08 dez - 2020 • 16:00 > 08 dez - 2020 • 17:00
08 dez - 2020 • 16:00 > 08 dez - 2020 • 17:00
Apresentação "A Boba" de Wagner Schwartz (BR/FR) | Mostra Solar 2020 - Edição Digital
Data: Terça-feira, 08 de dezembro de 2020
Horário: 16h
Classificação etária: 16 anos
Ingresso Gratuito.
A apresentação será realizada na Plataforma Zoom.
Release: A relação entre o performer Wagner Schwartz e a obra A Boba, de Anita Malfatti é o ponto de partida do espetáculo. A pintura criada entre 1915 e 1916, ao longo da estadia da artista nos Estados Unidos é umas das criações mais contundentes do modernismo brasileiro, como também, o clímax de sua produção expressionista. Schwartz percebe no quadro as cores da bandeira nacional. A partir dessa constatação, o performer se vê confrontado com a ideia de “nação” – segundo ele, “uma fantasia de continuidade histórica constituída e mantida através da opressão” –, e passa a frequentar o Museu de Arte Contemporânea da USP de cujo acervo o quadro de Anita Malfatti faz parte. A primeira visita é registrada por uma fotógrafa e os gestos contidos nas imagens são revisitados em cena.
Wagner Schwartz: Após a sua formação em letras, Wagner Schwartz (Volta Redonda/Rio de Janeiro,1972) participa de grupos de pesquisa e experimentação coreográfica na América do Sul e na Europa. Autor de oito criações desde 2003, pelo qual foi diversas vezes premiado, também foi intérprete de Rachid Ouramdane, Yves- Noël Genod e Pierre Droulers. Recentemente colaborou com os cineastas Judith Cahen e Masayasu Eguchi. Lançou seu primeiro romance, Nunca juntos mas ao mesmo tempo, Editora Nós, na Flip 2018.
https://www.wagnerschwartz.com/
Ficha Técnica: Concepção, performance: Wagner Schwartz | Colaboração dramatúrgica: Ana Teixeira, Elisabete Finger | Direção técnica, iluminação: Juliana Vieira | Produção: Gabi Gonçalves - Corpo Rastreado | Coprodução: Corpo Rastreado - MITsp | Apoio: Casa Líquida | Apoio cultural: Instituto Anita Malfatti | Objeto: Réplica do quadro A Boba, de Anita Malfatti - Imagem cedida pela Coleção Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo | Agradecimento: Sylvia Malfatti, Paula Malfatti, Júlia Feldens, Lucas Länder, Iris de Souza, Karlla Girotto, Renato Hofer, MASP, MAC USP
Foto: Guto Muniz
“Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba”
Realização:
Instituto Curitiba de Arte e Cultura
Casa Hoffmann - centro de estudos do movimento
Parceria:
Consulado Geral da França em São Paulo.
Apoiadores:
Aliança Francesa de Curitiba
Ciné Corps
Corpo Rastreado.
Casa Hoffmann - centro de estudos do movimento
contatocasahoffmann@gmail.com | www.casahoffmann.org
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Doutor Claudino dos Santos, 58 São Francisco
Curitiba, PR
Casa Hoffmann
Inaugurada em 2003, como Centro de Estudos do Movimento, o espaço atua com o propósito de fomentar estudos e explorações de novas estéticas do movimento, tornando-se local de referência para artistas e profissionais das áreas de dança, teatro, circo, artes visuais e educação. Conta com duas salas para ensaios e apresentações, equipamento de som e iluminação e acervo de vídeos e livros. Desde 2017 o projeto curatorial "Circuito Mover", que abrange cursos internacionais, nacionais e locais.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.