30 abr - 2022 • 14:00 > 01 mai - 2022 • 16:30
30 abr - 2022 • 14:00 > 01 mai - 2022 • 16:30
Ao longo de quatro décadas, do início dos anos 1940 ao final dos 70, o diretor de fotografia, técnico de efeitos especiais e cineasta Mario Bava (1914-1980) escreveu, com uma imaginação visual única, o seu nome na história do cinema de horror, e também no cinema popular italiano, do qual foi o mestre maior, desbravando o caminho para uma geração de diretores cultuados, como Dario Argento e Lucio Fulci. Nos últimos anos, graças ao trabalho dedicado de pesquisadores como o norte-americano Tim Lucas, seu principal biógrafo, e a ótimas restaurações que possibilitaram o lançamento de praticamente todos os seus filmes em versões integrais no mercado de vídeo doméstico, a extensa obra de Bava, que inclui mais de 20 longas-metragens somente na função de diretor, começou a receber o reconhecimento que merece pelo mundo, com a publicação de inúmeros estudos críticos, organização de retrospectivas, etc.
Dimensionar a importância e o legado de Mario Bava é uma tarefa hercúlea devido à riqueza e à variedade de sua obra. Afinal, ele codirigiu o primeiro filme de horror do cinema italiano desde a era silenciosa (Os Vampiros), criou as maiores obras-primas do terror gótico italiano, codificou as convenções visuais e o sadismo voyeurístico do giallo, antecipou o slasher, além de ter deixado obras-primas e filmes marcantes em muitos gêneros, como o poliziottesco, a ficção científica e o peplum.
Seu frutífero legado pode ser visto não apenas em inúmeros elogios e citações, mas também nos filmes de famosos cineastas que estão entre seus confessos admiradores: Tim Burton, Joe Dante, Martin Scorsese, Federico Fellini e David Lynch. Sendo assim, hoje, mais do que nunca, é fundamental que todos os interessados e estudiosos da história e crítica não apenas do cinema de gênero como também do cinema de autor, vejam, revejam e compreendam os filmes de Mario Bava, o "Hitchcock da Cinecittà" e um dos monstros incontornáveis da criação cinematográfica.
Objetivos
O Curso online Mario Bava: Maestro do Macabro, ministrado por Fernando Brito, vai apresentar um panorama da vida e da obra do realizador dentro do contexto histórico do cinema popular italiano, e também buscar compreender o estilo visual do diretor, a partir da análise de cenas de seus principais filmes e, por fim, discutir sua enorme influência em outros cineastas.
Ministrante: Fernando Brito
Doutor em Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo, com especialização em romance gótico. Pesquisador e crítico de cinema, tendo colaborado ao longo de sua carreira com diversas publicações, como a "Sci-Fi News Cinema" e o "Jornal do Vídeo". Desde 2001 trabalha como curador na Versátil Home Video, onde idealizou e supervisionou o lançamento de muitos clássicos do cinema. Já ministrou para a Cine UM os cursos “Repensando o Filme Noir” (2021) e “Giallo: Suspense à Italiana” (2021).
Curso online
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Cine UM - Produtora Cultural
Produtora cultural como mais de 10 anos de atuação na realização de cursos livres de Cinema e Televisão. Desde 2009 a Cine UM já realizou mais de 170 cursos dos mais diversos temas. Conheça mais: www.cinemacineum.blogspot.com.br
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.