02 set - 2021 • 20:00 > 02 set - 2021 • 22:00
02 set - 2021 • 20:00 > 02 set - 2021 • 22:00
Rir é o melhor remédio? Rindo se castigam os costumes? Em agosto e setembro, o Cena agora – projeto que leva ao site do Itaú Cultural breves peças de teatro e bate-papos – traz duas semanas de apresentações, em agosto e setembro, com o tema Humor: o riso como antídoto. Os artistas exibem cenas inéditas com até cinco minutos. Em 2/9, exibem-se cenas dos grupos As 10 Graças e Cirquinho do Revirado.
Cenas dos grupos As 10 Graças e Cirquinho do Revirado + debate
mediação de Suzana Aragão
quinta 2 de setembro
às 20h
on-line – plataforma Sympla/Zoom
Palco virtual – 270 ingressos por dia
[duração aproximada: 120 minutos]
[classificação indicativa: 14 anos]
Grupo As 10 Graças
Faz-me rir no foguete das 10 graças
Vinde a nós, povo errante, e façamos o mundo sorrir. A cada porta que se fecha existe um mundo que se abre. Abracemos as oportunidades, pois para o nosso foguete o céu não é o limite.
[duração aproximada: 15 minutos]
[livre para todos os públicos]
FICHA TÉCNICA
Roteiro e direção: Grupo As 10 Graças de Palhaçaria
Elenco: Alysson Lemos, David Santos, Edivaldo Ferrer, Igor Cândido, Lissa Cavalcante e Rayane Mendes
Fotografia: Lissa Cavalcante e As 10 Graças
Montagem e finalização: Igor Cândido
Criado em 2012 em Fortaleza (CE), o grupo As 10 Graças dedica sua pesquisa e atuação à comicidade, à bufonaria e à palhaçaria por meio das linguagens do circo, do teatro, da performance e do audiovisual, tendo a rua como local de experimentação e fruição dos trabalhos. Com seis integrantes, desdobra-se em diversas possibilidades de atuação com a linguagem cômica, fomentando de forma contínua as esferas da criação e da pesquisa.
Cirquinho do Revirado
Julia: não é fácil ter pernas
Julia e Palheta, donos dos restos de um circo incendiado, vagam pelas ruas procurando por plateias. Ela é uma mulher sem pernas, vinda das ruas, e ele é seu fiel escudeiro, para quem “não é fácil ter pernas!”. Em meio à pandemia de covid-19, eles buscam seu lugar.
[duração aproximada: 15 minutos]
[classificação indicativa: 14 anos]
FICHA TÉCNICA
Atuação: Yonara Marques (Julia) e Reveraldo Joaquim (Palheta)
Captação de imagens: Ana Paula Bertolina, Danilo Anastácio (via drone) e Fabio Murillo Justino
Edição: Fabio Murillo Justino
Roteiro: o grupo
Técnica: Marcelo Ciepielewski e Marcella Marques
O Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado completa, em 2021, 24 anos de atividade. Em duas décadas de atuação, realizou vários espetáculos – como O sonho de Natanael e Revirando a padaria – e levou cinco vezes o Prêmio Nacional de Teatro Myriam Muniz, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), entre outros reconhecimentos. O grupo promove anualmente o Festival nacional de teatro revirado.
Suzana Aragão é integrante do núcleo artístico do grupo Folias d’Arte. É artista docente da SP Escola de Teatro e integrante dos Doutores da Alegria. Dirigiu o espetáculo Refugo urbano, da Trupe Dunavô, e O foguete notável, da Cia. Orbital. Compõe também o grupo de pesquisa da palhaçaria feminina Sampalhaças.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Itaú Cultural
O Itaú Cultural é uma organização voltada para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais. Dessa maneira, contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.