Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Contação de Histórias MCI: “Wirapu’ru” e “O Passarinho Que Viu o Vento”, com Xipu Puri e Abi Poty

Eventos para você

Contação de Histórias MCI: “Wirapu’ru” e “O Passarinho Que Viu o Vento”, com Xipu Puri e Abi Poty

21 dez - 2024 • 11:00 > 21 dez - 2024 • 12:00

Evento encerrado

Contação de Histórias MCI: “Wirapu’ru” e “O Passarinho Que Viu o Vento”, com Xipu Puri e Abi Poty

21 dez - 2024 • 11:00 > 21 dez - 2024 • 12:00

Evento encerrado

Descrição do evento

As inscrições serão realizadas de 14 a 21 de dezembro ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro).

Atenção!
Comunicamos que o elevador do MCI passa por período de manutenção até o dia 23 de dezembro, de forma que a acessibilidade do espaço está comprometida e o acesso aos andares se dá apenas pelas escadas.
Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos a compreensão.

Nesta edição do Programa de Contação de Histórias MCI, recebemos Abi Poty para performar o experimento cênico intitulado “Wirapu’ru”, obra autobiográfica do artista Potyguara, escrita em coautoria com seu companheiro Xipu Puri. A peça é uma criação em torno de memórias familiares do neto do xamã, Uirapuru. 

Xipu Puri apresentará o conto presente no livro “O Passarinho Que Viu o Vento” – sobre a brevidade do canto de um passarinho, a sabedoria inscrita sobre o território ancestral. A hsitória é escrita em kwaytikindo (idioma Puri), com tradução para o português. 

Sobre Xipu Puri
É bacharel em História e Mestre em Letras: Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e atua no Núcleo de Transformação e Saberes do Museu das Culturas Indígenas (NUTRAS-MCI). É um dos autores da dramaturgia “Siaburu”, que integra a “Caixa de Dramaturgias Indígenas” (N-1 Edições). Como produtor e um dos diretores criativos da produtora MIRIPONAN, já assinou projetos como a série “Intermundos” e a concepção da exposição “KAAPORÔ. Produziu os álbuns de experimentação literária e musical “taheantah tri” e “Pindobeat” e contribuiu na produção musical do espetáculo “Siaburu”. Assina diversas obras (canções, monólogos, contos, poesias, artigos e ensaios) em periódicos, portais culturais, serviços de streaming e livros e é indígena Puri, compondo o rol de artistas e jovens intelectuais de seu Povo.

Sobre Abi Poty
Indígena do Povo Potyguara, nascido na Comunidade do Acari, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). É artista visual e diretor de audiovisual, com formação em Fotografia, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Firjan SENAI). É cofundador da Associação Cultural LGBTQIAPN+, intitulada Humanização no Asfalto, no Rio de Janeiro, e diretor da produtora MIRIPONAN. Coordenou a Direção Geral de Audiovisual no Selo de artistas indígenas AZURUHU e assinou como Assistente de Arte e Produção de Objetos no programa “The Taste Brasil 7” (TV Globo / GNT), na série documental “B de Brasil” (Canal History Channel Brasil) e “Que Seja Doce” (GNT). Suas técnicas e pesquisas nas Artes Visuais envolvem a performance e a colagem digital com a proposta de construir novos mundos e pontes invisíveis entre passado, presente e futuro, trazendo o corpo, o tempo e ancestralidade.

Sobre o Programa de Contação de Histórias MCI
Programa mensal do Museu das Culturas Indígenas (MCI) para crianças e suas famílias, com foco nos saberes dos povos originários, que possibilita experiências de interação e compreensão da diferença, a valorização da pluralidade de vozes e vivências, a partir do compartilhamento de narrativas sobre os modos de viver, estar e cuidar do mundo pela perspectiva de diferentes povos indígenas. Realizado mensalmente, acompanhe a programação:

20 de janeiro | História do Toopi, com Lilly Baniwa
17 de fevereiro | Mandí Reko – o conto de Mandí, com Luã Apyká
16 de março | História de Txopay Itôhã, com Natan Kuparaka
20 de abril | Histórias do Povo Terena, com Dario Machado, Gerolino Cézar e Ranulfo Camilo
11 de maio | Cosmovisões do Povo Magü’ta, com Kuenan Tikuna
15 de junho | As Aventuras de Kara’i Tukumbó, com Djagwa Ka’agwy Kara’i Tukumbó
20 de julho | “Ceuci, a mãe do pranto” e lançamento de “Terra, Rio e Guerra: a sina de um curumim”, com Cristino Wapichana
10 de agosto | João Piraí – Protetor do Território Akroá Gamella, com Énh xym Akroá Gamella
21 de setembro | Contação de Histórias MCI: Contos da Nação Kariri, com Coletivo Kanewí
31 de outubro | Contação de Histórias MCI: Histórias Assustadoras Indígenas
16 de novembro | Contação de Histórias MCI: rituais de passagem Xavante, com Tserenhõ’õ Tseredzawê
21 de dezembro | “Wirapu’ru” e “O Passarinho Que Viu o Vento”, com Xipu Puri e Abi Poty

Observações:
- as inscrições serão realizadas de 14 a 21 de dezembro ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
- ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
- com exceção de crianças de colo, com até 24 meses incompletos, todas as pessoas necessitam de ingresso, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
- para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;
- a entrada de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente;
- é proibida a circulação com bolsas grandes, mochilas ou sacolas nas áreas internas do Museu (3º ao 7º andar). Disponibilizamos guarda-volumes na Recepção, no térreo, com acesso limitado. Bolsas de amamentação ou bolsas com medicação são exceções permitidas.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Museu das Culturas Indígenas

Rua Dona Germaine Burchard, 451 Água Branca

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Museu das Culturas Indígenas

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.