06 mai - 2017 • 07:00 > 07 mai - 2017 • 10:00
06 mai - 2017 • 07:00 > 07 mai - 2017 • 10:00
REGULAMENTO
As Equipes deverão seguir as regras de prova conforme este Regulamento.
PERCURSO
A cidade de Diamantina será a sede do evento Espinhaço Extremo 2017. Diamantina é um município brasileiro localizado em Minas Gerais. Sua população estimada em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística era de 47 647 habitantes.
A prova será dividida em duas categorias: Categoria Pró e Categoria Ligth. A categoria Pró terá um percurso de aproximadamente 150 km e a categoria Light aproximadamente 40 km. Na categoria Pró existem quatro sub categorias: Quarteto, Dupla, Dupla mista e solo. As modalidades da categoria Pró serão as seguintes: Trekking, Caiaque, Orientação e Ciclismo. Na categoria Light temos duas sub categorias: Dupla e solo. As modalidades serão:, Cicismo, Trekking e Rapel. Em todas as categorias, haverá necessidade de navegação por parte dos atletas.
A Espinhaço Extremo 2017 ocorrerá no dia 06 de Maio de 2017. A largada acontecerá no Largo Dom João as 8:00 horas em ponto e a chegada será no mesmo local.
O briefing será no dia 05 de Maio de 2017, local e horário a ser comunicado posteriormente aos atletas.
1 - ORGANIZAÇÃO
1.1 - A organização da corrida será de responsabilidade das empresas Espinhaço Eco Aventura(18.307.266/0001-47) e Via bike, com apoio do município de Registro e Federação Mineira de Corridas de Aventura.
1.2- A responsabilidade legal sobre a corrida é dos Organizadores da mesma.
1.3- Os Organizadores da prova e os atletas deverão seguir os itens deste regulamento.
1.4- O diretor de prova André Luiz Machado é o responsável em executar as datas e disposições deste regulamento justificando as alterações quando cabíveis. Casos omissos serão decididos pelo diretor.
1.5- A menos que haja alteração por parte da direção da prova, as instruções constantes no race-book são soberanas.
1.5.1 Race-book é um manual com cronograma do evento, mapa e informações do percurso.
1.6- A organização se reserva no direito de realizar um único briefing de prova, podendo ou não repeti-lo para equipes que justificadamente não comparecerem ao mesmo;
1.7- A checagem de equipamentos obrigatórios poderá ser realizada a qualquer momento da prova, antes, durante ou ao seu final. Ficando em cargo da organização a decisão sobre a penalidade para as equipes que não os portarem.
1.8- Quando houver qualquer risco de vida, o diretor de prova poderá acionar o resgate de qualquer integrante da equipe e fiscal de prova, sendo o ônus do resgate de responsabilidade do resgatado. A organização, no entanto, só fará o resgate se houver condições adequadas de segurança para quem está resgatando e/ou sendo resgatado.
1.9- A organização da prova não cobre despesas médicas além dos primeiros socorros prestados no local. Caso necessite remoção, atendimento ou internação hospitalar, estes serão de responsabilidade da própria equipe.
1.10- No caso de condições climáticas adversas ou por razões de segurança, a organização se reserva no direito de cancelar e/ou alterar o percurso sem aviso prévio e sem prejuízo à mesma, inclusive durante o andamento da prova.
1.11- Em casos não descritos neste regulamento, de protesto ou apelação, será montada uma comissão com 2 membros da organização e mais 2 atletas neutros sobre o assunto para discutirem sobre o ocorrido, com a participação do diretor de prova que também dará seu voto a favor ou contrario a apelação apresentada. Em comum acordo, a decisão dessa comissão será irrevogável.
1.12- As inscrições são individuais, cada atleta paga o valor correspondente a uma inscrição. Mesmo quando inscrito em equipes.
2 - DEFINIÇÕES:
2.1- Linhas de Largada e Chegada – local do percurso, será indicado pela organização por onde as equipes devem passar obrigatoriamente.
2.2- Posto de Controle (PC): local indicado pela organização por onde as equipes devem passar obrigatoriamente na ordem sequencial numérica e na modalidade indicada no race book. Os PCs poderão ser com fiscal presente ou virtual, conforme indicado no Race Book.
2.2.1- A não passagem pelos PCs implica em desclassificação da equipe competidora.
2.3- Áreas de Transição (AT): é um local pré-determinado onde haverá mudança de modalidade esportiva e contato com staffs da organização.
2.4- Durante toda a prova os atletas somente poderão ter contato com as equipes de apoio da organização, nos locais onde a organização permitir.
2.4.1- Equipe de apoio da organização: Pessoas que fazem parte da organização e são responsáveis pela fiscalização da prova.
2.5- Corte: Percurso alternativo, definido no race-book, em que os participantes são obrigados a fazer, caso não cheguem a um PC no prazo máximo pré-estabelecido.
2.6- A organização poderá redefinir pontos de corte no decorrer da realização da prova sempre que julgar necessário.
3 – EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA OS ATLETAS DA CATEGORIA PRÓ:
POR EQUIPE:
(Durante todo o percurso)
- 01 bússola
- 01 faca/canivete com no máximo 10 cm de lâmina.
- 01 isqueiro ou caixa de fósforos secos.
- 01 mapa cedido pela organização.
- 01 kit de primeiros socorros (item 3.7)
- 01 maquina fotográfica(pc virtual)
POR COMPETIDOR:
(Durante todo o percurso)
- 01 apito.
- 01 cobertor térmico.
- 01 lanterna.
- 01 colete de prova.
- 01 anorak ou capa de chuva.
- 01 luz estroboscópica(pisca pisca vermelho).
- 01 mountain bike
- 01 capacete
- 01 par de luvas
- 01 canoa (fornecida pela organização)
- 01 remo (fornecida pela organização)
- 01 colete salva vidas
3.1 - KIT DE PRIMEIROS SOCORROS, OBRIGATÓRIO POR EQUIPE.
- Bactericida - pomada ou spray.
- Anti-histamínico - 4 comprimidos.
- Anti-inflamatório - 4 comprimidos.
- Antidiarreico - 4 comprimidos.
- Analgésico - 4 comprimidos.
- Gaze.- Esparadrapo.
- Protetor solar (mínimo fator 15).
- 5 g sal.
- 01 recipiente com álcool.
- 01 par de luvas de látex.
3.2 – EQUIPAMENTOS SUGERIDOS:
-Saco estanque para acondicionar equipamentos.
-Porta mapa à prova d'água.
-Altímetro.
-Pilha reserva.
-Mochila com sistema de hidratação.
-Calças e camisas de manga comprida.
3.3 – EQUIPAMENTOS PROIBIDOS:
- GPS ou qualquer outro equipamento de auxílio à navegação.
- Cartas ou mapas não fornecidos pela organização.
- Armas.
- Equipamento de visão noturna.
4- EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA OS ATLETAS DA CATEGORIA LIGTH:
- 01 apito.
- 01 bússola.
- 01 mountain bike.
- 01 capacete.
- 01 par de luvas.
4.1- EQUIPAMENTOS SUGERIDOS:
- Saco estanque para acondicionar equipamentos.
- Porta mapa à prova d'água.
- Altímetro
- Mochila com sistema de hidratação.
- Calças e camisas de manga comprida.
4.1.1 A organização disponibilizara o equipamento necessário para a realização das atividades verticais( RAPEL). Poderá haver fila de acordo com o numero de inscritos, se o atleta possuir os equipamentos necessários para a realização da atividade (cadeirinha, freio oito, e mosquetão com trava), facilitara o percurso e evitara a fila.
4.2- EQUIPAMENTOS PROIBIDOS:
- GPS ou qualquer outro equipamento de auxílio à navegação.
- Cartas ou mapas não fornecidos pela organização.
- Armas.
5-CATEGORIAS:
5.1- Quartetos Mistos – quatro atletas, sendo obrigatório um dos quatro integrantes ser do sexo oposto.
5.2 - Duplas Mistas – dois atletas, sendo obrigatório um dos dois integrantes ser do sexo oposto.
5.3 - Duplas Masculinas – dois atletas do sexo masculino.
5.4 - Solo – um atleta de qualquer sexo.
5.5- EQUIPE DE APOIO:
A organização da prova fará o transporte dos equipamentos e caixas de reabastecimento caso haja necessidade.
6- PONTUAÇÃO:
Toda equipe pontuará para o ranking Brasileiro de corrida de Aventura(RBCA) mesmo que tenha ponto de corte, somente deixando de pontuar se for desclassificada.
7- PREMIAÇÃO:
7.1- Troféus para as três melhores equipes de cada categoria.
7.2- Medalha de finisher para todos que completarem o percurso.
8- PENALIZAÇÕES:
8.1- Desclassificações (DSQ): As equipes e/ou os atletas poderão ser desclassificados por:
8.1.1- Falta de equipamentos obrigatórios como colete salva-vidas e capacete nas modalidades específicas.
8.1.2- Não passar por algum posto de controle (PC).
8.1.3- Não seguir a ordem cronológica dos postos de controle.
8.1.4 - Um dos integrantes abandonar a prova.
8.1.5- Usar qualquer meio de transporte não autorizado pela organização.
8.1.6- Usar mapas não autorizados pela organização.
8.1.7- Equipes que degradarem o meio ambiente.
8.1.8- Equipes que tiverem atitudes antidesportivas e de desrespeito aos adversários, população ou organizadores.
8.1.9- Não usar o colete de identificação da prova.
8.1.10- Não cruzar a linha de chegada com equipe completa.
8.1.11- Ultrapassar o tempo limite de fim de prova estabelecido pela organização.
8.1.12- Assinar o posto de controle PC sem estar com a equipe completa.
8.1.13- Omissão de socorro independentemente da equipe que pertença.
8.1.14- Usar guias para se deslocar.
8.2- DESCONTOS DE TEMPOS (DT)
8.2.1- Os tempos a serem descontados ficam a critério do organizador.
8.2.2- Não usar os equipamentos obrigatórios de segurança nas respectivas modalidades, exceto item 7.1.1.
8.2.3- Abandonar a modalidade sugerida pela organização;
8.2.4- Se deslocar por trechos do percurso não permitidos pela organização;
8.2.5- A equipe com equipamentos faltantes poderá ou não continuar na prova a critério da organização.
8.2.6- Equipes se deslocarem com distâncias superiores a 100 metros entre seus integrantes. Em todos os PCs os integrantes da mesma equipe devem chegar e sair juntos para que seja anotada a sua passagem.
9 - RECURSOS
9.1- Os recursos devem ser apresentados por escrito à organização no prazo máximo de até duas horas após a sua chegada ao final da prova.
10- DIVULGAÇÕES DE IMAGENS E PATROCINADORES
10.1– Todas as imagens da prova poderão ser divulgadas e distribuídas pelo organizador para divulgação da prova nos meios de comunicação de forma visível.
11- DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1 Este regulamento será anualmente avaliado.
11.2 Cada participante da Espinhaço Extremo é um fiscal da mesma, tendo a obrigação de comunicar erros feitos por outras equipes ou em lançamentos, inclusive os de seu próprio resultado.
11.3 As equipes que desistirem deverão avisar à organização, e caso necessário, dar sua posição para resgate.
11.4 Casos omissos serão decididos pela organização.
Restaurantes e Pousadas credenciadas
- Diamante Palace Hotel (Diamantina) -
Contato : Tel: (38) 3531- 1561
email: contato@diamantepalace.com.br
site: www.diamantepalace.com.br
- Pousada do Garimpo (Diamantina)
Contato: Tel:(38) 3532-1040 email: reserva@pousadadogarimpo.com.br Site:http://www.pousadadogarimpo.com.br/
Os momentos que mais nos desafiam nos definem. Coragem, faça tudo valer a pena, venha e transforme-se.
ESPINHAÇO EXTREMO 2017
Largo Dom João
Diamantina, MG
Espinhaço Eco Aventura
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