O momento pede resistência. E esse é o tema do aniversário de 28 anos da Gestos, que será realizado na sexta-feira (28), a partir das 21h. No formato de live — para evitar aglomerações — decidimos mudar o tom de “festa” para “ato de resistência”, uma lembrança de que, apesar da pandemia e da política, o cuidado com o outro é a razão da nossa existência.
Confira a programação
21h - Apresentação com Jair Brandão
21h15 - 21h50 - DJ Barba
Música Popular Brasileira, Dance Music
Intervalo
Exibição de vídeos institucionais + Lançamento da ação de voluntariado digital
22h - 22h50 - DJ Séphora
House music
Intervalo
Exibição de vídeos institucionais + Parabéns da Gestos
23h30 - 23h30 - DJ Paulo Costa
Responsável técnico: Felipe Machado
A Gestos é uma organização da sociedade civil fundada em 1993, no Recife (PE), pelos sociólogos Acioli Neto e Márcia Andrade, pela jornalista Alessandra Nilo e pela assistente social Silvia Dantas. A iniciativa foi motivada pela necessidade de responder a AIDS sob uma perspectiva multidisciplinar e integral que considerasse as igualdade de gênero e a comunicação aspectos essenciais para superar a pandemia.
Ao longo de quase três décadas, a ONG construiu referências nacionais e internacionais, construindo pontes entre as agendas locais e as globais. Desde 2001 acompanha as pautas da Organização das Nações Unidas sobre HIV, direitos sexuais, igualdade de gênero e, desde 2012 as de financiamento para o desenvolvimento sustentável. A Gestos criou e coordena nacional e internacionalmente o Fórum UNGASS-AIDS, que desde 2003 fomenta a discussão sobre políticas internacionais de AIDS e, entre 2007 e 2011, monitorou a implementação de acordos firmados na ONU sobre HIV e Saúde Sexual e Reprodutiva em dezesseis países.
A atuação da Gestos garantiu à instituição uma posição de referência no Brasil, na América Latina e no mundo, destaque referendado em 2017, quando a ONG conquistou o status ECOSOC da Organização das Nações Unidas (ONU), o que lhe garante uma atuação consultiva junto à instituição multilateral.