A Seicho-No-Ie, desde a sua fundação, no ano de 1930, vem difundindo o modus vivendi no qual se reverenciam todas as coisas do Universo como sendo Vida de Deus, com base no ensinamento de gratidão a todas as coisas do céu e da Terra.
A questão ambiental da Terra constitui um grave problema, cujo impacto tem amplitude de âmbito planetário e atinge as gerações futuras.
O que se exige hoje de nós, seres humanos, é o espírito de gratidão às dádivas da mãe Natureza e o sentimento religioso de reverência à Vida de Deus que Se manifesta em forma de várias espécies de vidas, montanhas, rios, relvas, árvores, minerais, energia e todas as coisas.
A SEICHO-NO-IE ACREDITA QUE A APLICAÇÃO PRÁTICA DESSE SENTIMENTO RELIGIOSO, NA VIDA DIÁRIA, É A CHAVE PARA A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DA TERRA.
A Seicho-No-Ie compromete-se a contribuir para a “sustentabilidade do planeta” reverenciando e respeitando a mãe Natureza, como uma prática da vida religiosa no cotidiano e, concomitantemente, propagar esse sentimento religioso com a divulgação por meio da mídia e de todas as suas atividades, legando à posterioridade um “planeta limpo”.