Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

34º Encontro do Projeto Fundão UFRJ - Matemática

Eventos para você

34º Encontro do Projeto Fundão UFRJ - Matemática

14 set - 2018 • 08:00 > 14 set - 2018 • 17:30

Evento encerrado

34º Encontro do Projeto Fundão UFRJ - Matemática

14 set - 2018 • 08:00 > 14 set - 2018 • 17:30

Evento encerrado

Descrição do evento

Programação

14 DE SETEMBRO DE 2018

8 horas

Credenciamento

9 horas

Abertura e

Comemoração dos 35 anos do Projeto Fundão.

10h30 – 12 horas

Mesas Redondas simultâneas

12 horas – 13h30

Intervalo para almoço

13h30 – 14h30

Exposição de Pôsteres e Café

14h30 – 17h30

Minicursos


Atenção: Sócio da SBEM com anuidade em dia tem desconto na inscrição.

Nenhum texto alternativo automático disponível.


Chamada para Pôsteres

Serão aceitas submissões para a apresentação de pôsteres durante o evento (Ver programação). Prazo para submissão: até 31/08 (PRAZO PRORROGADO).

A apresentação do pôster, se aceito, exige inscrição no evento

Instruções para submissão de resumo: Opte por Submissão de Pôster na relação de ingressos do evento. Serão solicitados: título do trabalho, relação de autor(es) com a(s) respectiva(s) instituição(ões) e resumo com 400 a 500 palavras, sem figuras nem gráficos, no qual seja descrito de forma clara em que consiste a experiência ou pesquisa a ser apresentada.


Mesas Redondas

MR1 – Matemática nos Anos Iniciais

Elizabeth Ogliari (Projeto Fundão, SEEDUC/RJ) (coord.), Ana Maria Abrahão (UNIRIO) e Luzia da Costa Tonon Martarelli (UNIRIO)

MR2 – Desafios e Perspectivas do Ensino de Matemática na Educação Especial e Inclusiva

Claudia Segadas (Projeto Fundão IM/UFRJ) (coord.), Fábio Bernardo (Projeto Fundão, IBC) e Edson Akira (INES)

MR3 – Currículo

Leticia Rangel  (Projeto Fundão, CAp/UFRJ) (coord.), Lucia Tinoco (Projeto Fundão IM/UFRJ) e Adriano Vargas Freitas (UFF)


Minicursos

Minicurso 1 – Modelo de Barras para Resolução de Problemas – Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)

São objetivos deste minicurso apresentar, aplicar e discutir o Modelo de Barras (também conhecido como Método de Singapura) como estratégia para a resolução de problemas apresentados em palavras (“math word problems”) próprios do Ensino Fundamental. Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II.

Minicurso 2 – Educação Financeira de acordo com a BNCC – Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)

A proposta deste minicurso é discutir os conteúdos e abordagens de Matemática Financeira constantes da nova versão da BNCC, sugerindo problemas práticos e reais para a Educação Básica, envolvendo planilhas e tomada de decisões. Público Alvo: Professores dos Ensinos Fundamental II e Médio.

Minicurso 3 – Abordagem das Estruturas Multiplicativas na Perspectiva da Resolução de Problemas – Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)

Este minicurso visa proporcionar, no contexto da resolução de problemas, a discussão das estruturas multiplicativas e auxiliar o professor no desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitem aos alunos a compreensão das ideias das situações-problema e a relação dessas ideias com as operações de multiplicação e divisão. Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental I

Minicurso 4 – Ensino de Matemática para Alunos Surdos e para Alunos com Deficiência Visual: Recursos e Adaptações – Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)

Iremos apresentar neste minicurso atividades envolvendo ensino de área, perímetro, combinatória e funções, mostrando ao professor adaptações e recursos utilizados com alunos surdos ou com deficiência visual. Público Alvo: Professores dos Ensinos Fundamental e Médio.

Minicurso 5 – Há muitos Assuntos para Ensinar. O que de Fato é Importante?  – Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)

Nos programas de matemática de 6º ao 9º ano do EF há muitos assuntos a ensinar em pouco tempo. O que é essencial? Haverá discussão sobre a importância de ensinar certos tópicos e as razões dessa importância. Exploração de atividades envolvendo assuntos considerados importantes em pesquisa  realizada. Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental II.

Minicurso 6 – Geometria Espacial: Explorando Representações 2D de Objetos 3D via Materiais Concretos e Digitais – Humberto Bortolossi (IME/UFF)

Este minicurso tem objetivo levar o participante a compreender como representações 2D de objetos 3D obtidas por projeções em perspectiva e paralelas fornecem modelos matemáticos que auxiliam na compreensão de como vemos, comunicamos e interagimos com o mundo. As atividades são do projeto “Livro Aberto de Matemática”. Público Alvo: Professores dos Ensinos Fundamental II e Médio.

Minicurso 7 – Probabilidade no Ensino Médio – Flávia Landim e Nei Rocha (IM/UFRJ)

Neste minicurso serão trabalhadas as atividades propostas no capítulo de probabilidade do projeto Livro Aberto de Matemática para o Ensino Médio. As atividades abordarão as noções de probabilidade sob os pontos de vista clássico, frequentista e subjetivo, as regras básicas da probabilidade e a definição de probabilidade condicional. Público Alvo: Professores do Ensino Médio.

Minicurso 8 – Jogos no Ensino de Matemática – Equipe do Projeto Fundão (IM/UFRJ)

Jogos e brincadeiras desafiadoras, em situações do cotidiano ou não, envolvendo raciocínio lógico, visualização, pensamento geométrico, e conteúdos de operações elementares, geometria e educação financeira, incluindo atividades específicas para ensino inclusivo de matemática. Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II

Minicurso 9 –  Objetos de Aprendizagem para uma Abordagem Dinâmica e Interativa de Funçã no Ensino Médio – Wanderley Rezende (IME/UFF)

Apresentaremos objetos de aprendizagem construídos com planilha eletrônica e um software de matemática dinâmica, abordando os seguintes temas: sequências numéricas (progressões aritméticas, progressões aritméticas de segunda ordem e progressões geométricas) e suas representações gráficas; comportamentos variacionais das funções afim, quadrática e exponencial; problemas de otimização em contextos geométricos. Público Alvo: Professores do Ensino Médio.

Minicurso 10 – Imersão no Laboratório Sustentável de Matemática Itinerante – Daniela Mendes Vieira da Silva – (SEEDUC-RJ e Doutoranda do PEMAT IM/UFRJ)

Objetivando trocar experiência e refletir sobre práticas pedagógicas atuais, exploraremos atividades do Laboratório Sustentável de Matemática (LSM), envolvendo: espaço e forma, grandezas e medidas, tratamento da informação e números e operações. Após apresentação dos materiais, os participantes em grupos vivenciarão as atividades, em rodízio, finalizando com reflexão conjunta. Público Alvo: Professores dos Ensinos Fundamental e Médio.


Projeto Fundão - Setor Matemática

http://www.matematica.projetofundao.ufrj.br/

Local

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro - CCMN/UFRJ

Avenida Athos da Silveira Ramos 149, 274 Cidade Universitária

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

Projeto Fundão

Desde 1982, quando ainda não tinha este nome, a equipe do Setor Matemática do Projeto Fundão realiza atividades de Extensão Universitária na área de formação continuada de professores de Matemática, com grande aceitação em todo país.Tais atividades são integradas a pesquisas na área de Educação Matemática reconhecidas internacionalmente.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.