Se existe algo que caracteriza todos os episódios da série britânica Black Mirror, é a inegável capacidade de provocar inquietação no telespectador.
Apresentando um futuro distópico que se confunde com a nossa atualidade, o programa escrito por Charlie Brooker nos deixa perplexos, atônitos e reflexivos.
Sentimos um certo desconforto com aquilo que é exibido, não porque pareça absurdo, mas porque indica um futuro muito possível que, acima de tudo, gostaríamos de evitar.
Os episódios de Black Mirror são concatenados pela telemática e imergem o telespectador em um mundo hiperconectado, acelerado e típico de uma sociedade em rede.
No entanto, a verdadeira sensação de estranhamento é causada pela abordagem crítica sobre a onipresença da tecnologia na vida contemporânea, aliada às projeções pessimistas acerca dos maus usos que podemos fazer dos avanços científicos.
Hoje, é cada vez mais fundamental pensar as transformações sociais que estão em curso e o papel da tecnologia. E Black Mirror se apresenta como um meio artístico vital que trás pontos inquietantes aos telespectadores, nos coagindo a refletir sobre tais questões.
Com o objetivo de debater o mal-estar do curto-circuito temporal que a série Black Mirror expõe e refletir sobre nossa sociedade hiperacelerada, o Canal Ciências Criminais está promovendo o evento BLACK MIRROR: DISTOPIAS DE UM FUTURO PRESENTE.
O evento, destinado ao público em geral e a todos os fãs da série, ocorrerá no dia 27/09/2018, a partir das 19h, no Walk Offices Praia de Belas, em Porto Alegre (RS).
Venha debater conosco alguns dos episódios de Black Mirror!
19:00 - Credenciamento/Coffee Break
19:20 - The National Anthem: Entre a Obscenidade do Poder e a Perversão do Voyeurismo Social - Bruno Silveira Rigon
19:30 - Debates
19:50 - A Tecnologia Não é Neutra: Reflexões para Muito Além de Playtest, o Show de Horror High-Tech de Black Mirror - Bernardo de Azevedo e Souza
20:00 - Debates
20:20 - Shut Up And Dance: O Crespúsculo da Privacidade - Maurício Brum Esteves
20:30 - Debates
20:50 - Odiados pela Nação: A "Justiça" é um Prato que se Come Doce - Vera Maria Guilherme
21:00 - Debates
21:20 - Por trás de Black Mirror: situando a distopia - Vicente Figueiredo
21:30 - Debates
Promoção: Canal Ciências Criminais
Coordenação: Bernardo de Azevedo e Souza
Certificados: Após o evento, será disponibilizado certificado digital de 3 horas de atividade complementar
E-mail: contato@canalcienciascriminais.com.br
Facebook: facebook.com/canalcienciascriminais
WhatsApp: (51) 9.9913.7369