25 fev - 2021 • 19:00 > 04 mar - 2021 • 20:30
25 fev - 2021 • 19:00 > 04 mar - 2021 • 20:30
LETRAS COLETIVAS
Curso: A Literatura para crianças como interpretação do Brasil
Apresentação
Neste curso será analisada a formação da literatura para crianças no Brasil que, dado o seu conteúdo, suas particularidades e características que permeiam seus textos, nos permite discutir qual país surge de sua leitura. Mesmo sendo uma nação não leitora, ou muito pouco leitora, consideramos haver pistas do brasileiro que, por exemplo, emerge do contato com autores com Tales de Andrade, Viriato Correa e, principalmente, Monteiro Lobato.
Além disso, avançaremos no tempo e observaremos o momento atual da literatura infantil. Analisaremos o trabalho de escritores e ilustradores contemporâneos.
Metodologia
Aulas expositivas online, via Zoom, com aberturas para diálogo com os alunos
Todas as aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por um mês
Objetivos
01. Analisar e interpretar a formação da literatura para crianças no Brasil.
02. Estabelecer relações entre a leitura de textos infantis e o homem que surge de tais leituras.
03. Mostrar que nossas leituras, de certa forma, nos moldam.
Bibliografia do Curso
§ HUNT, Peter, Teoria e literatura infantil, 2010, Ed. CosacNaify.
§ ARROYO, Leonardo, Literatura infantil brasileira, 2010, Ed. UNESP.
§ COELHO, Nelly Novaes, Literatura infantil, teoria, análise, didática, 2009, Ed. Moderna.
§ ____________________, Panorama histórico da literatura infantil e juvenil, 2010, Ed. Manole.
§ BARRETO, André, Monteiro Lobato cidade & escritor, 2013, Ed. J.A. Cursino & Editores.
§ VASCONCELLOS, Zilda Maria Carvalho de, O universo ideológico da obra infantil de Monteiro Lobato, 1982, Traço Editora.
§ LAJOLO, Marisa org., Monteiro Lobato livro a livro, 2014, Ed. UNESP.
§ LINDEN, Sophie Van der, Para ler o livro ilustrado, 2011, Ed. CosacNaify.
PROGRAMA
25/02: Literatura para crianças brasileiras: formação
Quinta-feira, das 19h às 20h30
§ Situaremos nesta 1ª aula o início da literatura infantil brasileira, em que moldes ela se forma, e que Brasil reflete.
§ Iremos até a década de 30, quando Monteiro Lobato se firma como representante maior da literatura para crianças no país.
§ O que traz de novo a literatura infantil de Lobato e como, ao mesmo tempo, aponta para um cenário cultural de racismo que dominaria a nação para sempre.
04/03
Quinta-feira, das 19h às 20h30
§ Visão do que Lobato deixou de positivo.
§ Visão do legado negativo de Lobato: “Chega de se relevar a sua influência racista!”.
§ Interpretação do Brasil a partir do texto polêmico de Lobato.
§ Até que ponto uma sociedade tão pouco fraterna (onde estaria o homem cordial de Sergio Buarque de Holanda?), violenta, misógina, homofóbica e racista tem a ver com o texto de Lobato?
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Ricardo Ramos Filho
Ricardo Ramos Filho é escritor, com livros editados no Brasil e no exterior. É Professor de Literatura, Doutor e Mestre em Letras no Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa na área de literatura infantil e juvenil, onde vem trabalhando academicamente Graciliano Ramos – seu avô -, privilegiando o olhar sobre seus textos escritos para crianças e jovens.
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