28 jan - 2020 • 18:00 > 08 fev - 2020 • 18:00
28 jan - 2020 • 18:00 > 08 fev - 2020 • 18:00
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Aneel e Light patrocinam o “Cidades Criativas RJ”
O Projeto Cidades Criativas RJ, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, inicia 2020 com ações em três cidades diferentes: Duque de Caxias, Valença e Vassouras. Os municípios vão receber oficinas gratuitas com profissionais das áreas de tecnologia, carnaval, turismo, gastronomia e artes para fomentar a economia criativa e novos negócios nas regiões.
Iniciado em 2019, o Cidades Criativas RJ contempla os profissionais da Economia Criativa com o objetivo de ajudar aos empreendedores a reconhecerem os seus diferenciais competitivos, os seus clientes atuais e potenciais e apresentar ferramentas para mostrar as qualidades da capacitação ao seu público.
Em Duque de Caxias, o Cidades Criativas RJ, acontecerá entre 28 de janeiro e 08 de fevereiro, com atividades na Biblioteca Municipal Leonel Brizola. Com quatro oficinas gratuitas, essa etapa do projeto faz parte de um período de pré-incubação de empreendedores, que inclui a agenda de atividades abaixo:
28 e 30 de janeiro, 18h às 22h - Oferta de valor: Planejamento Pós Canvas
01 de fevereiro, 10h às 18h - Transforme as Suas Ideias em Projetos
04 e 06 de fevereiro, 18h às 22h - Rede Social para Vendas
08 de fevereiro, 10h às 18h - Planejamento Financeiro
Os empreendedores que participarem de 80% das atividades receberão uma declaração de pré-incubação emitida pelo projeto e estarão aptos a participarem da seleção para uma segunda etapa, em que 10 empreendedores locais terão acompanhamento à distância com os consultores. Ao final dessa segunda fase, esses participantes obterão uma Declaração de Empreendedor Incubado pelo Cidades Criativas RJ.
Realizado através de uma parceria entre o Programa de Integração pela Música (PIM), a incubadora Nós de Rede e a produtora Realize Cultura, o projeto Cidades Criativas RJ inclui atividades de capacitação presenciais e incubação de empreendimentos criativos à distância, desenvolvendo competências e auxiliando agentes dos segmentos da economia criativa.
O projeto possui patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, da Agência Nacional de Energia Elétrica e da Light. A parceria institucional é do RJ Criativo, Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e tem apoio da Ponte Plural. O evento é gratuito.
SERVIÇO:
Cidades Criativas RJ
Datas: 28 de janeiro até 08 de fevereiro de 2020
Horários: 10h às 18h I 18h às 22h
Local: Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola
Endereço: Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, S/N, Centro, Duque de Caxias, RJ
Entrada gratuita
Oferta de Valor: Planejamento Pós-Canvas
Facilitador
Guilherme Velho
Público Alvo
Podem participar da oficina todos os empreendedores que trabalhem ou queiram trabalhar com Economia Criativa. Isto é, o participante pode ter uma empresa de qualquer porte, um projeto cultural ou apenas uma ideia. Todos serão bem-vindos e as ferramentas poderão ser utilizadas por todos (independentemente de porte e maturidade do projeto ou empresa).
Metodologia
Neste treinamento, os participantes irão aprofundar três temas fundamentais: Diferenciais, Clientes e Execução. Ao longo das 8 horas de oficina, serão trabalhados:
- Diferenciais: Quais são os seus diferenciais competitivos? O que torna o seu projeto especial? O que você faz para preencher as lacunas deixadas pelos seus concorrentes e obter mais clientes? Trabalharemos com as ferramentas "Curvas de Valor" e "Discurso de Venda".
- Clientes: Quem são seus clientes atuais e potenciais? Como descrevê-los (em comportamentos e demografia)? Quais são suas dores e ganhos? O que eles mais valorizam? Como atendê-los melhor? Trabalharemos com as ferramentas "Mapa de Empatia", "Buyer Persona" e "Produto Expandido".
- Execução: Ferramentas para aproximar os seus diferenciais competitivos de seu público. Ou seja, como alinhar assertivamente a oferta de valor de seu projeto ao seu segmento de clientes? Trabalharemos aqui com as ferramentas "Marketing Mix" e "Encaixe de Quadrantes".
O que leva?
- Identificar seu diferencial competitivo
- Identificar seu público alvo
- Estratégias para alcançar seu público alvo com eficiência.
Biografia: https://about.me/gvelho
Transforme suas Ideias em Projetos
Facilitadora
Giordana Moreira
Público alvo
Idealizadores e realizadores de projetos culturais e criativos, empreendedores e artistas.
Metodologia
A oficina “Transforme suas Ideias em Projetos” funciona como um laboratório de compartilhamento de estratégias e experiências para capacitar os participantes no desenvolvimento de suas ideias e transformação em projetos a serem executados. Oficina com carga horária de 8 horas. A oficina pretende apresentar os conceitos básicos sobre elaboração de projetos e qualificar o participante para:
Identificar demandas do consumidor.
Definir planejamento e diagnóstico para elaboração dos projetos.
Detalhar a estrutura de um projeto (apresentação, objetivos gerais, objetivos específicos, metas, justificativa do projeto, equipe técnica, público-alvo, sinopse, cronograma, orçamento, democratização de acesso, acessibilidade).
Redigir com clareza suas proposições.
Diferenciar o valor do projeto do custo do projeto.
Estabelecer estratégias para captação de recursos e construção de parcerias.
O que você leva?
- plano estratégico para proposição de projetos;
- elaboração de projeto a partir da identificação de uma demanda;
- demandas do público mapeadas;
Biografia
https://www.linkedin.com/in/giordana-moreira-2207a3178/
Rede Social para Vendas
Facilitador
Agência Gorilla
Público Alvo
Empreendedores criativos e sociais interessados em desenvolver uma estratégia de vendas de produtos e serviços nas redes sociais.
Metodologia
O mundo mudou e a forma como se vende e comunica precisa mudar. Cada vez mais as empresas destinam verbas para o marketing digital. O seu negócio está acompanhando as mudanças? Nessa oficina de 8 horas ministrada pela Agência Gorilla você vai aprender as melhores estratégias para posicionar sua empresa no mundo digital e otimizar resultados.
O que leva?
- Noções de marketing digital
- Estratégias de produção de conteúdo
- Desenvolvimento de cronograma de postagens
- Formatos de venda (elaboração de anúncios, impulsionamento e instagram shop)
- Monitoramento de resultados
Biografia
https://www.linkedin.com/company/gorillabrand-agency/
Planejamento Financeiro
Facilitador
Rafael Vieira
Público Alvo
Empreendedor que tem dificuldade em organizar um controle de suas finanças. Nunca empreendeu, mas quer passar a atuar no setor cultural.
Metodologia
Negócios criativos possuem em muitos casos grande sazonalidade em suas receitas e junto a isso uma grande dificuldade em controlar toda sua dinâmica financeira. Por conta disso, ao longo das 8 horas de oficina serão apresentadas estratégias de controle financeiro que incluem temas como: contas à receber, contas à pagar, tesouraria e fluxo de caixa.
O que leva?
- Identificar as suas necessidades financeiras
- Noções de como organizar e gerir bem os seus recursos
- Estratégias para desenvolver seu planejamento financeiro com eficácia
Biografia
Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, S/N Centro
Duque de Caxias, RJ
Cidades Criativas RJ
Esta proposta busca integrar ações governamentais e privadas na promoção das regiões fluminenses como destinos turísticos, observando estratégias de fomento ao empreendedorismo cultural.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.