Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Curso de Escrita Acadêmica

Carregando recomendações...

Curso de Escrita Acadêmica

14 mai - 2022 • 14:00 > 04 jun - 2022 • 17:00

Evento encerrado

Curso de Escrita Acadêmica

14 mai - 2022 • 14:00 > 04 jun - 2022 • 17:00

Evento encerrado

Descrição do evento

A Fundação Ernani Sátyro oferece, em consonância com o art. 3º, inciso III do seu estatuto, que coloca como uma das suas finalidades a promoção de estudos e conferências que visem a cultura e a pesquisa, a primeira edição do Curso de Escrita Acadêmica. 

 

Quando ingressamos em qualquer área acadêmica, é preciso estar preparado para produzir trabalhos em uma linguagem científica. Um trabalho bem escrito leva o pesquisador para um lugar de destaque não apenas no universo acadêmico, já que a relevância de estudos e pesquisas impacta diretamente no cotidiano das pessoas. Apesar da disciplina de metodologia do trabalho científico fazer parte de toda graduação e pós-graduação, é um assunto que desperta dúvidas, angústias, bloqueios criativos e um mundo de possibilidades.

 

O Curso de Escrita Acadêmica promovido pela Fundação Ernani Sátyro (FUNES) tem por objetivos:

 

  1. Ministrar uma formação objetiva onde os participantes possam ter contato com todos os requisitos para a produção e divulgação de um artigo científico que esteja de acordo com as normas técnicas.
  2. Fomentar um debate sobre a importância do planejamento, da estrutura e dos elementos que constituem um projeto de pesquisa.
  3. Apresentar os caminhos para a divulgação científica de trabalhos acadêmicos em universidades do exterior, incentivando o intercâmbio de ideias, trabalhos e propostas a partir de depoimentos e experiências bem sucedidas. 


<!--[endif]-->

O Curso será ministrado em 04 momentos, sempre aos sábados, na parte da tarde. NO ATO DA INSCRIÇÃO, O PARTICIPANTE DEVERÁ MARCAR A OPÇÃO REFERENTE A PARTICIPAÇÃO NO CURSO (PRESENCIAL OU REMOTO), seguindo a programação abaixo:


07 DE MAIO – SÁBADO – 14:00 ÀS 17:00 - A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL

Prof. Dr. Jair Moises (UFCG)

Profa. Dra. Daniela Medeiros (Profa. Secretaria de Educação de Patos - Doutora em Educação pela UFPB)

Prof. Me. Delzymar Dias (Professor EM/ES - Mestrado UFCG)


Realização de uma mesa-redonda sobre a produção científica na atualidade, levando em consideração aspectos como Publicações e Qualis, Ingresso em Pós-Graduações na região, TCC, Dissertação e Tese, além de uma análise com as perspectivas para quem deseja seguir carreira acadêmica no Brasil.  

 

07 DE MAIO – SÁBADO – 14:00 ÀS 16:00 - O PROJETO DE PESQUISA

Prof. Dr. André Gomes Alves (UFCG/UNIFIP)

 

Você vai aprender a estruturar o seu projeto de pesquisa, com um passo a passo para iniciar, desenvolver e concluir o trabalho, levando em consideração o planejamento, a estrutura e os elementos que constituem um bom projeto de pesquisa. 

 

21 DE MAIO – SÁBADO - 14:00 ÀS 17:00 - PRODUÇÃO ACADÊMICA, PUBLICAÇÕES E INTERCÂMBIOS INTERNACIONAIS


Jefferson Felipe (Doutorando em Portugal - Universidade de Coimbra)

Giovanna Formiga (Doutoranda em França - Université Paul Sabatie)

Nádia Farias (Profa. IFRN / Doutoranda UFPB / Diversas publicações)

 

Conversaremos aqui sobre Produção Acadêmica, Publicações e Intercâmbios Internacionais. A ideia é ensinar os caminhos para publicações internacionais, assim como mostrar como as universidades europeias estão recebendo brasileiros para pós-graduações e cursos diversos. Essa parte do curso será ministrada por dois pesquisadores que estudam na Universidade de Coimbra (Portugal) e na Université Paul Sabatier (França) e uma pesquisadora que conseguiu publicar trabalhos em obras acadêmicas de Universidades Africanas.

 

28 DE MAIO – SÁBADO - 13:30 ÀS 17:00 - CONSTRUINDO UM ARTIGO CIENTÍFICO

Profa. Me. Vanessa Érica (UFCG/UNIFIP)

 

A produção de um artigo científico deve obedecer às regras e procedimentos próprios da técnica relacionada à escrita científica. Um artigo bem sistematizado permite que esse conhecimento contribua para o avanço de sua pesquisa, gerando bons resultados para você e para a sociedade. Você vai aprender como produzir um artigo bem estruturado e com todos os elementos necessários a publicação em revistas e eventos, começando pela escolha do tema, passando pela importância de usar a metodologia adequada e chegando à conclusão com os resultados obtidos. 

 

PÚBLICO ALVO

 

Professores, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, produtores culturais e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre a escrita e a divulgação científica. 

 

CERTIFICADOS

 

O Certificado do Curso de Escrita Acadêmica será emitido pela Fundação Ernani Sátyro, com carga horária de 15 horas/aula, destinado a todos inscritos que possuírem frequência mínima de 75% de presença durante as aulas, seja de maneira presencial ou remota. Verifique o preenchimento correto e completo do seu nome completo durante o ato de inscrição na Plataforma Sympla, pois o certificado será emitido com o nome que for indicado pelo participante no momento da inscrição. 

 

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Auditório da Fundação Ernani Sátyro

Rua Coronel Miguel Sátiro, 93 Centro

Patos, PB

Termos e políticas

Sobre o produtor

Fundação Ernani Satyro - FUNES

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.