Fale com o produtor
Ingressinho icon

Cerveja com Dados São Paulo

11 ago - 2022 • 19:00 > 11 ago - 2022 • 22:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Em agosto, a Escola de Dados retoma o Cerveja com Dados na cidade de São Paulo. A primeira edição paulistana pós-pandemia será realizada no dia 11/08, às 19h, em parceria com o Goethe-Institut e na sede da organização (R. Lisboa, 974 - Pinheiros).

O evento aborda temas relevantes e inspiradores relacionados ao trabalho com dados. Jamile Santana (Enois), Ariane Alves (Open Knowledge Brasil), Carolina Matos (Open Knowledge Foundation), Reinaldo Chaves (Abraji) e Gabriel Zanlorenssi (Nexo) irão compartilhar seus conhecimentos por meio de apresentações curtas, seguidas de um ambiente descontraído para troca de experiências posteriormente. 

Para participar, é necessário se inscrever via Sympla. A entrada no evento estará sujeita à lotação da casa.

• Dados a favor da diversidade
Exercer um jornalismo plural não se resume apenas a contratação de profissionais com perfil diverso. Várias ações a curto, médio e longo prazo podem ser desenvolvidas e realizadas de forma individual ou em equipe. Para mapear, analisar e acompanhar essas ações, a Enois criou a Régua de Diversidade, que usa dados de gestão e produção jornalística das redações para sugerir metodologias de diversidade personalizadas.
Jamile Santana é analista de dados e impacto na Enois Laboratório de Jornalismo e Embaixadora de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil.

• Querido Diário, hoje resolvi investigar minha prefeitura…
Nesta apresentação, vamos conferir como o Querido Diário, ferramenta criada para explorar os diários oficiais de municípios brasileiros do programa Ciência de Dados para Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil, pode ser usado para investigar pautas. Serão apresentadas a busca avançada presente na plataforma e a API que permite acessar seus dados, usando como exemplo o caso da CPI do Sertanejo.
Ariane Alves é jornalista formada pela ECA-USP e analista de dados e comunicação digital do programa de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil.

• Uma visão panorâmica da equipe de Letramento de Dados na Open Knowledge Foundation
A equipe de Letramento de Dados da Open Knowledge Foundation é verdadeiramente global e ativa, gerando resultados que são entregues para uma comunidade global de treinadores, alunos e especialistas. Colaborando com todas as equipes da OKF e a rede School of Data por meio de projetos que vão desde programas de treinamento a trabalhos de consultoria, também abordamos questões locais, impactando governos e jornalistas, cidadãos e organizações cívicas locais em todo o mundo.
Carolina Matos é gerente de projetos na equipe de Data Literacy da Open Knowledge Foundation e é doutora em História da Arte pela Universidad Complutense de Madrid. 

• Como o Python ajuda a entender a qualidade da água no Brasil
O projeto Mapa da Água ajuda a decifrar o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, o Sisagua, do Ministério da Saúde. Trabalho da Repórter Brasil que torna mais fácil o entendimento, limpeza e uso de informações para todos os municípios brasileiros com o uso de ciência de dados – para saber os principais problemas da água que sai da torneira dos brasileiros ou quando há desertos de informação sobre a contaminação da água em cidades brasileiras.
Reinaldo Chaves é jornalista de dados freelancer e coordenador de projetos na Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

• Como tratar de assuntos quentes em gráficos
Normalmente, gráficos e análises de dados exigem maior tempo de preparação e revisão. Isso pode limitar o quanto é possível utilizá-los para conseguir cobrir um tema que está em evidência. A ideia da apresentação é apresentar e discutir em conjunto quando é possível utilizar gráficos e dados nessas situações.
Gabriel Zanlorenssi é editor de gráficos do Nexo Jornal, onde trabalha desde 2017, e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP).

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Goethe-Institut São Paulo

Rua Lisboa, 974 Pinheiros

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Escola de Dados

A Escola de Dados é um programa da Open Knowledge Brasil e parte de uma rede global comprometida com o avanço do uso de dados para resolver problemas reais em prol de sociedades mais conscientes, sustentáveis e justas. Acreditamos que o debate bem informado e baseado em evidências pode qualificar a esfera pública, criar abertura para a diversidade de vozes, formar pontes entre importantes atores para influenciar políticas públicas e gerar mudança social.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.