13 nov - 2021 • 14:00 > 14 nov - 2021 • 16:30
13 nov - 2021 • 14:00 > 14 nov - 2021 • 16:30
A Revolução Cubana completou 62 anos. Liderados por Fidel Castro e Ernesto "Che" Guevara, os guerrilheiros da Sierra Maestra protagonizaram um dos momentos mais importantes do século XX, alterando o rumo de todo o continente americano. No entanto, os revolucionários nunca visaram, tão somente, uma mera tomada de poder, mas sim, carregavam consigo todo um projeto de modificação da sociedade. Para tanto, o Cinema era uma peça fundamental na construção daquela nova realidade social, ocupando a centralidade da produção de imagens do novo regime cubano, tocando diretamente no imaginário social. A construção de um novo cinema era vista como fundamental na formação de um "homem novo".
Os filmes cubanos atingiram o status de produto prioritário do Estado e foram produzidos em larga escala, dominando as salas de Cinema em seu próprio país, algo inédito no continente americano, e alcançaram diversas salas ao redor do mundo, circulando também por muitos festivais. Filmes como Lucía, de Humberto Solás, em 1968 e Memórias do Subdesenvolvimento, de Tomás Gutiérrez Alea - filme mais premiado no mundo em 1968 - ganham destaque em festivais internacionais. Feito somente comparável a Morango e Chocolate, do mesmo Alea, que disputou o Oscar em 1993.
O Curso online CINEMA CUBANO: OS FILMES DE REVOLUÇÃO, ministrado pelo historiador e cineasta Alexandre Guilhão, apresentará um panorama social e histórico da formação do Cinema em Cuba. O objetivo é analisar o diálogo da produção cinematográfica com a própria história social e política do país. Serão analisados diversos filmes e os principais diretores, desde a era pré-revolucionária até os filmes mais importantes das décadas de 60, 70, 80 e 90.
Conteúdos
Aula 1
Introdução à história de Cuba e a trajetória da arte cinematográfica na ilha.
Os cinemas silencioso e sonoro antes da Revolução Cubana.
Os primeiros filmes com temática política em Cuba.
A efervescência dos anos 60 e a criação do Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográfica (ICAIC).
A revolução produz suas imagens. Surge o Novo Cinema Cubano (NCC).
O cinema dialético de Tomás Gutiérrez Alea.
A primeira geração de diretores da Revolução: Julio Garcia Espinosa, Humberto Solás, Santiago Alvares e Tomás Gutiérrez Alea.
Aula 2
O cerceamento cultural e as disputas no campo cinematográfico dos anos 70.
As relações do cinema cubano com os outros cinemas do continente.
Os filmes históricos dos anos 70.
Os filmes de Sara Gomes, Jesus Diaz, Sergio Giral e Juan Carlos Tabío.
As disputas em torno de um projeto socialista nos anos 80 e sua influência nos filmes do período.
O cinema no período especial e a crise do socialismo no mundo.
Qual o papel do cineasta?
O Cinema Cubano hoje.
Ministrante: Alexandre Guilhão
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Cine UM - Produtora Cultural
Produtora cultural como mais de 10 anos de atuação na realização de cursos livres de Cinema e Televisão. Desde 2009 a Cine UM já realizou mais de 170 cursos dos mais diversos temas. Conheça mais: www.cinemacineum.blogspot.com.br
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.