Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Curso: Mulheres na História da Fotografia com Adriana Vianna

Eventos para você

Curso: Mulheres na História da Fotografia com Adriana Vianna

23 nov - 2021 • 19:00 > 21 dez - 2021 • 21:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Curso: Mulheres na História da Fotografia com Adriana Vianna

23 nov - 2021 • 19:00 > 21 dez - 2021 • 21:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Descrição do evento

O que você vai aprender?


Base histórica e conceitual para dar consistência ao seu próprio trabalho fotográfico.
Criar seu portfólio.


Sobre o Curso


É com satisfação que podemos dizer que o curso "Mulheres na História da Fotografia" é um dos pioneiros dentro do Brasil na área do protagonismo feminino na História da Fotografia.


A primeira versão, ministrada em março de 2021, foi um sucesso e seu conteúdo foi desdobrado em outros cursos e oficinas durante o ano inteiro, porque a missão dessa pesquisa é colaborar e dar visibilidade ao trabalho das mulheres.


Nessa nova edição estaremos repetindo o conteúdo anterior com nova organização, trazendo novas referências, pois a pesquisa está mais profunda. Continuamos a empreender apreciação nos trabalhos das pioneiras, procurando através da leitura conceitual e estética encontrar as referências culturais e artísticas que nos são apropriadas e, com isso, visamos abrir espaço para encontro e reflexão do estilo próprio de cada participante do curso.


Como sempre, nosso conteúdo transita entre a História da Arte e da Fotografia, e será oferecido uma ampla lista de referências e bibliografia.


Sobre o Programa

 

Temas principais: identidade cultural e fotografia entre documento e arte

Eixos principais: europeu, norte-americano, africano, asiático, latino-americano

Tópicos principais: pictorialismo, Bauhaus, surrealismo, modernismo, pós-modernismo


  • Aula 1 - 23/11 (2h/a) - Fotógrafas pioneiras, dos arquétipos ao protagonismo profissional
  • Aula 2 - 30/11 (2h/a) - Fotógrafas artistas em união entre arte e fotografia
  • Aula 3 - 07/12 (2h/a) - Fotógrafas de rua, de guerra, fotojornalismo e documental
  • Aula 4 - 14/12 (2h/a) - Fotógrafas de estúdio e a poesia dos retratos e dos autorretratos
  • Aula 5 - 21/12 (2h/a) - Mentoria, orientação, produção, curadoria, leitura de portfólio


Sobre a professora


Adriana Vianna escreve regularmente sobre fotografia na página do Resumo Fotográfico onde expõe tendências para filosofia da imagem, curadoria e crítica, com ênfase no universo feminino. Formada com Licenciatura Plena em Artes Visuais, tornou-se Especialista em Filosofia e Arte, e fez estudos em Fenomenologia no Doutorado da Universidade de Filosofia Nova de Lisboa, Portugal. No Rio de Janeiro, trabalhou por sete anos como assistente pessoal do marchand Paulo Fernandes na Galeria Paulo Fernandes. Migrou e vive em Minas Gerais há oito anos onde leciona História da Arte na Rede Estadual de Ensino Público (EM, EJA, ENEN) e particularmente leciona em cursos online sobre Mulheres na História da Fotografia, sendo integrante da Associação Brasileira de Educação à Distância. É criadora e mentora do Grupo de Estudos Imago, e co-criadora e entrevistadora no programa audiovisual Fotofalando. Seus projetos pessoais envolvem a fotografia autoral entre documento e arte, autorretratos e processos artísticos que contornam a poética do tempo e do efêmero. Recentemente participou da Big Bienal Internacional de Guarulhos, Salão de Artes Visuais do Caiacó, Festival de Arte e Fotografia de Vassouras, Festival Internacional Confluências de Artes, Leitura de Portfólio no Festival FFALA, entre outros. 


Principais cursos de sua autoria lecionados online no contexto do protagonismo feminino: 


Principais trabalhos em continuidade 


Para quem é o curso

Esse curso é para pessoas que tenham interesse em História da Arte e Fotografia com ênfase no protagonismo feminino. É para pessoas que querem dar base e consistência aos próprios trabalhos. 

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Adriana Vianna

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.