Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

A Zam Content no contexto da RMN

Eventos para você

A Zam Content no contexto da RMN

07 mar - 2021 • 15:50 > 07 mar - 2021 • 18:00

Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

A Zam Content no contexto da RMN

07 mar - 2021 • 15:50 > 07 mar - 2021 • 18:00

Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Descrição do evento

APRESENTAÇÃO

A Zam Content é uma empresa em fase de formalização em Brasília, na Asa Norte. Deverá ganhar CNPJ e entrar em operação ainda em março.

  • Está vinculada ao Mutual Lab da ONG Língua Social;
  • Faz parte da Rede Mutualista Neobabélica, que por sua vez é a única rede atualmente ativa no âmbito das Redes Mutualistas de  Esperanto;
  • Tem em seu plano de negócios um conjunto de atividades ligadas a um core business e 11 spinoffs
  • Será fundada como uma Eireli, em nome de Luiz Coelho, cofundador junto com Fabrício Valle, e será vendida à EPC EsperantoPar Internacional, a ser fundada em novembro de 2021, por um preço justo, não mais nem menos que valer na época. Então, todos os trabalhadores, inclusive o Luiz Coelho, se tornarão empregados da Zam Content, que passará a ser controlada 100% pela EsperantoPar Internacional.
  • Só poderá ser cotrabalhador na Zam Content quem tiver ações com direito a voto na EsperantoPar Internacional. Isso dará direito a um voto, sem nenhuma relação com o quantidade de ações. 

A Zam Content e sua relação com a Rede Mutualista Neobabélica

Os nós da Rede Mutualista Neobabélica são ONGs âncoras e ONGs replicadoras locais, cooperativas, EPCs - Empresas de Participação Comunitárias (holding de participação) e as ECOMUNAS - Empresas Comunitárias Mutualistas Neobabélicas (empresas filhas das EPCs).

A Zam Content é a primeira empresa destinada a se tornar uma ECOMUNA. 

Nesse contexto, a Zam Content tem relações de mutualidade com todos os outros nós da RMN. O outro nós em concreto e visível é a ONG Língua Social, com uma Comissão Fundadora que trabalhar para fundar a organização ate fim de abril. A Língua Social terá sede em Barra do Garças, Mato Grosso. 

Os conceitos core business e spinoff

A palavra em inglês “core business” se traduz como o núcleo do negócio. Isto é, trata-se da parte central de uma empresa, seu ponto verdadeiramente forte. No caso da Zam Content o seu core business. é produção de conteúdo com múltiplos modelos de negócios e mídias.

Já o termo spinoff é definido pela Wikipédia assim:

Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa

"Empresa derivada (em inglêsspin-off) é uma nova empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa de uma empresa, universidade ou centro de pesquisa público ou privado, normalmente com o objetivo de explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia. É comum que estas se estabeleçam eincubadoras de empresas ou áreas de concentração de empresas de alta tecnologia.

Quando a empresa derivada nasce a partir de uma empresa é denominada de corporativa. Quando nasce de universidade ou centro de pesquisa é denominada acadêmica."

As spinoffs da Zam Content são um caso especialíssimo, pois a Zam Content nasce com o método de incubação do Mutual Lab, órgão da ONG Língua Social encarregado de incubar do zero outras ONGs (âncoras e replicadoras locais), cooperativas e empresas sociais de vários tipos. Sendo a Zam Content a primeira dessas empresas sociais, do tipo Empresa Comunitária Mutualista Neobabélica, vai abrigar em si várias spinoffs que em alinhamento com o trabalho do Mutual Lab da Língua Social serão transformadas futuramente em empresas independentes, com CNPJ próprio. 

Assim, a Zam Content funcionará com uma subincubadora, oferecendo seu CNPJ e estrutura e quadro de trabalhadores para que as spinoffs se ativem natualmente e chegado o momento da separação, tudo acontecerá de segundo as regras corporativas, com transparência e ganho para todos. Esse é o espírito de mutualidade que regerá o funcionamento das redes do ecossistema dass Redes Mutualistas de Esperanto.

O CORE BUSINESS DA ZAM CONTENT

Seu core business é produção de conteúdo, em português, Esperanto e outras línguas: 

  1. Editora: Edição de livros Edição de jornais e revistas 
  2. Produção de vídeos: Vídeos publicitários e de conteúdo educativos e informação
  3. Produção de cinema : Todas as etapas de produção própria e legendagem ou dublagem de produção de terceiros
  4. EAD: Cursos a distância e presenciais
    1.  Marketing de afiliados: Hotmart, Eduzz, Monetizze, Rakuten etc  
  5. Marketing de Conteúdo: Agência em causa própria e prestação de serviços à ONG, associações esperantistas, cooperativas, empresas sociais e empresas de mercado
  6. Rádio e TV WEB: Emissoras locadas nas nuvens 
  7. Distribuição de conteúdo: Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  8. As SPINOFFs da Zam Content

  1. Eventos: Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas;
  2. Agências de notícias;
  3. Software: SaaS | Open Source | Venda de software de terceiros;
  4. Ensino: Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial;
  5. Desenvolvimento WEB: Joomla | WordPress | Magento | Drupal | Programas Open Source;
  6. Computação nas nuvens: AWS| Google Cloud;
  7. Ciências de Dados e BI: Serviços e produtos para consumo próprio e para terceiros;
  8. Comércio Exterior: Exportação | Importação;
  9. Ecommerce de:
    1. Livros: várias marcas de livrarias
    2. Artesanato, artigos para presentes e decoração
    3. Sapatos
    4. Vestuário
    5. Jóias e semi-jóias
    6. Complementos vitamínicos e produtos naturais
    7. Artigos de armarinho
  10. Brindes e Papelaria:  Produção | Comércio 
  11. Línguas | Escola de Línguas - Aulas presenciais

Conclusão:


Os grandes sonhos antecipam as grandes realidades  (Celia Lucchessi): o que vemos se concretizando hoje é fruto de 20 anos de amadurecimento de uma ideia força: posicionar o Esperanto como língua de trabalho. Das ideias de 2001 a 2004, quando Fabrício Valle foi presidente do Conselho Federativo da Liga Brasileira de Esperanto e da Associação Brasiliense de Esperanto, todas foram descartadas e novas foram tentadas e postas à prova em vários ciclos, até definir o atual modelo de redes abertas, horizontais e distribuídas das Redes Mutualistas de Esperanto.

A ideia força "Esperanto, língua de trabalho" permaneceu intacta em todos os períodos e continua sendo um fundamento intocável nesse modelo de ação que entra em operação com a ONG Língua Social e com a primeira empresa social, a Zam Content.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------      

Apresentador:
Fabrício Valle é redator, empreendedor social e webmaster. Leia o seu longo e mais completo perfil no Google Drive da Zam Content: https://docs.google.com/document/d/1oL4IGwPSmvaZ2i3WyCcS94fz-Ez4QgODjt7mZCaNYXM/edit?usp=sharing

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Zam Content

A Zam Content é uma empresa em fase de formalização em Brasília. Trata-se de uma empresa comunitária mutualista neobabélica, cujos trabalhadores serão co-proprietários e cogestores. O evento vai apresentar o processo de recrutamento, seleção e formação de empreendedores sociais destinados a ocupar postos de trabalho na empresa, cujo core business é produção de conteúdo: edição de livros, jornais e revistas, rádio e TV web, EAD e agência de marketing de conteúdo.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.