O QUE É A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA?
A Comunicação Não Violenta (CNV) é um modo de se comunicar DIFERENTE do que usamos em nosso dia-a-dia. Ela é a arte de comunicar-se procurando alinhamento entre o eu, o outro e o todo, assim facilitando a harmonização das suas necessidades com as necessidades de outras pessoas. Esta baseia-se nos princípios da não-violência, e foi criada por Marshall Rosenberg, norte-americano doutor em Psicologia.
Ela exercita a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL e as habilidades relacionais de modo a transformar conflitos e modificar situações inquietantes. Esse método de diálogo e desenvolvimento de relações se baseia na responsabilização de atos e sentimentos, evitando comparações e julgamentos de valor, tratando de fatos e pedidos ao invés de classificações e exigências.
Assim, a Comunicação Não Violenta MUDA NOSSA MANEIRA DE PENSAR, de agir e principalmente de se manifestar, propondo uma alternativa mais sincera e assertiva, ao mesmo tempo que mais empática e compassiva de viver!
COMO SERÁ O CIRCUITO?
O Circuito de Comunicação Não Violenta acontecerá em Juiz de Fora - MG, e tem como objetivo disseminar a metodologia de uma forma gradual e impactante. Esse caminho de aprendizagem teórico/prático, contará com Palestras Abertas, Apresentações, Workshops e muitas surpresas boas, abordando a CNV de forma integral, dinâmica e inclusiva.
A Manifesta acredita que esse Circuito de CNV pode ajudar na criação de uma comunidade de aprendizagem, capaz de melhorar o cenário de violência encontrado nos ambientes que convivemos e nas relações entre as pessoas. Confiamos ser possível estimular uma TRANSFORMAÇÃO na forma como cuidamos de nós mesmos e uns dos outros.
Os eventos serão lançados individualmente, se conectando de forma sutil e criativa para construir um caminhar dentro dos conceitos da CNV. Aos interessados no tema aguardem as boas novas, por um 2018 bem "não violento".
COMO SERÁ A APRESENTAÇÃO?
A APRESENTAÇÃO é o segundo evento desse Circuito. Ela tem o intuito de apresentar os conceitos da Comunicação Não Violenta de modo mais completo e profundo. Colocaremos práticas e exporemos seus princípios de modo a permitir que os participantes saiam de lá cultivando a CNV em sua vida diária! Assim criando uma comunidade de estudos e refinamento da vivência diária em CNV com os próximos eventos.
Local: Sala 1 do Prédio da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Rua José Lourenço Kelmer s/n, Bairro São Pedro, Juiz de Fora - MG
INVESTIMENTO
Este evento está sendo produzido dentro de uma lógica inclusiva de Economia Compartilhada. Além da quantia estar bem reduzida, temos duas opções de valor:
- Básico R$60,00
- Ideal R$70,00
O básico cuida dos custos mínimos do evento para que ele aconteça, o ideal cobre os custos e remunera os envolvidos na produção e facilitação.
Com isto gostaríamos de permitir a participação de todos, para que o dinheiro não seja um impedimento àqueles que gostariam de aprender a Comunicação Não Violenta!
Se você precisa de mais apoio nesse sentido financeiro faça contato conosco :) conversaremos sobre sua participação!
QUEM SÃO OS FOCALIZADORES?
Paula Rocha
Paula é pós-graduada em Psicologia Organizacional, pesquisadora e praticante da Comunicação Não Violenta desde 2015. Já participou de diversos eventos sobre CNV com Dominic Barter, maior referência de CNV no Brasil e no mundo. Trabalha na empresa Manifesta, que desde 2009 é especializada na criação de ambientes de cooperação nos mais variados locais. Trilha o caminho do Sagrado Feminino, do resgate dessa essência e busca o empoderamento da mulher. Palhaça e artista circense no grupo Grão de Circo, vêm desenvolvendo suas habilidades de comunicação empática como ferramenta principal de acesso aos mais diversos tipos de pessoa.
Jamerson Mancio
Estudante da Faculdade de Educação da UFJF e Empreendedor Social. Apaixonado pela área educacional e os diversos temas que envolvem comunidades escolares. É um “Guerreiro Sem Armas” formado pelo instituto Elos e em recente viagem ao Peru ministrou oficinas de “Comunicação Não-Violenta” em Lima, capital do país. Em 2016 participou do evento TedxSãoPaulo, realizado no Allianz Parque, para compartilhar seus questionamentos sobre o modelo de educação tradicional para mais de 5000 pessoas.