28 set - 2021 • 20:30 > 28 set - 2021 • 22:30
28 set - 2021 • 20:30 > 28 set - 2021 • 22:30
Curso "Frantz Fanon e o mal-estar colonial: questões para a Psicanálise"
Prof. Dr. Deivison Mendes Faustino - Professor de Ciências Sociais e Humanas (UNIFESP-BS). Integrante do Grupo Kilombagem do Instituto AMMA PSIQUE E NEGRITUDE.
· Objetivo: Apresentar a noção de violência, em Frantz Fanon, discutindo as suas atualidades políticas e teóricas para uma crítica da sociabilidade contemporânea e as suas violências sistêmicas.
· Leitura recomendada: FANON F. Cap. 1. “Da violência”. In: Os condenados da terra.
Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/fanon/1961/condenados/01.htm
· FAUSTINO,D. Reflexões indigestas sobre a cor da morte. In: in: As interfaces do genocídio: raça, gênero e classe. Org: Marisa Feffermann, Suzana Kalckmann, Deivison Faustino (Nkosi), Dennis de Oliveira, Maria Glória Calado, Luis Eduardo Batista e Raiani Cheregatto. São Paulo: Instituto de Saúde, 2018. pp. 141- 158. Disponível em: https://deivisonnkosi.kilombagem.net.br/wp- content/uploads/2019/11/ilovepdf_merged.pdf
O curso é aberto a profissionais e estudantes de todas as áreas.
Sua finalidade é apresentar as reflexões de Frantz Omar Fanon sobre a relação entre colonialismo, racialização e sofrimento psíquico problematizando, de um lado, os seus diálogos e tensões com a Psicanálise, a fenomenologia e a dialética hegeliana, do outro lado, as suas posições à respeito de uma clínica implicada, atenta às dimensões políticas da subjetividade.
Gratuito para Estudantes/profissionais: negros, indígenas e refugiados. Inscrições pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br
Realização: Centro de Estudos Psicanalíticos SBPRJ
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Sociedade Brasileira de Psicanálise do RJ - SBPRJ
Desde a sua fundação - em 1959, a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) procura manter um padrão de excelência na formação de psicanalistas e na aquisição, aplicação e difusão dos conhecimentos psicanalíticos. Através do seu Instituto de Formação Psicanalítica oferece condições teóricas e técnicas para a formação e qualificação como psicanalista. Oferece também uma formação complementar em psicanálise de crianças e adolescentes.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.