Composta por 3 encontros de 2 horas cada, esta atividade pretende introduzir seus participantes no universo dos processos de impressão fotográfica históricos, em especial a Cianotipia que consiste em um processo de impressão fotográfica em tons azuis e ciano mediante a utilização de sais de ferro. Também serão exploradas as possibilidades criativas existentes nesta técnica para a criação de imagens únicas mediante a combinação de diversos materiais.
Descrição da atividadeDescoberta em 1842 pela botânica e fotógrafa inglesa Anna Atkins e pelo cientista e astrônomo inglês Sir John Herschel, a Cianotipia consiste na utilização de uma emulsão fotossensível composta por óxidos de ferro que resulta em belíssimas imagens em tons de azul.
Nesta atividade, o participante entrará em contato com esta técnica de impressão histórica e também aprenderá como preparar um negativo digital, desde a escolha das melhores imagens até os ajustes finos necessários. Aprenderá as diversas formas de emulsionar o papel e suas características bem como participará da revelação da imagem latente.
A oficina explora as possibilidades criativas imagéticas existentes na Cianotipia, com a utilização de diversos materiais tais como plantas, rendas, linhas, miçangas, páginas de livros, transparências etc, para a criação de imagens poéticas, que vão além da mera cópia por contato, permitindo infinitas possibilidades de colagens e composições durante o processo de criação.
Nesta oficina, o aluno participará desde a escolha das imagens, seu tratamento e inversão, do preparo das transparências, a emulsão dos suportes (papéis), sua queima/impressão e a revelação final. Também conhecerá as diversas possibilidades de suportes, combinações e aplicações da Cianotipia, tais como viragens em taninos.
ProgramaDia 1 - Contextualização do processo da Cianotipia; Transformação da fotografia em negativo: a importância do contraste. Emulsão dos suportes (papéis).Dia 2 - Criação da imagem poética em cianotipia, queima na caixa de luz ou no sol, lavagem e secagem da imagem.Dia 3 - Viragem no tanino e combinação de técnicas.Materiais necessários- Computador ou celular com um editor de imagem (Snapseed, Lightroom, Gimp);
Para os alunos que queiram criar suas próprias cianotipias, sugerimos o seguinte material:- Kit de cianotipia, que pode ser adquirido pelo Mercado Livre;
- vinagre ou ácido cítrico;
- papel de aquarela ou para pintura, gramatura mínima de 240g;
- prensa constituída de uma placa de madeira, uma placa de vidro e uma lâmina de espuma;
- 2 a 4 prendedores de papel;
- pincel;
- materiais diversos como plantas, rendas, transparências;
- 2 a 3 bandejas plásticas;
- água oxigenada.
Sobre a professoraMelissa Rahal é fotógrafa, vídeo maker e produtora cultural. Atualmente cursa especialização em Fotografia, Arte e Mediações na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Fotógrafa freelancer desde 2010, tem sua principal atuação na área social e de espetáculos. Também pesquisa processos fotográficos alternativos e o trabalho de mulheres fotógrafas fora do eixo EUA-Europa. Integra o coletivo Púrpura, que pesquisa as possibilidades criativas da Cianotipia. Atualmente ensina fotografia, Pinhole, Cianotipia e outros processos históricos em espaços públicos e particulares. Foi curadora e produtora dos Encontros da Fotografia de São José dos Campos no ano de 2018 e 2021.