12 mar - 2021 • 19:00 > 12 mar - 2021 • 21:30
12 mar - 2021 • 19:00 > 12 mar - 2021 • 21:30
A Música e o Capital
Webinário dia 12 de março debate direitos musicais, aquisição de catálogos e modelos de investimento
Guta Braga convida Henrique Portugal | Igor Bonatto | Lucio Fernandes | Marcelo Azevedo | Marcos Jucá | Fernando Gabriel
Quando Bob Dylan vendeu 100% do seu catálogo de canções para a Universal
Music por um valor estimado de US$ 300 milhões, o New York Times apontou que essa transação pode representar a
maior aquisição da história envolvendo direitos de publicação musical.
Os novos negócios
envolvendo Direitos Musicais ganharam espaço no mercado nos últimos meses, com
negociações envolvendo milhões de dólares na aquisição de catálogos. Uma
movimentação que envolve as grandes editoras mas também fundos de investimento
e modelos de financiamento de carreiras artísticas. Nem mesmo a pandemia
afastou o interesse nesse tipo de negócio, afinal as majors (as grandes
gravadoras) e as editoras musicais seguem faturando alto em tempos de
streaming, execução pública e sincronização, mesmo que o segmento de shows
tenha parado nesse período.
O catálogo de Dylan
se estende por seis décadas e inclui mais de 600 músicas, incluindo clássicos
como “Blowin’ In The Wind” e “Like A Rolling Stone”. A coleção é uma das maiores
joias do mundo da música — uma série de canções que remodelaram o folk, o rock
e o pop e inspiraram inúmeros artistas.
Para debater esses temas e jogar luz sobre acordos, contratos de copyrights e analisar as tendências, Guta Braga convidou executivos, músicos e investidores para um painel especial no curso Música, Copyright e Tecnologia. O curso é organizado em parceria com o Instituto Gênesis da PUC-Rio, com mais de 30 professores (advogados, acadêmicos e artistas entre eles).
A Música e o Capital
Henrique Portugal
Guta Braga
Igor Bonatto
Lucio Fernandes
Marcelo Azevedo
Marcos Jucá
Quando: 12/3
Igor Bonatto
Igor Bonatto (@igorbonatto) é fundador da noodle
(noodle.cx), o primeiro banco para artistas e empresas musicais. Antes, Igor
fundou a produtora audiovisual Claraluz Filmes, a agência de inovação criativa
THT, dirigiu e produziu filmes publicitários, vídeo clipes, curtas e longas.
Descrição noodle:
noodle é o primeiro banco digital para artistas e empresas
culturais, oferecendo dinheiro e inteligência para acelerar carreiras e
expandir negócios. Com a missão de conectar a indústria global da música
através de uma rede dinâmica de recursos, informações, pessoas e ideias — busca
contribuir para que a indústria cresça de forma mais simples, diversificada,
justa e acessível.
Henrique Portugal
Henrique Portugal nasceu em Belo Horizonte em 19 de março de
1965. Filho de músicos, aprendeu a tocar piano clássico aos cinco anos de
idade, por influência do pai, também pianista. Aos 17 anos, montou sua primeira
banda e em 1987, formou-se em Economia na Pontifícia universidade Católica de
Minas Gerais. Mas o diploma ficou mesmo na estante, uma vez que o músico já
investia exclusivamente na sua carreira musical.
Em 1991, ganhou projeção nacional como tecladista do grupo
Skank (www.skank.com.br), que se tornou uma das mais representativas bandas
brasileiras, que tem em sua discografia mais de 6 milhões de discos vendidos,
entre 11 discos e 04 DVDs lançados.
Além de sua atuação na banda mineira, Henrique Portugal já
gravou com diversos artistas - entre eles Gilberto Gil (“Kaya na Gandaia”),
Herbert Vianna (“O Som do Sim”) e Sepultura (“Schizophrenia”, “Beneath the
remains” e “Arise”), - além produzir
musicas para artistas como Lenine e Zeca Baleiro. Em paralelo ao trabalho com o
Skank, Henrique Portugal se envolveu com música independente através de um
programa de rádio que já foi transmitido pela rádio UOL, radio OI e rádio
Globo.
Investidor da Confrapar que é a principal gestora brasileira de fundos de investimento para empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Socio da Bioneem, empresa dedicada `a biotecnologia atuando em areas como biopesticida, saúde animal e produção orgânica. Já deu palestras em varios eventos que vão de TEDEX, festival PATH, Intercom, Youpix , HackTown e outros.
Marcelo Azevedo
Marcello Azevedo é um empreendedor da indústria do
entretenimento. Foi presidente da gravadora Indie Records e Estúdios Mega,
importante conglomerado de entretenimento presente em grandes lançamentos da
música e cinema brasileiro.
Fundou a LIGA Entretenimento, onde, desde 2001 gere
carreiras de artistas como Lulu Santos, Ivan Lins, Preta Gil, Vanessa da Matta
e Paulinho Moska, entre outros.
Hoje, lidera a LIGA como uma empresa focada na gestão de
ativos musicais e investimentos na música. Também é sócio da agencia Mynd,
Vencedora do prêmio Caboré de Serviços
de marketing de 2019.
Lúcio Fernandes Costa
Como músico, atua como baixista e produtor musical. Tocou
com Cazuza na sua última excursão "O tempo não para". Como executivo
de comunicação trabalhou como gerente de marketing do Banco Nacional, Cartão
Nacional Visa, Fininvest, e foi superintendente de mkt da Bradesco Seguros.
Somando música e negócios, foi gerente internacional da EMI Music, onde lançou
no Brasil Coldplay e Gorilaz. Teve uma empresa, Audiosfera, onde empresariou
Marjorie Estiano e Tiago Iorc, e produziu jingles para grandes campanhas
publicitárias.
Hoje é consultor de A&R, e desde agosto tem um selo e
editora musical, Algorock. Tentando decolar nessa nova realidade digital, sempre
aprendendo e perseguindo a paixão pela música.
Marcos Jucá
Marcos Jucá é advogado com especialização em Direito
Autoral. Iniciou sua carreira na área de entretenimento na EMI como Gerente de
Produto Internacional, ocupou o cargo de Gerente Geral da Editora Phonogram,
Diretor Executivo da BMG Music Publishing, Presidente da Gravadora BMG
Portugal, Sócio-Diretor da Editora Nossa Música, coordenou a área de Aquisições
& Entretenimento do Escritório CZ Advogados Associados e atualmente é
Diretor da produtora Conexão Mkt. & Com.
Foi Presidente da ABER (Associação Brasileira de Editoras Reunidas) e da UBEM (União Brasileira de Editoras de Música).
Fernando Gabriel
Cabeça de engenheiro, coração de músico e master coach por
vocação.
Mais de 15 anos de experiência no segmento de música artística, como cantor, compositor, empresário, investidor e hoje especialista em diagnosticar carreiras artísticas, combinando desenvolvimento humano e performance, para análise preditiva de risco e retorno por meio de algoritmos e tecnologia.
Mediação: Guta Braga
Formada em Comunicação Social e
Direito e pós-graduada em Marketing. Atua há mais de 20 anos no mercado da
música. Atualmente presta consultoria para as empresas Backoffice, MusixMatch e
Laboratório Fantasma, além de colaborar com artistas sobre diferentes assuntos
na área autoral. Criou, em 2012, grupo no Facebook, MÚSICA COPYRIGHT E
TECNOLOGIA, com informações sobre o mercado. Co-criadora do podcast
FastForward, também focado em assuntos do mercado da música.
A MÚSICA E O CAPITAL
O webinário será realizado pelo Zoom e acontecerá no dia 12 de março, das 18h às 20h30.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Instituto Gênesis da PUC-Rio + Multimeios
Criado há mais de 20 anos, o Instituto Gênesis é uma unidade complementar da PUC-Rio, com o objetivo de transferir conhecimento da Universidade para a sociedade, por meio da formação de empreendedores e da geração de empreendimentos inovadores de sucesso, contribuindo assim para a inclusão social, a preservação da cultura nacional e melhoria da qualidade de vida da região onde está inserido. Em 2018 foi eleita melhor incubadora ligada a universidades no Brasil, pelo ranking da UBI.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.