04 abr - 2022 • 19:00 > 25 abr - 2022 • 21:00
04 abr - 2022 • 19:00 > 25 abr - 2022 • 21:00
-CURSO CANCELADO DEVIDO AO NÚMERO BAIXO DE INSCRITOS-
Datas dos encontros: Abril de 2022. Segundas-feiras, das 19h às 21h. Dias 04, 11, 18 e 25/04.
Informações do curso
O curso livre Tebas: a lenda, o homem e a alegoria tem por objetivo discutir o significado da recuperação da voz silenciada do negro arquiteto Joaquim Pinto de Oliveira (1733-1811), apelidado de Tebas pela população paulistana do século XVIII.
Ao dialogar sobre o silenciamento, recentemente rompido, de um personagem fundamental para a produção da maior cidade do país, o público participante mobilizará diferentes campos do conhecimento, ancorados na experiência prática por nós acumulada como habitantes do espaço urbano.
O curso é estruturado no diálogo estre três obras: o romance Tebas, o escravo (Nuto Sant’Anna, 1939), o samba Tebas, o escravo (Geraldo Filme, 1974) e o livro de ensaios Tebas: um negro arquiteto na São Paulo escravocrata (Abilio Ferreira, 2018). Nesse sentido, há um alinhamento mais evidente com o projeto descolonial na proposta de abordagem presente no título do livro de 2018, que suprime o tratamento “escravo”, além de posicionar o termo “negro” antes da profissão exercida pelo personagem. Outras camadas do referido alinhamento estão presentes nos cinco artigos constitutivos do livro, que desconstroem o estereótipo de excepcionalidade e de isolamento com o qual Tebas vinha sendo representado até então.
Professor
Abílio Ferreira
Biografia
Abilio Ferreira é escritor, especialista em Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular pela UNIFESP e mestrando no Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da FFLCH/USP. Organizou o livro Tebas: um negro arquiteto na São Paulo escravocrata (abordagens), lançado em março de 2019, e coordena o Instituto Tebas de Educação e Cultura, bem como o Movimento pela Preservação e Valorização do Sítio Arqueológico dos Aflitos, no bairro paulistano da Liberdade.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Unafro - Universidade Livre Afrobrasileira
A criação da Universidade Livre de Comunicação e Sociologia Afro-Brasileira (UNAFRO) é fruto de uma rede de solidariedade transnacional e interdisciplinar que viram a urgência de fomentar um projeto transformador já iniciado desde os primeiros atos contra a opressão colonial. O projeto nasce da preocupação de como as nossas sociedades são afetadas pelo racismo e discriminação em detrimento da justiça social e garantia de direitos para todos e todas, sobretudo em países do Sul Global.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.