10 mar - 2016 • 14:00 > 12 mar - 2016 • 18:00
10 mar - 2016 • 14:00 > 12 mar - 2016 • 18:00
A FOTOGRAFIA NO CONTEXTO DA ARTE CONTEMPORÂNEA
(A FOTOGRAFIA: ANTES E DEPOIS DO PARADIGMA JORNALÍSTICO)
WORKSHOP
Várias doxas e eixos
discursivos falam, até hoje, de um certo fim da fotografia, supostamente
abalada no seu “paradigma indicial”, pela perda do seu suporte físico na
mudança de plataforma, do químico para o digital. Esquece-se, nesse modelo
simplificado que a fotografia viveu muito bem sem esse paradigma por mais de um
século e meio. A Câmara Clara foi publicada em 1980, cento e vinte anos depois
da apresentação da fotografia feita por Arago em 1839 e cento sessenta anos
depois das experiências de Nièpce que abriram o caminho à invenção de Daguerre.
O discurso do índice foi bem tardio na história da fotografia e se hoje o
fotográfico ocupa um lugar privilegiado e complexo nas suas articulações com o
universo da arte é justamente porque os esquemas binários simplificados (Arte
versus Documento, Objetividade Vs Ficção, Verdade Vs Manipulação, Manualidade
Vs Técnica, Obra Única Vs Reprodutibilidade, etc.) foram sempre insuficientes
para dar conta das múltiplas camadas simbólicas, estéticas, conceituais,
ontológicas e/ou epistemológicas ligadas à natureza complexa da imagem
fotográfica. A partir da análise de vários corpus de trabalho e da revisão
crítica de vários momentos da história da fotografia este workshop propõe um
exercício de aproximação às naturezas multifacetadas dessa “imagem louca,
tocada pelo real” (Barthes), ainda mais louca, e ainda mais complexa na sua
relação com “o real” quando analisada nas suas áreas de contato com essa fé,
esse fantasma e essa instituição que chamamos de Arte.
INSTRUTOR:
Adolfo Cifuentes e artista
visual, pesquisador e professor adjunto no Departamento de Teatro, Fotografia e
Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, Belo Horizonte, MG. Colaborador do
Programa de Pós-Graduação em Artes (PPG-A) da Escola de Belas Artes da UFMG.
Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais mora em Belo
Horizonte, Brasil. Graduação em Letras (Licenciatura em Lingüística y Literatura
pela Universidade de la Sabana, Bogotá (1993). Especialização em Língua e
Literatura Russa (Instituto Pushkin, Moscou). Especialização em Temas
Filosóficos da Escola de Filosofia da FAFICH (Faculdade de Filosofia e Ciências
Humanas da UFMG). Como artista visual atua nas áreas da performance,
fotografia, arte de participação coletiva, instalação e mídias mistas. É
subcoordenador do Grupo de Pesquisa Estratégias da Arte na Era das Catástrofes
(www.estrategiasarte.net.br) e membro do grupo editor da Revista Lindonéia
(on-line). Possui experiência docente no ensino das artes, tanto no campo das
Belas Artes ou Artes Visuais, quanto no campo do audiovisual, nas Universidade
Industrial de Santander e na Universidade Autônoma de Bucaramanga, Colômbia.
Professor convidado nas Universidades de Antioquia (Medellín, Colômbia),
Universidade Tecnológica de Pereira (Pereira, Colômbia) Universidade Nacional
em Bogotá, Colômbia, e na Universidade de Indiana, EUA.
CV:
http://lattes.cnpq.br/7256023332368040
PROGRAMAÇÃO:
Data: 10, 11 e 12 de Março
Horário: quinta-feira – 14h às 18h | sexta-feira – 14h às 18h | sábado - 14h às 18h
Carga horária: 12 horas
Programa:
Primeiro dia:
- A Natureza ou as Naturezas da Imagem Fotográfica?
- Uma Ilusão chamada Arte
- Modernidades Líquidas,
Super-modernidades, Alter-Modernidades Contra-Modernidades e Pós-Modernidades:
as dificuldades de pensar o Hoje.
Segundo dia:
- Uma Ilusão chamada Realidade: Os mega-negôcios da “informação” e a captura do
fotográfico no paradigma da “objetividade” da mídia: as raízes do suposto
modelo da Verdade fotográfica.
- A fotografia: antes, durante e depois do
paradigma jornalístico.
Terceiro dia:
- Fotografia, Arte e Contemporaneidade: Três frutíferas instabilidades que se
encontram.
- Conclusões e suposições.
rua Direita, 5
Tiradentes, MG
Festival de Fotografia de Tiradentes
www.fotoempauta.com.br/festival
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.