Steam é a maior loja de jogos digitais do mundo. Conta com milhões de usuários ativos e grandes promoções que faz com que os jogadores gastem grandes quantias todos os anos. Nenhuma loja vende mais jogos para PC e tem mais usuários. Entretanto, entrar no Steam não é uma tarefa fácil: requer planejamento, conhecimentos em marketing, relações públicas, mídias sociais e gestão de comunidades, e é claro, é preciso compreender o atual mercado de jogos digitais.
Este curso foi criado com o intuito de transmitir aos interessados os conhecimentos essenciais para compreender o funcionamento atual mercado de jogos digitais (indies) para PC, suas oportunidades e riscos, e, a partir desse conhecimento, fornecer as ferramentas práticas que permitirão levar um jogo independente - por meio do processo conhecido como Greenlight - até a maior e mais rentável loja de jogos digitais da atualidade.
CATEGORIA DO CURSO
Comercial / Marketing / Relações Públicas
PÚBLICO-ALVO
Desenvolvedores de jogos independentes, novos estúdios de jogos, estudantes e todos interessados no mundo do desenvolvimento e venda de jogos digitais.
OBJETIVOS DO CURSO E RESULTADOS ESPERADOS
Com uma metodologia prática e de fácil entendimento, ilustrado com exemplos reais, o curso tem como objetivos:
● Apresentar os conceitos essenciais do mercado de jogos digitais
● Dicas e insights sobre oportunidades de negócios e riscos
● Ensinar fundamentos de Gestão de Projetos, Marketing e Promoção
● Oferecer ferramentas práticas para criar um “projeto vencedor” para o Greenlight
● Ensinar conceitos de Gestão de Comunidade, Relações Públicas e Mídias Sociais
● Apresentar conceitos básicos de Game Design, Contratos e Varejo (Vendas)
● Dar dicas para os interessados em ingressar no mercado de desenvolvimento de jogos digitais.
CONTEÚDO DO CURSO
Módulo 1 - Compreendendo o Mercado de Jogos Digitais
1. O que é um jogo digital (indie) - Arte vs. Produto?
2. O mercado de jogos digitais para PC nos dias de hoje
3. Steam, Greenlight e as Steam Sales
4. Lojas de jogos digitais: Steam, Humble Store, Indie Gala e mais
5. Tipos de jogos (produtos) e públicos - Casual vs. Hardcore
Módulo 2 - Planejamento e Preparação
1. Preparação de artes e conteúdo
2. Press kit, Mídias Sociais e Imprensa
3. Promoções e parcerias
4. Criação do projeto para Greenlight
5. Planejamento da campanha (pré-Greenlight)
Módulo 3 - Execução e Gestão
1. Avaliação dos projetos (feitos no curso)
2. Cronogramas e responsabilidades durante a campanha
3. Gestão de comunidade e fórum
4. Cuidados e armadilhas
5. Entrei no Steam! E agora?
QUEM MINISTRA O CURSO
Horacio Corral já atuou em diversas áreas da Economia Criativa e desempenhou vários papéis, tais como: empresário, jornalista, tradutor, livreiro, empreendedor e game designer. Ele foi sócio-fundador do estúdio de games independente, Tlön Studios, e Diretor Executivo do canal de notícias, Gamestorming. Soul Gambler, jogo da Tlön Studios, entrou no Steam, por meio de Greenlight, em apenas um mês e desde julho deste ano (2014) já vendeu mais de 20 mil cópias.
CARGA HORÁRIA
8 horas
TAXA DE INSCRIÇÃO
R$297,50 (valor promocional para inscrições realizadas até 7 dias antes do curso)
FORMAS DE PAGAMENTO
1.Até 10x no cartão (Taxa de juros de 1,99% pelo MOIP)
2.Depósito bancário à vista com 5% de desconto
Caso um de nossos cursos seja cancelado, avisaremos com pelo menos 48 horas de antecedência, e o valor será devolvido de acordo com as
regras para reembolso do Sympla
LOCAL
O curso será realizado em São Paulo na região da Avenida Paulista.
A localização exata (rua,número, andar, sala) será informada de 5 a 3 dias antes do curso.
FALE CONOSCO
Em caso de dúvidas entre em contato com André Avelino, coordenador de cursos da EBG: