16 mai - 2022 • 18:30 > 21 jun - 2022 • 21:30
16 mai - 2022 • 18:30 > 21 jun - 2022 • 21:30
CURSO - CULTURA, DIVERSIDADE E EXPRESSÕES SOCIAIS
O Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina promove o curso “Cultura, Diversidade e Expressões Sociais” dirigido a promotores culturais, professores de todos os níveis de ensino, estudantes de graduação e pós-graduação, ativistas de movimentos sociais, artistas, gestores culturais, estudantes e profissionais das artes, educadores formais e informais.
Serão 12 aulas (36 horas) ministradas durante os meses de maio e junho de 2022, de forma presencial, no Rio de Janeiro.
Curso é presencial e gratuito.
Haverá emissão de certificados de participação.
INSCRIÇÕES:
De 8 de abril até 2 de maio aqui na plataforma Sympla e por e-mail.
Resultado da seleção: 6 de maio de 2022, no site www.joaquinherreraflores.org.br.
Início das aulas: 16 de maio de 2022.
CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES
– Análise de currículo e de carta de intenção em que o candidato apresente as motivações para a participação do curso, que deveram ser enviados para ijhf.al@gmail.com.
Haverá análise de critérios identitários: gênero, raça, população indígena, imigrante, condição social, pessoas idosas, com mobilidade reduzida ou com deficiência.
No mínimo 25% das vagas serão destinadas à população com vulnerabilidade social.
– Serão 60 (sessenta) vagas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E METODOLOGIA
Com base em uma proposta interdisciplinar, o programa do curso contempla questões atuais sob o prisma dos direitos humanos na sociedade brasileira e propõe um olhar crítico em diversos temas como:
• Pensamento Crítico e Diversidade Cultural;
• Cultura e Teoria Crítica dos Direitos Humanos;
• Cultura e Movimentos Sociais;
• Cultura e sistema capitalista;
• Cultura e Poder Judiciário;
• Cultura, direitos humanos, memória e Justiça de Transição;
• Diversidade cultural e povos indígenas;
• Cultura e direito das mulheres;
• Cultura e migrações;
• Cultura e combate ao racismo;
• Cultura e Direito à cidade; Diversidade Cultural e Gênero.
Com o objetivo de disponibilizar ferramentas teóricas para a análise crítica da realidade brasileira nos campos cultural, social, jurídico, político e econômico, o curso abordará os conceitos centrais do pensamento crítico em direitos humanos (base teórica) como instrumental de análise dos processos históricos e das experiências significativas (praxis) que interferem na emancipação das camadas vulneráveis da sociedade brasileira, tendo a diversidade cultural como ferramenta chave para esse avanço.
A metodologia incluirá uma apresentação inicial pelos professores da situação problemática, dos quadros teóricos e dos desafios a que cada disciplina pretende responder. Com base nesta problematização, será encorajado o debate em sala de aula, a fim de permitir a construção coletiva do conhecimento.
SOBRE AS AULAS
Os encontros serão presenciais, sendo:
• Horário: das 18:30 às 21:30
• Datas:
16, 17, 23, 24, 30 e 31 de maio de 2022
06, 07, 13, 14, 20, 21 de junho de 2022
• Local: Teatro Casa Grande - Leblon - Rio de Janeiro/RJ.
Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Cultura, Pensamento Crítico e Direitos Humanos - Termo de Fomento 910351/2021
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Afrânio de Melo Franco, 290 Leblon
Rio de Janeiro, RJ
Instituto Joaquin Herrera Flores - América Latina
Em 2017, no Brasil, foi criado o Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina (IJHF-AL), com sede no Rio de Janeiro. Constitui-se como uma associação sem fins lucrativos que reúne um conjunto de docentes e investigadores no âmbito de Direitos Humanos que possuem ampla experiência em diversas áreas temáticas e geográficas, sempre a partir do marco teórico da teoria crítica dos direitos humanos desenvolvida por Joaquín Herrera Flores.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.