até 3 (três) minutos apresentando a equipe e sua ideia de negócio. É aconselhado ressaltar na apresentação os três seguintes tópicos:
- Perfil dos integrantes da equipe;
- Qual a dor ou problema de mercado a ideia de negócio resolve;
- Qual a sua ideia de negócio.
3º Passo: Poste o vídeo no youtube e nos envie o link por e-mail com o seguinte Assunto: "[Programa SPEED Lab] Nome da ideia de negócio de vocês". Nosso e-mail para contato é: pre.critt@gmail.com
Segue a orientação para postagem no Youtube:
3.1_ Faça login no YouTube;
3.2_ Na parte superior, clique em "Enviar";
3.3_ Selecione "Enviar vídeo".
Obs: O vídeo pode ser feito por apenas um integrante da equipe.
Após a realização desses três passos, a equipe do setor de Empreendedorismo ficará responsável em analisar as propostas inscritas e selecionar até 12 equipes para participar da primeira etapa do programa. Os quesitos avaliados na seleção serão: Perfil dos empreendedores, Relevância do problema, Viabilidade técnica do produto ou serviço; Potencial de mercado, Grau de inovação tecnológica e Escalabilidade. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 14/06/2019 no site do CRITT UFJF (https://www.ufjf.br/critt/).
Programação SPEED Lab
O programa está dividido em duas etapas:
1ª ETAPA
A primeira etapa será destinada para desenvolver a ideia e realizar validações necessárias, conforme o detalhamento:
1º dia- 17/06/2019 (segunda-feira): Apresentação do programa SPEED Lab e conteúdo voltado para empreendedorismo e desenvolvimento da ideia;
2º dia- 19/06/2019 (quarta-feira): Participantes apresentam suas ideias de negócios e recebem feedbacks da banca avaliativa;
3º dia- 24/06/2019 (segunda-feira): Apresentação de conteúdo voltado para a definição do perfil do cliente;
4º dia- 28/06/2019 (quarta-feira): Participantes apresentam suas ideias de negócios, além de enfatizar o perfil do cliente. Ao fim, recebem feedbacks da banca avaliativa;
5º dia- 01/07/2019 (segunda-feira): Apresentação de conteúdo voltado para a validação da solução;
6º dia- 05/07/2019 (sexta-feira): Participantes apresentam suas ideias de negócios, além de enfatizar a validação da solução. Ao fim, recebem feedbacks da banca avaliativa;
7º dia- 08/07/2019 (segunda-feira): Apresentação de conteúdo voltado para a modelagem do negócio;
8º dia- 12/07/2019 (sexta-feira): Participantes apresentam suas ideias de negócios, além de enfatizar a modelagem do negócio. Ao fim, recebem feedbacks da banca avaliativa e seletiva.
Ao fim da primeira etapa serão selecionados até 6 (seis) equipes para receberem o apoio na segunda etapa do programa SPEED Lab. Além dos integrantes do setor de Empreendedorismo, tal processo conta com avaliadores externos ao CRITT/UFJF que participam da banca seletiva.
2ª ETAPA
A segunda etapa terá como foco principal desenvolver o mínimo produto viável (MVP) e iniciar a captação de clientes. Além dessas entregas outros pontos serão desenvolvidos, tais como: Canvas, TRM, Definições contratuais da equipe, Plano de Marketing, Planejamento estratégico e Estudo de viabilidade financeira.
A duração da segunda etapa será de até 2 meses, com previsão de início no dia 22 de julho de 2019. Durante o período ocorrerão apresentações de metodologias e ferramentas relativas aos temas descritos acima, mentorias e apresentações por parte da equipe visando os feedbacks.
Ao fim da segunda etapa ocorrerá o SPEED Day, onde as equipes participantes apresentarão sua startup à investidores e parceiros.
Quando será o início do curso?
A primeira etapa terá início no dia 17 de junho de 2019.
Qual será a duração do programa?
A primeira etapa terá duração de 1 mês, totalizando 20 horas de conteúdo, apresentações e mentorias.
A segunda etapa terá duração de 2 meses.
Onde serão realizados os encontros?
O programa será realizado no espaço SPEED Lab no CRITT, Campus Universitário, próximo ao Instituto de Artes e Design - IAD .
Quais os dias e horários?
A 1ª Etapa acontecerá nos dias 17/06/2019, 19/06/2019, 24/06/2019, 28/06/2019, 01/07/2019 05/07/2019, 08/07/2019 e 12/07/2019, sempre no horário de 16h às 18h. Para a 2ª Etapa os dias e horários serão agendados com as equipes selecionadas.
Há algum custo para participar do programa?
A inscrição para o programa SPEED Lab é oferecida de forma gratuita.
Rua José Lourenço Kelmer, S/N, Próximo ao IAD, São Pedro
Juiz de Fora, MG
CRITT/UFJF
Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia - CRITT/UFJF
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.