16 nov - 2020 • 16:00 > 27 nov - 2020 • 18:00
16 nov - 2020 • 16:00 > 27 nov - 2020 • 18:00
IGHB promove curso on-line sobre a História da Bahia
Interessados em conhecer a história da Bahia já podem se inscrever em curso on-line que será promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. As aulas serão realizadas através da plataforma zoom, de 16 a 27 de novembro, das 16h às 18h, e serão ministradas pelos professores Fabricio Lyrio Santos e Sérgio Guerra Filho (UFRB) e Alfredo Eurico Matta (UNEB).
No primeiro módulo serão abordadas algumas das principais dinâmicas históricas que constituíram a Bahia desde uma capitania do Império Português até se tornar uma província do Império do Brasil, com ênfase para os processos de dominação, resistência, diversidade e protagonismo dos diferentes grupos sociais. “Elegemos como eixo de abordagem os movimentos de rebeldia acontecidos entre o século XVI e as primeiras décadas do XIX para analisarmos a trajetória e a importância desta região no processo de formação do Brasil”, pontuou os professores Fabricio Lyrio e Sergio Guerra Filho.
O módulo II tratará de construir uma compreensão político-econômica da História da Bahia. “Vamos desenvolver coletivamente uma compreensão sobre como, a partir de uma sociedade originalmente composta de povos indígenas, que se somou a presença de colonizadores ibéricos e de escravizados trazidos a força, e outras influências, foi se formando a sociedade colonial senhorial”. Conforme o especialista, essa sociedade se desenvolveu depois, em lutas de classes e de ordens sociais complexas, na direção da atual coletividade hegemonicamente capitalista, com suas relações específicas de racialidade e descriminações. “Tudo isso gerou um país dividido em ao menos dois projetos políticos antagônicos, e em meio ao desenvolvimento de relações intercontinentais presentes desde sempre. Uma discussão histórica da Economia-Política do Estado”, definiu o professor Alfredo Matta.
O investimento é de R$ 100 (cem reais), com carga horária de 40 (quarenta) horas e direito a certificação. A inscrição pode ser feita diretamente no site www.ighb.org.br ou na plataforma de inscrição Sympla.
O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Apenas durante a pandemia tem horário especial de funcionamento: segunda, quarta e sexta, das 13h às 18h e está situado na Piedade (Avenida Joana Angélica, 43).
Módulo I: Movimentos
sociais e resistência na Bahia colonial e provincial
Ministrantes: Sérgio Guerra Filho (UFRB) e Fabricio Lyrio Santos (UFRB)
Programa: Sociedades indígenas e colonização; 1798: transição e crise; A Guerra de Independência: a Bahia e a formação do Brasil; Tensões e acomodações na Bahia imperial; Revoltas escravas.
Módulo II - Elementos
para compreender as Classes e as Lutas de Classes na Bahia
Ministrante: Professor Alfredo Eurico Matta (UNEB)
Programa: Fundamentos metodológicos; Bases para a compreensão da construção econômica e política da Bahia colonial; A construção das regionalidades Baianas; O desenvolvimento do Mercado em Salvador e o Final da Escravidão; As fases da nossas história republicana e o estabelecimento da hegemonia social burguesa na Bahia; Entendendo projetos contemporâneos de Brasil e sus relações com o contexto brasileiro e mundial.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é a entidade cultural mais antiga do Estado, com 126 anos de funcionamento ininterrupto, Possui a maior coleção de jornais e o maior acervo cartográfico do Estado. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Histórico Theodoro Sampaio estão milhares de títulos e imagens à disposição do pesquisador. É o guardião do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde estão os dois principais símbolos da maior festa cívica do país: o Caboclo e a Cabocla.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.