Fale com o produtor

O evento já encerrou...

A FOTOGRAFIA NO CONTEXTO DA ARTE CONTEMPORÂNEA

Carregando recomendações...

A FOTOGRAFIA NO CONTEXTO DA ARTE CONTEMPORÂNEA

10 mar - 2016 • 14:00 > 12 mar - 2016 • 18:00

Evento encerrado

A FOTOGRAFIA NO CONTEXTO DA ARTE CONTEMPORÂNEA

10 mar - 2016 • 14:00 > 12 mar - 2016 • 18:00

Evento encerrado

Descrição do evento

A FOTOGRAFIA NO CONTEXTO DA ARTE CONTEMPORÂNEA 

(A FOTOGRAFIA: ANTES E DEPOIS DO PARADIGMA JORNALÍSTICO)

 

WORKSHOP

Várias doxas e eixos discursivos falam, até hoje, de um certo fim da fotografia, supostamente abalada no seu “paradigma indicial”, pela perda do seu suporte físico na mudança de plataforma, do químico para o digital. Esquece-se, nesse modelo simplificado que a fotografia viveu muito bem sem esse paradigma por mais de um século e meio. A Câmara Clara foi publicada em 1980, cento e vinte anos depois da apresentação da fotografia feita por Arago em 1839 e cento sessenta anos depois das experiências de Nièpce que abriram o caminho à invenção de Daguerre. O discurso do índice foi bem tardio na história da fotografia e se hoje o fotográfico ocupa um lugar privilegiado e complexo nas suas articulações com o universo da arte é justamente porque os esquemas binários simplificados (Arte versus Documento, Objetividade Vs Ficção, Verdade Vs Manipulação, Manualidade Vs Técnica, Obra Única Vs Reprodutibilidade, etc.) foram sempre insuficientes para dar conta das múltiplas camadas simbólicas, estéticas, conceituais, ontológicas e/ou epistemológicas ligadas à natureza complexa da imagem fotográfica. A partir da análise de vários corpus de trabalho e da revisão crítica de vários momentos da história da fotografia este workshop propõe um exercício de aproximação às naturezas multifacetadas dessa “imagem louca, tocada pelo real” (Barthes), ainda mais louca, e ainda mais complexa na sua relação com “o real” quando analisada nas suas áreas de contato com essa fé, esse fantasma e essa instituição que chamamos de Arte.

 

INSTRUTOR:

Adolfo Cifuentes e artista visual, pesquisador e professor adjunto no Departamento de Teatro, Fotografia e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, Belo Horizonte, MG. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPG-A) da Escola de Belas Artes da UFMG. Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais mora em Belo Horizonte, Brasil. Graduação em Letras (Licenciatura em Lingüística y Literatura pela Universidade de la Sabana, Bogotá (1993). Especialização em Língua e Literatura Russa (Instituto Pushkin, Moscou). Especialização em Temas Filosóficos da Escola de Filosofia da FAFICH (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG). Como artista visual atua nas áreas da performance, fotografia, arte de participação coletiva, instalação e mídias mistas. É subcoordenador do Grupo de Pesquisa Estratégias da Arte na Era das Catástrofes (www.estrategiasarte.net.br) e membro do grupo editor da Revista Lindonéia (on-line). Possui experiência docente no ensino das artes, tanto no campo das Belas Artes ou Artes Visuais, quanto no campo do audiovisual, nas Universidade Industrial de Santander e na Universidade Autônoma de Bucaramanga, Colômbia. Professor convidado nas Universidades de Antioquia (Medellín, Colômbia), Universidade Tecnológica de Pereira (Pereira, Colômbia) Universidade Nacional em Bogotá, Colômbia, e na Universidade de Indiana, EUA.

CV: http://lattes.cnpq.br/7256023332368040

 

PROGRAMAÇÃO:

Data: 10, 11 e 12 de Março

Horário: quinta-feira – 14h às 18h | sexta-feira – 14h às 18h | sábado - 14h às 18h

Carga horária: 12 horas

 

Programa:

Primeiro dia:
- A Natureza ou as Naturezas da Imagem Fotográfica?

- Uma Ilusão chamada Arte
- Modernidades Líquidas, Super-modernidades, Alter-Modernidades Contra-Modernidades e Pós-Modernidades: as dificuldades de pensar o Hoje.

Segundo dia:
- Uma Ilusão chamada Realidade: Os mega-negôcios da “informação” e a captura do fotográfico no paradigma da “objetividade” da mídia: as raízes do suposto modelo da Verdade fotográfica.

- A fotografia: antes, durante e depois do paradigma jornalístico.

Terceiro dia:
- Fotografia, Arte e Contemporaneidade: Três frutíferas instabilidades que se encontram.

- Conclusões e suposições.

Local

Sobrado Quatro Cantos

rua Direita, 5

Tiradentes, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Festival de Fotografia de Tiradentes

www.fotoempauta.com.br/festival

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.