07 nov - 2020 • 09:00 > 08 nov - 2020 • 21:00
07 nov - 2020 • 09:00 > 08 nov - 2020 • 21:00
CLIMATHON : CONTRA OS EFEITOS DA POLUIÇÃO
O CLIMATHON CONTRA A POLUIÇÃO é uma realização da InovAction by ABInova e Hub e Tech Produções. Será uma maratona de inovação com a duração de um final de semana, o objetivo é promover e incentivar a criação de soluções para gestão dos resíduos poluentes nos diversos ecossistemas do Brasil e quem sabe do mundo, através do empreendedorismo e da colaboração.
As atividades serão todas on-line, devido ao isolamento social necessário em decorrência da COVID-19 e, todas as plataformas que serão usadas, trazem a proposta de responsividade, o que permite uso de celulares, tabletes, notebooks e computadores para participar, desde que com acesso a internet, devido as interações com as equipes.
Os ingressos são gratuitos, convidamos a todes. Ratificamos que o desafio precisa da colaboração da pluralidade que somos, ou seja, mulheres, mulheres trans, comunidade LGBTQI+, negras e negros, pessoas com deficiência, enfim quem acreditar que pode somar nas soluções. Precisamos de desenvolvedoras/es, designers, UX/UI, profissionais das áreas de direito, educação, saúde, biólogas/os/es, entre outras especialidades que tenham ideias para CONSTRUIR SOLUÇÕES que possam melhorar a gestão dos resíduos desde sua produção ao descarte e ciclo reverso de uso.
Importante considerar que : a poluição promove a introdução de substâncias tóxicas ou de resíduos não naturais no meio ambiente, causando contaminações, envenenamento, poluição atmosférica por gases, entre outras. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar é responsável por mais de sete milhões de mortes por ano no mundo - matando mais que a AIDS e a Malária. Estudos revelam que esse tipo de poluição pode afetar todos os órgãos do corpo humano. A poluição em suas diversas manifestações se inicia por meio da ação humana e gera danos à nossa saúde, além de afetar animais, plantas e todos os seres vivos do ecossistema em questão. A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Vale conhecê-la.
Foi neste contexto também que foi definido o tema do desafio – como minimizar ou eliminar os impactos danosos que o processo de produção e descarte de resíduos causam nos contextos ambiental, econômico e social, principalmente nas cidades, propondo soluções para gestão desses resíduos poluentes nos diversos ecossistemas do Brasil e quem sabe do mundo.
DA COMPETIÇÃO
Os grupos devem ter no mínimo 3(três) e no máximo 5(cinco) pessoas. Recomendamos fortemente que estejam disponíveis para conhecer pessoas diferentes. Equipes homogêneas não são recomendadas.
DO DESAFIO
Entende-se como desafios os temas:
1 – Prevenção : Cuidar e Educar
A educação é fundamental para ampliar o conhecimento sobre o que são resíduos sólidos, como podem ser geridos para minimizar os impactos ambientais desde sua produção ao ciclo de descarte e reuso minimizando os impactos ambiental, econômico e social, principalmente nas cidades. Como levar esse conhecimento para mais pessoas, engajando e conectando pessoas e iniciativas? Quais opções ainda não são aplicadas ? O que pode ser melhorado ?
2 – Emergencial : Proteger e Defender
Soluções que ajudem localidades, ecossistemas, enfim um olhar mais amplo, para garantir que as diversidades sejam preservadas, recuperadas e até mesmo (re)significadas, garantindo que o processo de produção e descarte de resíduos sólidos não cause danos ou que sejam minimizando os impactos ambiental, econômico e social, principalmente nas cidades.
3 – Sustentabilidade
A continuidade é essencial para a preservação de ecossistemas saudáveis. Que soluções podem ser pensadas para garantir que iniciativas de impacto positivo sejam sustentáveis e tragam melhorias nas esferas ambiental, econômica e social, principalmente nas cidades.
DOS CRITÉRIOS
(1) Aderência ao tema;
(2) Inovação;
(3) Apelo e impacto social;
(4) Aplicabilidade;
(5) Potencial de escala;
Essa etapa irá acontecer após o Climathon, em até 15 dias para divulgação das propostas eleitas. Os “pitchs” eleitos, serão postados na(s) rede(s) social(is) do evento. Um relatório será enviado a cada equipe com dicas do Júri e observações das mentorias. Os participantes receberão um certificado desde que cheguem até a etapa da entrega final.
DAS INSCRIÇÕES
Os três grupos vencedores receberão premiações ainda a serem definidas, e apoio / articulação para implementação e desenvolvimento dos projetos.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
InovAction | Hub e Tech Produções |ABInova
Acreditamos que para mudar, o incômodo começa dentro de cada um, os esforços se somam, e na soma do coletivo chegamos a soluções viáveis e sustentáveis. Daniel Takaki : Idealizador e Diretor na InovAction | Foco em Desenvolvimento Social, Empreendedorismo & Inovação | www.inovaction.com.br Samanta Lopes : idealizadora e Fundadora da Hub e Tech Produções | Educação, Tecnologia & Empreendedorismo | www.hubetech.com.br ABInova : Associação Brasileira Desenvolvimento | Empreendedorismo Inovação
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.