Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Ásana, mito e símbolo com Pedro Kupfer

Eventos para você

Ásana, mito e símbolo com Pedro Kupfer

26 mai - 2017 • 16:00 > 28 mai - 2017 • 13:00

Evento encerrado

Ásana, mito e símbolo com Pedro Kupfer

26 mai - 2017 • 16:00 > 28 mai - 2017 • 13:00

Evento encerrado

Descrição do evento


O CURSO


Neste intensivo de āsana iremos desvendar os nomes e significados simbólicos das posturas tradicionais do Haṭha Yoga, revelando os fascinantes mitos e lendas associados a eles. Praticar āsanas significa trabalhar conscientemente sobre nossos bloqueios e condicionamentos. Assim, a prática de āsanas bem entendida facilita o caminho para a liberdade, no sentido que "limpa" o corpo da identificação com as preferências e aversões do ego.

 

O Haṭha Yoga quer nos mostrar como "pensar com o corpo": através da experimentação e da aplicação da visão da não-dualidade, os yogins da antiguidade descobriram que exercícios como āsana, prāṇāyāma e outros poderiam funcionar como uma eficiente meditação sobre si mesmo, nididhyāsanaṁ. O yogin busca a inteligência que está escondida no corpo: este é o ponto de partida para conhecer a própria identidade.

A sensação que se percebe ao praticar āsanas com a atitude correta é a mesma que se tem quando saímos repentinamente à luz do dia, depois de haver ficado durante muito tempo no escuro. A atenção se localiza apenas no momento presente: a realidade se revela a nós como é, e novas sensações são descobertas.

A conexão com a fonte da existência fica firmemente estabelecida. Assim afirma o sábio Vyāsa: “O āsana torna-se perfeito quando desaparece o esforço por realizá-lo, de forma que não haja mais movimentos no corpo. Igualmente, sua perfeição cumpre-se quando a consciência transforma-se em infinito, isto é, quando faz da ideia do infinito o seu próprio conteúdo”. Yogabhāṣya, II:47.

 

Durante o curso vamos abordar temas como:

 

* Como construir uma prática equilibrada

* Compreendendo os nomes das posturas  

* O propósito das práticas: chitta shuddhi

* Lendas e mitos: deuses, sábios e reis

 

Você não precisa estar em alguma condição física especial para participar desta experiência. As práticas incluem mantra, āsana, prāṇāyāma, relaxamento e meditação. Praticantes de quaisquer tradições são bem-vindos.

 

A PROGRAMAÇAO

 

26 de maio, sexta-feira

- 16:00 – Apresentação do encontro e dos participantes

- 17:30 – Prática inicial

- 19:00 – Intervalo para o jantar  

- 20:30 – Satsanga

 

27 de maio, sábado

- 07:30 – Prática matinal

- 09:45 – Intervalo para o desjejum

- 11:00 – Lendas e mitos: deuses, sábios e reis

- 13:00 – Almoço

- 14:00 - Tempo livre para praia, convivência e descanso

- 17:00 – Compreendendo os nomes das posturas

- 19:00 – Intervalo para o jantar 

- 20:30 – Satsang, kirtan, perguntas e respostas

 

28 de maio, domingo

- 07:30 – Prática matinal

- 09:45 – Intervalo para o desjejum  

- 11:00 – O propósito das práticas: chitta shuddhi

- 13:00 – Encerramento do encontro  

 

O PROFESSOR

 

 Pedro Kupfer nasceu em Montevidéu, Uruguai. Hoje com 51 anos de idade, descobriu o Yoga aos 16 e desde aquele momento nunca parou de praticar. Considera o Yoga mais uma forma de vida do que uma atividade que simplesmente se faz dentro de uma sala.

Estabelece o primeiro contato com a filosofia através de um workshop intensivo em 1983 com a professora indiana Swamini Yogashakti, discípula de Swami Satyananda. Continua praticando com os professores do Satyananda Niketan, em Montevidéu, até se mudar para o Brasil em 1986.

No final de 1986 e até março de 1987 viaja para a Índia, residindo em Rishikesh, no Rām Āśram e praticando no Śivānanda Āśram com o professor Rudra Dev, discípulo de BKS Iyengar. Faz viagens para ministrar cursos e participar de congressos de Yoga em países como Portugal, Uruguai, Argentina, Chile, Índia, Senegal, Espanha e França.

Organiza, entre 1990 e 1996, o Festival de Yoga, em Saquarema, com professores e participantes convidados de Portugal, Argentina, Uruguai e Brasil. Em 1998 volta para a Índia, onde faz práticas intensivas na Bihar Yoga Bharati, em Munger, Bihar.

Reside no mesmo ano no Omānand Yogāśram, em Indore, ocasião em que recebe iniciação no ritual do fogo. Desde 2000 organiza anualmente o Yoga Sangam, Conferência Internacional de Yoga que reúne praticantes e professores de várias nacionalidades.

Atualmente mora na Vila da Ericeira, em Portugal, onde ministra cursos no Espaço Yogabindu. Há mais de 30 anos volta regularmente à Índia para se aperfeiçoar na prática do Yoga e no estudo do Vedānta no Dayānanda Ashram, de Rishikesh.

VALORES (por pessoa)

- Curso Avulso: R$550,00

- Curso + Refeições: R$ 750,00

- Curso + Refeições + Hospedagem em quarto duplo: 1.030,00

INSCRIÇÃO

 

Entre por favor em contato com Juliana no email: samudrayogavillas@gmail.com

 

Recebemos reservas de inscrição por email, mas estas serão efetivadas unicamente mediante o pagamento. 

 

 Após sua confirmação não haverá devolução do valor pago em caso de desistência. 


Obrigado pela compreensão!

 

As vagas são limitadas. Por favor, programe-se antecipadamente. Traga seu tapetinho, boa disposição e muita vontade de praticar e aprender!


Local

Samudrá Yoga Villas

Rua 37, 193 Itamambuca

Ubatuba, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Juliana Spelta Valbuza

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.