31 ago - 2021 • 19:00 > 31 ago - 2021 • 21:00
31 ago - 2021 • 19:00 > 31 ago - 2021 • 21:00
"A madrugada se fez longa, a dor da fome nos tira o sono, todas as manhãs me deparo com os mesmos olhos brilhando das crianças por saber que ao meio-dia, no colégio terão o que comer, depois de levá-los fui a feira, mas não para comprar, e sim furtar os restos para que a fome não nos visite ao sábado e domigo"- Carolina Maria de Jesus
SOBRE O CLUBE DO LIVRO:
O Clube do Livro é um projeto do Grita pensado para aprendermos em conjunto, entendermos mais sobre as diversas facetas da vivência feminina e construirmos uma conscientização feminista, além de ser um incentivo para construirmos ou retomarmos o tão almejado hábito de leitura!
No dia 31/08/2021 (terça-feira), com início às 19h, realizaremos nossa #5 roda de conversa, 100% online, pela plataforma Zoom, para conversarmos sobre os aprendizados e as reflexões que a leitura do livro do mês nos proporcionou!
O livro escolhido para o bate-papo desse mês foi "Quarto de Despejo- Diário de uma favelada" da Carolina Maria de Jesus.
SOBRE O LIVRO:
Nas 4 edições anteriores discutimos obras teóricas de escritoras feministas incríveis, neste mês resolvemos escolher um livro com uma linguagem diferente. A obra "Quarto de Despejo - Diário de uma Favelada" é um livro formado por 20 diários escritos entre 15 de julho de 1955 e 1 de janeiro de 1960 por Carolina Maria de Jesus, que, antes da publicação de seu livro, em 1960, era uma anônima moradora da favela de Canindé, em São Paulo.
Quarto de Despejo traz em seus diários (divididos em dia, mês e ano) o retrato do cotidiano da favela de Canindé. Nele, Carolina narra suas vivências como mãe solteira de três filhos e catadora de lixo e metal em São Paulo. A autora conta que escreve seus diários (que encontrou quando estava catando lixo) como uma forma de escapar um pouco da sua realidade, pois eles trazem esperança para ela e a fazem sonhar que algum dia alguém irá ler estes relatos e entender o que ela havia passado, tirando-a de seu status de invisível.
SOBRE O EVENTO:
Esperamos vocês lá!
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Grita Projeto
Grita é um projeto criado em Belo Horizonte para ser um espaço de troca. Somos uma plataforma que conecta mulheres e abre espaço para partilha de experiências e exposição de suas histórias, saberes e trabalhos. Além disso, criamos conteúdo sobre assuntos que envolvem as diversas realidades das mulheres. Conheça mais no Instagram @gritaprojeto
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.