09 set - 2016 • 13:15 > 04 nov - 2016 • 17:15
09 set - 2016 • 13:15 > 04 nov - 2016 • 17:15
O
estudo das ciências naturais e da matemática é uma criação humana com o propósito
de compreender a natureza de forma mais profunda e descrever suas interações
intrínsecas através de uma linguagem universal. A constituição íntima da
matéria, a origem e evolução do universo, os fenômenos físico-químicos, as
equações do espaço-tempo dentre outros exemplos, compõe essas ciências que a
cada dia aumentam sua vasta área de aplicação.
Fundamentais
no progresso da humanidade como plano de fundo dos avanços tecnológico, essas
imensas áreas do conhecimento tem despertado sentimentos antagônicos nos
indivíduos que se submetem a seu estudo. Todos os anos milhões de jovens fazem
as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), visando entrar em
determinados cursos superiores que poderão proporcionar uma profissão estável e
rentável. No entanto, grande parte destes sentem um verdadeiro temor diante das
provas de física, química e matemática, devido em parte à forma incoerente que
esses conteúdos são ofertados aos estudantes, desvinculando a essência destas
disciplinas do cotidiano dos educandos. Além disso, a gama de conteúdos que
essas disciplinas possuem se contrapõem ao número reduzido de aulas que as
escolas públicas dispõem para contemplar satisfatoriamente os programas
propostos pelo ENEM.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep), em 1998, para ser aplicado anualmente aos alunos concluintes e
aos egressos deste nível de ensino, com o objetivo fundamental de avaliar o
desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o
desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. O
ENEM é a forma mais ampla de acesso dos estudantes ao nível superior e serve como
parâmetro educacional, onde são apresentados os números referentes ao
desempenho dos estudantes em cada município do Brasil.
As
disciplinas de física, química e matemática fazem parte de um amplo currículo
do ensino médio que tem a função de formar um cidadão contemporâneo, atuante e
solidário, com capacidade de compreender, intervir e participar na realidade. Para
isso ser possível, vários obstáculos devem ser superados como a compreensão da
linguagem científica, o domínio da ferramenta matemática, a percepção das ciências
naturais a partir da realidade que envolve os alunos.
Frente a essa realidade, o IFCE – campus Tabuleiro do Norte, traz uma proposta
na modalidade de extensão, com o objetivo de reforçar a aprendizagem dos estudantes
que cursam o Ensino Médio nas escolas públicas do município de Tabuleiro do
Norte para realização da prova do ENEM do corrente ano. O curso de extensão será
centrado em discussões e resoluções de problemas pertencentes às disciplinas de
física, matemática e química. Nesse intuito, serão ministradas aulas de caráter
revisional e⁄ou de aprofundamento nas referidas áreas do ensino, com
características similares as exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
CE-377, km 02, s/n, Laboratório de CLP, Sítio Taperinha
Tabuleiro do Norte, CE
Coordenação de Pesquisa e Extensão
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