Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

A construção do mundo mágico: da literatura ao cinema

Eventos para você

A construção do mundo mágico: da literatura ao cinema

07 jun - 2021 • 19:30 > 30 jun - 2021 • 21:30

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

A construção do mundo mágico: da literatura ao cinema

07 jun - 2021 • 19:30 > 30 jun - 2021 • 21:30

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Descrição do evento

Sabemos que mundos fantásticos têm uma grande capacidade de encantar o público, seja na literatura ou no cinema. Mas por que essas histórias fazem tanto sucesso? Quais são seus elementos formativos? Como narrativas se tornam inesquecíveis e permanecem conosco, mesmo depois que terminam? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste curso.

Tendo a obra de Harry Potter como ponto de partida, utilizaremos estudos da teoria literária e da teoria do cinema para estudar a construção do espaço, do tempo da narrativa e dos personagens principais de uma história. Apresentaremos ainda as referências cinematográficas que influenciaram a saga e debateremos como o universo criado por Rowling influenciou uma geração de leitores e cinéfilos. Ao final, os(as) participantes estarão aptos a observar e reconhecer as ferramentas necessárias para construir uma boa história de fantasia.

Ao se inscrever, o(a) participante também tem acesso a: 

  • Grupo exclusivo no telegram
  • Apostila com conteúdos extras
  • Aulas gravadas para assistir por um período de até 60 dias (após a conclusão do curso)
  • Certificado de participação
  • 16h horas de aula 

Ao todo, o curso possui quatro módulos, sendo que cada um conta com 2 aulas, uma de literatura ministrada por Beatriz Masson e outra de cinema ministrada por Bruno Tavares. Abaixo é possível conferir a ementa com o conteúdo de cada aula. 


Módulo 1 – As manifestações espaciais da magia

Aula 1: “A construção do espaço narrativo literário de Harry Potter”.

Em nossa aula introdutória, iremos propor o conceito da “materialização da magia” nos livros de Harry Potter. Revisando o trabalho de Brandão (2013), discutiremos como se deu a construção de todos os ambientes mágicos pelos quais o protagonista da série transita e a maneira como esses ambientes foram necessários para a criação de uma mitologia própria em torno dos livros.

Aula 2: A magia em construção: o Universo Cinematográfico de Harry Potter

Nesta aula iremos analisar brevemente o início da série Harry Potter nos cinemas, abrangendo para isso o processo de produção e lançamento do primeiro filme, as características dos diretores que conduziram os títulos, a saber Chris Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates, bem como lançar um olhar crítico sobre os roteiros escritos por Steve Kloves. Conversaremos ainda sobre a lógica da adaptação de obras literárias para o cinema a partir da visão de Joseph Boggs e Dennis Patrie (2012) e de Jorge Furtado (2003). Com essa base teórica, analisaremos a construção do universo cinematográfico de Harry Potter, em especial as adaptações feitas no filme ​A Pedra Filosofal sua fidelidade com a obra escrita e principais diferenças, bem como aspectos que perduram ou não ao longo da série.

Módulo 2 – Uma questão de tempo

Aula 3: “A construção do tempo da narrativa em Harry Potter

Através do estudo proposto por Benedito Nunes em “O tempo na narrativa” (1995), analisaremos a construção da cronologia presente nos enredos dos sete romances da série Harry Potter. As linhas temporais narrativas que compõem o passado de Harry (a transformação de Tom Riddle a Lord Voldemort e sua ascensão para os eventos da chamada “Primeira guerra bruxa”) serão levadas em consideração para se analisar o presente do discurso narrativo, que nos mostra o processo de crescimento e amadurecimento do próprio protagonista.

Aula 4: Feitiço do tempo no cinema: espaço mágico, temporalidade e quantidade de informações

Partindo das análises de Jean-Claude Carrière (2015), nessa aula veremos breve apanhado sobre o tempo no cinema, seus diferentes comportamentos e desafios. Destacaremos a importância do roteiro e da montagem nessa construção e, partindo de conceitos apresentados por Bordwell e Thompson (2013) faremos uma análise das questões temporais no filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, assim como do fluxo de informações da história. De maneira correlata, iremos analisar os espaços em que a história se passa, realizando uma análise comparativa com o espaço narrativo de filmes como As Crônicas de Narnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa e O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel. Por fim, complementaremos com uma reflexão sobre o fluxo de informações apresentadas e o desafio enfrentando pelos diretores.


Módulo 3 – Caracteres secundários

Aula 5: Os personagens coadjuvantes de Harry Potter: caracterizações e funções narrativas

Nesta aula iremos discutir como os personagens Alvo Dumbledore, Severo Snape e Sirius Black foram construídos e caracterizados dentro do enredo dos sete livros de Harry Potter. A escolha destes três personagens se deu por um motivo bastante específico: todos eles possuem funções narrativas cruciais para o andamento da história, bem como para o processo de amadurecimento do próprio Harry.

Aula 6: As muitas faces dos personagens coadjuvantes em Harry Potter

Muito mais do que criar uma história, é preciso povoá-la com personagens secundários carismáticos. Nesta aula apresentaremos características tipicamente hollywoodianas presentes nos filmes da série Harry Potter, e como elas interferem na forma de contar a história. Também veremos a influência do modelo hollywoodiano na construção dos personagens, por meio da análise de tropos e arcos narrativos segundo Weiland (2016). Por fim, traçaremos os perfis dos personagens Dumbledore, Snape e Voldemort, suas principais características nos filmes e os pontos em que diferem da obra literária.


Módulo 4 – Protagonismos

Aula 7: Complementariedade e escolhas: a construção do ehtos do personagem Harry Potter a partir de suas relações com Hermione Granger, Rony Weasley e Lord Voldemort.

Em nossa última aula de literatura, iremos discutir e analisar como se dá a construção do caráter de Harry Potter a partir das relações que ele estabelece com seus dois melhores amigos, Rony e Hermione, e com seu arqui-inimigo Lord Voldemort. Essas relações são baseadas na complementariedade de personalidades e nas escolhas tomadas pelo protagonista ao longo de sua jornada narrativa dentro do mundo bruxo.

Aula 8: O Trio de Ouro sob o microscópio: arquétipos e relações entre os personagens Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger no cinema.

Por que Harry, Rony e Hermione são tão diferentes nos livros e nos filmes? É isso que iremos ver na última aula do curso. Partindo da base apresentada sobre a forma de Hollywood contar uma história, apresentada na aula 7, iremos aprofundar nossa análise, observando conceitos de antagonismo, protagonismo e relação entre personagens segundo McKee (2006), além de apresentar o perfil arquetípico de cada personagem e suas principais diferenças entre a obra literária e a cinematográfica.


Esperamos por vocês!

 

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Bruno Tavares

Publicitário e pós-graduado em Marketing Digital, atua como editor do portal Cinemascope e crítico de cinema. Também escreve para as revistas Subjetiva e Rosebud. Realizou coberturas jornalísticas de eventos culturais, é professor de cursos sobre teoria do roteiro e participou da produção dos curtas Cartas e Planejado. Por dois anos consecutivos participou como crítico convidado da Mostra – Brazilian Film Festival em Chicago (EUA). Também realiza a mediação do clube de leitura Seção Reservada.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.